Facebook
WhatsApp

PHILOS
Existimos! Isso basta! Nessa existência a vida é simples conceito. A felicidade é uma abstração. A humanidade é uma utopia. Os humanos atingiram um estágio superior aos outros animais e se tornaram, segundo eles mesmos, eleitos de divindades, ganhando o privilégio de possuir alma e após a morte, viver em outros planos. Sem base cientifica para comprovar tais conceitos, foram criadas as religiões, que por conta da fé, elegem seus criadores eleitos dos deuses. As religiões são controversas, cada crença tem sua razão que justifica a verdade absoluta de cada pregação. As religiões foram e são causas de guerras e conflitos entre os humanos, em nome da igualdade e da fidelidade. Todos os movimentos religiosos alegam que o objetivo é a felicidade humana. Uma contradição, porque ninguém é feliz de fato; no máximo, alcança um estado de felicidade. Em resposta à indagação: você é feliz? Há um vacilo antes da resposta. Caso a pergunta seja: você está feliz? A resposta é objetiva.

PLATAFORMA
Há os que navegam na internet e os que naufragam. Infelizmente, os náufragos são maioria. As informações superam a capacidade de assimilação dos navegantes e aceitam mentiras como verdades e divulgam tudo indiscriminadamente. Na realidade, o sistema digital chegou muito cedo à humanidade, a atual tecnologia está adiantada meio século. Ainda se diz por aqui: “vou entrar na internet”. Meio difícil é entrar, prefiram acessar!

VOLANTE
Quando os primeiros automóveis importados chegaram ao Brasil não havia os “chaufers” para dirigi-los. A palavra francesa foi aportuguesada para chofer e o delegado de polícia fornecia uma carta para a pessoa dirigir os veículos. Foi assim que surgiu a Carta de Motorista, ainda viva na linguagem popular. O nome do documento atual é Carteira Nacional de Habilitação – CNH, que também não é o correto, porque o documento não é uma carteira, é uma cédula.
Foi no final do século 19, no Rio, que surgiu a expressão “barbeiro” para os motoristas que dirigiam mal pelas ruas. Quando foi legalizada a profissão de motorista, também foi a de barbeiro e a publicação das duas leis tinham a numeração seguida: motorista era a de número 14 e a de barbeiro a 15. As devidas publicações ficavam afixadas em locais públicos. O nome barbeiro ficou até hoje e a prática também. Informalmente deu até verbo: barbeirar!

PARTITURA
A música mais executada do mundo é “Parabéns a Você”. A palavra mais pronunciada, mãe. O nome que mais existe: Moamede. A língua mais falada é o mandarim e a mais escrita é o inglês.

MESTRE
Proporcionalmente à importância, à responsabilidade e à competência, o salário mais baixo do Brasil é o de professor. Com exceção de uns raros PhDs, o professor brasileiro não ganha e nem recebe salário – tem ajuda de custo!

POLITIKÉ
Os partidos políticos brasileiros mal sabem o que é ideologia. São grupamentos de interesses em comum, que buscam na política partidária um meio para alcançar objetivos econômicos honestos ou desonestamente. Os leitores devem observar como eleitores que muitos partidos mudaram de nome devido a processos deles próprios ou de filiados. Na próxima eleição todo cuidado é pouco!

LAICIDADE
O Brasil é um Estado laico e tem feriados nacionais e religiosos, principalmente de uma determinada religião. Seria justo que os feriados de outras datas de outras religiões também fossem observados e decretados.
Em algumas repartições do Estado a gente vê a figura de Cristo na parede. Seria de bom tom que outros líderes religiosos também participassem.

CISMA
Em 1517, o monge Martin Lutero liderou uma reforma na Igreja Católica, mudando o pensamento religioso da Europa. Os seus seguidores se denominaram luteranos e posteriormente dezenas de outros nomes surgiram e atualmente praticam os preceitos bíblicos à sua maneira. O que Lutero mais combateu na época foi a venda de indulgências pela Igreja, ele conseguiu derrubar a velha prática que tanto enchia os cofres do Vaticano ou dos Estados Papais. A frase dele para justificar o fim das indulgências (venda de perdão): assim que entra uma moeda, uma alma sai do purgatório.
A palavra purgatório não está na Bíblia, foi adotada pelos Papas, como forma de ganhar tempo entre o inferno e o céu imediatos. Enquanto o pescador estava no purgatório a negociação com a família era viável. Os pecados tinham uma tabela que variava de acordo com as posses das famílias.

HISTÓRIA
A história não aceita o “SE”, o que foi não pode ser mudado. Assim com a liberdade de comparação, vamos a uma condicional: caso o presidente da Rússia, Vladimir Putin, fosse a Washington para fazer um acordo com o presidente dos EUA, Donald Trump e o filho do Putin seduzisse e raptasse a esposa de Trump, o que aconteceria? Seria uma guerra entre os dois países, mesmo que ela preferisse o Putinzinho. Pois então! Foi isso que aconteceu há quatro mil anos com a Helena da Grécia, imortalizada como Helena de Tróia, depois que Páris, o filho do rei troiano a raptou durante uma reunião em Esparta para selar uma paz permanente. O mardo de Helena, Menelau obrigou o pai a declarar guerra a Troia, que durou mais de dez anos, com a derrota dos troianos, com o caso de cavalo que criou a expressão presente de grego.

Registrando

BASE CAMPEÃ

Pode comemorar, torcedor montealtense. A base de futsal do MAC foi campeã da fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude

PARABÉNS D. ELINÁ

As famílias Camargo e Victório Rodrigues se reuniram no último fim de semana para celebrar o dom da vida da

BODAS DE OURO

O casal Mário Wagner Pavão dos Santos e Maria José Cestari dos Santos “Zeca” completou no sábado, 20, suas Bodas

TEEN KIDS

O último sábado, 20, foi de festa e comemoração para a equipe da Teen Kids. A loja, já renomada e

BODAS DE PRATA

A prefeita Maria Helena Rettondini e seu marido, o secretário de Governo, Carlos Rettondini, abriram um espaço na agenda para