Facebook
WhatsApp

PROZAC
A depressão moderna é chamada de “mal do século”. Longe de ser nova, a depressão existe desde o surgimento do Homo sapiens, que superou as espécies semelhantes que existiam antes, graças à capacidade de pensar e à própria sapiência.
Uma característica das espécies hominídeas que pensam é a oscilação de humor que processa o aparecimento da depressão, que na maioria dos casos tem momentos de euforia e de profunda tristeza, que a psiquiatria chama de bipolaridade. Um transtorno de comportamento que pode causar males de toda ordem, tanto para a própria pessoa portadora, classificada de bipolar, quanto à sociedade em geral.
Medicamentos modernos prometem a cura da depressão, pelo menos a controla, ainda assim, o depressivo carrega consigo uma carga que muda de controle, dependendo das circunstâncias do seu cotidiano. Quando as ações benéficas ou maléficas não são acionadas externamente, agem a nível de consciência, tornando o depressivo portador de uma agressividade contra si, o que o leva a pensar no fim, através da morte, via suicídio. O suicídio é um processo que não deixa pista ou razão de ter acontecido, valer-se das tentativas para chamar atenção não produz o efeito desejado, porque a tentativa é tida pela sociedade como um grito de socorro. Enfim, a depressão não tem cura definitiva, porque não é doença, não é um mal, trata-se de uma adaptação à vida humana, cujo preço é alto. Apenas quem é depressivo tem condições de dissertar sobre a depressão – uma porta aberta para o inferno!

UBIQUIDADE
Santo Antonio de Pádua tinha a fama de aparecer em dois lugares ao mesmo tempo. Ele morava em Pádua que era governada por uma família perversa, que não temia ninguém a não ser o Antonio, que tinha poder para dominar as massas e criar uma desobediência civil na cidade. Antonio era amigo de Francisco de Assis, quando visitava Assis, deixava sua cidade sem proteção, o que levou os monges do seu convento a criar o mito da ubiquidade.

CASAMENTO
A fama de casamenteiro de Antonio também tem origem em Pádua. O governo da cidade cobrava altas taxas na forma de dote, das moças que queriam casar. Como a maioria era pobre, não tinha dinheiro suficiente para o dote, apelavam para a autoridade de Antonio, que pressionava o governo para baixar o valor do dote.
Antonio conseguia valores menores, ameaçando denunciar o abuso para o Papa. O governo de Pádua não queria que as moças casassem, para que se transformassem em prostitutas e pagassem pedágio aos fiscais. Assim Antonio tornou-se um casamenteiro reconhecido.

IMAGEM
Uma lenda chegou a justificar a fama de Santo Antonio casamenteiro. Uma moça, por três anos consecutivos fez promessa para casar, orando para uma imagem de Santo Antonio. Como não conseguiu, colocou-a de cabeça para baixo dentro de um balde de água, em seguida atirou-a pela janela de casa. Naquele exato momento passava na rua um moço solteiro, que teve a imagem chocada com sua cabeça. Ele apanhou a pequena imagem, bateu na porta da casa e entregou-a para a moça que veio atender. Os dois trocaram olhares e o amor à primeira vista aconteceu. Casaram e tiveram dois meninos: Antonio e Francisco.

VIAÇÃO
Muita gente não viaja de avião por medo de acidente. Permanecer no chão não é garantia de ficar livre. Muitos morrem em terra em quedas aéreas. Existe uma fórmula para viajar de avião sem acidentes. Nunca na história da aviação aconteceram dois acidentes na mesma rota, portanto, viaje em uma rota que já aconteceu um acidente!

MADAME
As mulheres querem igualdade com os homens. Para isso basta descerem um degrau na escada de gêneros. As mulheres estão acima dos homens em todas as condições possíveis, socialmente, profissionalmente, intelectualmente, sexualmente e outros mentes. Se os homens fizerem greve de sexo nada acontecerá, enquanto as mulheres acabarão com a humanidade no mundo, se fecharem as pernas!

ANEL
As palavras casamento e matrimônio não são sinônimas, ainda que o conceito seja igual. Para acontecer um casamento basta a união de duas pessoal, inclusive do mesmo sexo. O matrimônio também exige a união; porém, sempre com pessoas de sexo diferente, porque o objetivo matrimonial é a maternidade (Mater: mãe).

BAIONETA
Quando a guerra do Paraguai estava no fim, com a derrota paraguaia, os generais da Triplice Aliança pediram para D. Pedro II, chefe supremo das forças aliadas, a ordem para a retirada. O imperador não aceitou, porque queria liquidar o general Francisco Solano Lopes, presidente e comandante-em-chefe das forças do Paraguai, porque Solano havia ofendido a honra imperial. A luta continuou com o comando do Conde d´Eu, genro de D. Pedro. Solano Lopes foi perseguido na última batalha, até que um tenente brasileiro, Francisco Lacerda, matou-o com um tiro de fuzil, protegido de apenas 10 soldados paraguaios. O apelido do tenente era Chico Diabo.

TELASOFIA
Ninguém pode passar a vida sem assistir um filme iraniano.

Registrando

ATENÇÃO – MÃO ÚNICA

Desde a segunda-feira, 8, o sentido de direção da Rua Paschoale di Madeo foi alterado. A informação veio do Departamento

ENTRE AMIGOS

Desde sua inauguração, as quadras do Match Point Armazém, espaço anexo ao ‘Quintal’, vêm reunindo amantes do Beach Tênnis e

PRIMEIRO ANINHO

No dia 5 de abril, a psicóloga Ana Clara Ulian Ivok e o advogado Stéfano Vieira comemoraram o primeiro aniversário

NIVER DELES

E as comemorações na família Ivok não param. Amanhã, 13, quem completa idade nova é a vovó Bernadete, e na

LEITURA

O Colégio Visão/Anglo prepara mais uma edição de sua tradicional Feira do Livro. O evento, que todos os anos traz