Histórias de vida

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Somos todos contadores das histórias de nós mesmos. Contamos por meio de palavras, gestos, atitudes e pensamentos. Contamos até mesmo através do silêncio – um olhar, uma expressão, uma postura, uma atitude. Conhecer nossa própria história e também a do outro nos faz encontrar semelhanças onde antes havia somente diferenças ou distâncias. Nossas histórias nos aproximam e nos faz perceber que somos mais parecidos uns com os outros do que imaginávamos.
Cada vida tem sua trajetória e a cada novo dia mais um capítulo é acrescentado aos nossos livros pessoais e intransferíveis. E cabe a cada um buscar conhecer e resolver sua história e seus conflitos.
Nossa história nos presenteia com uma identidade, uma personalidade e nos prepara para aquilo que vamos nos tornar adiante. Conhecendo e entendendo de onde viemos, como vivemos, quem somos e quem são nossos antepassados – quais eram suas prioridades de vida, quais foram as expectativas criadas para nosso desenvolvimento – entendemos melhor nossas ações e reações, nossas habilidades e fragilidades, nossos conceitos e preconceitos e assim por diante.
Assumindo nossa história e conhecendo nossos caminhos até o presente somos também capazes de identificar e modificar situações das quais não gostamos ou que gostaríamos de mudar e também definir por onde iremos continuar.
A história de cada um não se muda nem se troca, não a que já foi vivida. O que se muda é o que vamos fazer com ela daqui em diante, como vamos reagir aos acontecimentos passados e como queremos continuar contando nosso futuro. As histórias mais tristes, menos favorecidas, não são sentenças imutáveis de um futuro comprometido, pois cada pessoa tem dentro de si a capacidade de mudança, de renovação, de aprendizagem e de crescimento infinito.
Alguns enxergam e conseguem aproveitar isto com mais facilidade, outros precisam ser orientados para aprender a olhar e alguns podem levar algum tempo para compreender, com ajuda, todo este emaranhado de fatos que compõem a trajetória da pessoa humana.
E na busca pela compreensão de nossas histórias de vida, muitas vezes encontramos incertezas e vazios e ainda assim a vida segue em frente cheia de possibilidades de preencher estas lacunas através da criação dos vínculos interpessoais e da autorreflexão que nos faz buscar um sentido para tudo isto.

Registrando

ATENÇÃO – MÃO ÚNICA

Desde a segunda-feira, 8, o sentido de direção da Rua Paschoale di Madeo foi alterado. A informação veio do Departamento

ENTRE AMIGOS

Desde sua inauguração, as quadras do Match Point Armazém, espaço anexo ao ‘Quintal’, vêm reunindo amantes do Beach Tênnis e

PRIMEIRO ANINHO

No dia 5 de abril, a psicóloga Ana Clara Ulian Ivok e o advogado Stéfano Vieira comemoraram o primeiro aniversário

NIVER DELES

E as comemorações na família Ivok não param. Amanhã, 13, quem completa idade nova é a vovó Bernadete, e na

LEITURA

O Colégio Visão/Anglo prepara mais uma edição de sua tradicional Feira do Livro. O evento, que todos os anos traz