Facebook
WhatsApp

FERIADO
Na última quinta-feira do mês de novembro, nos EUA é comemorado o Dia de Ação de Graças, uma data religiosa típica das religiões surgidas a partir do movimento luterano, em 1517. Em algumas regiões do país é mais comemorada do que o Natal cristão. Como na quinta-feira de Ação de Graças, acontecem as reuniões familiares, metade do país viaja para a confraternização, ficando fora de casa o final de semana todo, inclusive a sexta-feira. Percebendo isso, o comércio resolveu aproveitar o dia com pouco movimento para realizar promoções, chamando-o de Black Friday (sexta-feira negra). O nome foi contestado por algumas organizações negras, mas acabou prevalecendo, racista ou não. Nesse dia, as lojas colocam na mercadoria uma cópia da nota fiscal da indústria, acrescentando ao preço os impostos e as despesas comerciais, cuja soma é o preço final do produto. Não tem desconto, é o preço de custo real. A renovação de estoque é o objetivo.
No Brasil, que imita os EUA em tudo, até no nome original que foi Estados Unidos do Brasil, a Black Friday foi copiada sem a integridade dos ianques, quando muitas lojas aumentam os preços e depois concedem descontos, tanto que alguns criticam chamando-a de black fraude. A véspera, o Dia Nacional de Ação de Graças nem é lembrado, religiosa ou não. Todos devemos agradecer as graças recebidas durante o ano todo.
Falta ao comércio brasileiro, de uma forma geral, mais criatividade. Ao povo, autenticidade.

DIA LONGO
Nos EUA, a Black Friday, tal como diz o nome, é apenas na sexta-feira, no Brasil, que deturpa tudo e inventa muito, existe quem realize o evento por uma semana.
Alguns estabelecimentos ferem o princípio do evento que é o de liquidar o estoque existente, que aceitam encomendas promocionais para depois da data, ou seja, realizarão compras novas para atender a demanda, tudo promocional.

CANHÃO
A Guerra da Sucessão (separação) em 1867 norte-americana colocou o Norte contra o Sul. O norte venceu e o presidente Lincoln foi consagrado tornando-se presidente do País. Vitória aconteceu, segundo os analistas, graças ao General Grant, que viria também a ocupar a Casa Branca depois de Lincoln.
Certa vez, alguns generais foram a Lincoln para pedir que Grant fosse afastado do comando, porque ele bebia muito. O presidente respondeu: “digam-me o que ele bebe, que eu vou beber também, assim conquistarei a liderança e competência dele”.
Grant tornou-se um herói nacional da altura dos fundadores da república.

ESPADA
Mesmo que os espanhóis e portugueses não tenham cometido um genocídio contra os nativos da América, como querem alguns historiadores, receberam o troco à altura dos povos americanos conquistados ou massacrados – foi o tabaco. Os conquistadores europeus levaram a novidade em suas naus, que logo se tornou moda nas casas reais, como medicamento. O fumo matou mais gente no muno do que a população nativa da América foi vitimada pelos colonizadores.

VANTAGEM
A famosa Lei da Vantagem, que o brasileiro pratica com rigor, está presente em todas as atividades, mesmo quando a vantagem é um tiro no pé, como a famosa cola nas escolas. O aluno cola na prova e acredita que está enganando o professor, quando o otário é ele mesmo. No médico também, o paciente coloca a receita do remédio prescrito na bolsa ou no bolso e não compra nem toma. No retorno ele diz que tomou o medicamento pedido. O médico ficará doente por causa disso.
Na roça, quando o produtor de algodão colhia o produto, antes de ensacá-lo dava uma molhada para o peso aumentar. O comprador, que não era burro, ao pesar a pluma dava um desconto no peso por causa da umidade. Ambos se enganavam em nome da esperteza.
Não faz muito, assisti um catador de papelão molhando sua carrocinha para o papel pesar mais, o que realmente ocorre. Porém, ao entregar a carga no depósito de sucata, o dono desconta uma parte no peso em razão da umidade do papelão. Vale o que está escrito sobre o algodão.

BOMBARDO
O rei da Arábia Saudita resolveu dar uma limpada no seu pessoal que herdará o trono. Todos tiveram que prestar contas do que estavam fazendo e foram castigados conforme a falha. Até seus filhos legítimos sofreram consequências, os outros eram filhos de concubinas e estão trabalhando. O primogênito levou seu castigo, teve que ficar confinado no seu iate por um tempo indeterminado, ele havia ganhado o barquinho no seu aniversário, o rei pagou 580 milhões de dólares pelo presente. O laço de fita que embalou o barco não foi somado.

CANELAGEM
Dois irmãos, de Monte Alto, foram em uma moto possante, uma Indian, dar um passeio em Taiaçú, lá pelos anos 60. A estrada era vicinal de terra, na ida foi tudo normal; na volta, quando atravessaram um areal lá na Tabarana, o piloto, que estava conversando com o garupa, notou que o irmão não falava nada. Diminuiu a velocidade, olhou na garupa e não tinha ninguém. Parou, olhou na estrada e viu no meio da areia sentado, gritando, o irmão, que na tração usada no areal foi derrubado da moto. Ele perdeu o irmão na estrada, que resgatado sem ferimentos.

Registrando

ATENÇÃO – MÃO ÚNICA

Desde a segunda-feira, 8, o sentido de direção da Rua Paschoale di Madeo foi alterado. A informação veio do Departamento

ENTRE AMIGOS

Desde sua inauguração, as quadras do Match Point Armazém, espaço anexo ao ‘Quintal’, vêm reunindo amantes do Beach Tênnis e

PRIMEIRO ANINHO

No dia 5 de abril, a psicóloga Ana Clara Ulian Ivok e o advogado Stéfano Vieira comemoraram o primeiro aniversário

NIVER DELES

E as comemorações na família Ivok não param. Amanhã, 13, quem completa idade nova é a vovó Bernadete, e na

LEITURA

O Colégio Visão/Anglo prepara mais uma edição de sua tradicional Feira do Livro. O evento, que todos os anos traz