MJADRA

Facebook
WhatsApp

Mjadra ou Mijadra (do árabe: mujadarah) é um prato da culinária persa que consiste em lentilhas, arroz e decorado com fatias fritas de cebola.
Mujaddara é um termo árabe para esburacado uma alusão ao aspecto da preparação onde as lentilhas entre o arroz se assemelha a buracos. A primeira receita registrada de mjadra aparece no Kitab al-Tabikh, um livro de receitas compilado em 1226 por al-Baghdadi, no Iraque, que descreve a receita como sendo arroz, lentilhas e carne, servido desta forma durante celebrações. A receita sem carne era um prato árabe medieval comumente consumido pelos pobres, a fama de ser um derivado do prato de lentilhas que Jacó usou para comprar direito de primogenitura de Esaú. Por causa de sua importância na dieta, um ditado no mundo árabe oriental é: Um homem com fome estaria disposto a vender sua alma para um prato de mjadra. Apesar de ser considerado um prato de origem humilde, trata-se de um dos mais conhecidos da cozinha libanesa ou palestina. Judeus sírios muitas vezes comem este prato duas vezes por semana: consomem quente às quintas-feiras, e frio nas noites de domingos. Além de ser muito consumido por árabes cristãos durante a Quaresma. O consumo desse prato na Pérsia pode ter influenciado a prática dos árabes cristãos no consumo de Mjadra durante a quaresma, pelo simples fato da existência do deus Mitra – o Bom Pastor, o Messias Redentor, a Verdade e a Luz o , já que existe a hipótese de ser o Cristianismo baseado no Mitraísmo, considerando que a vida de Mitra decorreu exatamente como a de Jesus Cristo: tendo nascido no dia 25 de dezembro, de uma virgem; foi adorado por reis magos e pastores; viajou durante a sua vida ensinando e fazendo milagres; teve doze discípulos; celebrou uma última ceia; foi morto e sepultado num túmulo na rocha; e, por fim, ressuscitou no equinócio da primavera (por volta do dia 21 de março), três dias depois de ter sido sepultado e subido ao Céu. O mitraísmo incluía rituais celebrados ao Domingo e sacramentos, celebrando também a Páscoa.

 

Vamos aprender?

Ingredientes:
– 2 xícaras (chá) de arroz lavado e escorrido.
– 1 xícara (chá) de lentilha lavada.
– 2 cebola grande finamente fatiada.
– 2 dentes de alho amassados.
– 3 colheres (sopa) de hortelã picadinha.
– 3 colheres (sopa) de azeite de oliva.
– Sal e pimenta do reino quanto baste.

Preparo:
Colocar as lentilhas para cozinhar em 4 xícaras (chá) de água até ficarem quase macias. Aquecer uma colher de azeite e refogar o alho. Juntar o arroz e refogar normalmente. Acrescentar as lentilhas pré-cozidas juntamente com a água. Adicionar o sal a gosto e cozinhar até que o arroz e a lentilha estejam macios. À parte, aqueça o restante do azeite refogar a cebola até ficar dourada, reserve. Quando o arroz e lentilha estiverem macios e secos, colocar a cebola refogada e a hortelã por cima. Sirva-se quente.

Registrando

ATENÇÃO – MÃO ÚNICA

Desde a segunda-feira, 8, o sentido de direção da Rua Paschoale di Madeo foi alterado. A informação veio do Departamento

ENTRE AMIGOS

Desde sua inauguração, as quadras do Match Point Armazém, espaço anexo ao ‘Quintal’, vêm reunindo amantes do Beach Tênnis e

PRIMEIRO ANINHO

No dia 5 de abril, a psicóloga Ana Clara Ulian Ivok e o advogado Stéfano Vieira comemoraram o primeiro aniversário

NIVER DELES

E as comemorações na família Ivok não param. Amanhã, 13, quem completa idade nova é a vovó Bernadete, e na

LEITURA

O Colégio Visão/Anglo prepara mais uma edição de sua tradicional Feira do Livro. O evento, que todos os anos traz