In Off

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Serra da boa esperança, esperança da serra
Peço permissão ao poeta para a citação do título. Antigamente, lembro-me que todo o dia 7 para o dia 8 de setembro, muitas das pessoas que iam para Distrito de Aparecida do Monte Alto a pé, seja para rezar, pedir ou agradecer a intercessão da Virgem Montesina, faziam o caminho descendo a serra pelos bairros rurais, muitas vezes sob a luz da lua.
Caminhavam com o coração cheio de fé misturada com a beleza das noite enluaradas. Hoje, infelizmente o caminho da serra de outrora foi trocado pelo modernismo das estradas, luzes barulho dos modernos carros e motos. A fé, graça a Deus, continua, mas daquele caminho da serra, da lua, só resta a saudade.

Crescendo na pesquisa
Recente pesquisa aponta um crescimento da religião católica no Brasil. O fato ocorre depois de a mesma pesquisa apontar, nos últimos anos, uma queda vertical da Igreja católica, com a saída de muitos membros, principalmente para as igrejas evangélicas. Hoje, segundo fonte, o número de seguidores da Igreja comandada pelo Papa vem crescendo em ritmo acelerado.

Ligação Importantíssima
Nos anos 80, quando o prefeito de Monte Alto era o saudoso Dr. José Rodrigues, e o Presidente da Associação Comercial, o Roberto Haddad e o vice, o Thiago da Ótica foram até a Prefeitura de Taiúva em uma reunião no gabinete do prefeito Dr. Saulo Ramalho Luz. A finalidade da reunião era abrir a estrada e ligar Monte Alto a Taiúva, porém, a mais difícil missão naquele momento era do Prefeito de Taiúva, que enfrentava enorme resistência por parte de alguns sitiantes que não queriam de maneira alguma que passassem carros dentro de suas propriedades, quanto mais um fluxo de gente estranha.

O Diálogo
Tanto Dr. José, quanto o Roberto, o Thiago e o Dr. Saulo chegaram à seguinte conclusão: Taiúva era e é a cidade mais próxima de Monte Alto, e os beneficiados seriam e são a população das duas cidades, principalmente o comércio da Cidade Sonho. O prefeito de Monte Alto na época argumentou que o governo estadual preferia uma ligação que tivesse uma bifurcação para Taiaçu, já que ajudaria também no escoamento da safra. Enfim, Dr. Saulo disse: “Importante agora é começar, e eu vou fazer”. Dias depois da reunião ele pegou as máquinas e caminhava na frente, derrubando as cercas que separavam dos dois municípios.
Dr. Saulo, médico até hoje, forte nordestino destemido, foi como diria no nordeste um “Prefeito Arretado”. Os dias seguiriam e eles continuaram lutando juntos para interligar as duas cidades.
Hoje Taiúva tem o asfalto até a sua divisa com Monte Alto. E Monte Alto já está asfaltada até Ibitirama. Restam aproximadamente seis quilômetros para unir os dois municípios, e porque não dizer três, já que Taiaçu poderá também ser beneficiada. Sugestão desta coluna: que tal as três Câmaras Municipais, Prefeituras e Associação Comercial se unirem e finalizarem o sonho destes homens que tanto beneficiaria estas cidades? Só para lembrar, a população de Taiúva e de Taiaçu, anda cerca de aproximadamente 30 quilômetros e ainda tem que pagar pedágio para frequentarem o comércio de Jaboticabal. Sendo que de Taiúva para Monte Alto seriam apenas 12 quilômetros, sem pedágio. E de Taiaçu para Monte Alto, pouco mais que isso.
Fica a dica deste jornalista que acompanhou essa reunião histórica junto aos representantes das cidades.

Destaque Profissional
O nosso destaque profissional nesta edição vai para o jovem engenheiro civil, Fabrício Fernandes Belodi, que hoje pertence ao quadro de engenheiros da Prefeitura de Monte Alto e é professor e coordenador do curso de Engenharia Civil do ITES, de Taquaritinga.
Além das aulas normais em classe, o engenheiro/professor Fabrício costuma levar seus alunos a campo para que eles adquiram conhecimento prático, o que é muito importante para a formação dos estudantes. Já na Prefeitura de Monte Alto, após passar em concurso, Fabrício vem desenvolvendo um trabalho ímpar ao lado de seus companheiros.

Gente que lê a gente
Hoje, agradeço assíduo leitor, José Antônio, o Ziza da Farmácia. Ao me encontrar dia desses, ele disse nunca deixar de ler esta coluna.

Recordar é viver
No dia 21 de julho de 1972, uma caravana de Monte Alto, esteve na extinta TV Tupi, entre eles o saudoso Fernando Freire de Andrade “Fernandão”, no programa do apresentador Airton Rodrigues, na foto com o cantor Francisco Petrônio.

Registrando

FLASHBACK

Esta oportunidade é para os amantes das danças que faziam sucesso nos anos 80 e 90. Para os interessados em

CASADOS

Foi tudo como eles queriam, de maneira minimalista, reunindo as pessoas mais importantes de suas vidas, que a Influencer do

DOAÇÃO

A Casa da Amizade do Rotary Club de Monte Alto realizou, nos dias 6 e 7 de março, os cursos

CONVITE

A Mello Engenharia e a Imobiliária Primos convidam você que está em busca da casa própria para conhecer o Jardim

ORAÇÃO E FESTA

A comunidade católica participou das festividades de São José organizadas pela Paróquia do Senhor Bom Jesus, da qual faz parte.