QUIBE

Facebook
WhatsApp

Quibe ou kibe em árabe kibbeh ou kubbah é um prato típico do Oriente Médio que consiste em um bolinho de massa de triguilho ou semolina recheado com carne (eventualmente substituída por carne de soja), temperada com ervas, que pode ser servido cru, cozido ou frito. O nome deriva de kubbeh que em árabe significa bola. É um prato muito popular e considerado o prato nacional no Líbano, Síria e Iraque. É também comum no norte da África e na Turquia, na península arábica e em parte do Cáucaso como na Armênia. Imigrantes sírio-libaneses oriundos do antigo Império Otomano ifundiram a receita para outras partes do mundo, em especial para a América do Sul. No Brasil, se pode comer quibe em padarias, lanchonetes, restaurantes e bares.
No seu preparo mais comum consiste de uma massa de carne moída e trigo, recheada originalmente com carne de carneiro e ervas. O formato, o tamanho e os ingredientes variam muito nos diferentes tipos de quibes. No Iraque existe um tipo de quibe onde a massa (crosta) é feita de arroz, chamado de kubbat halab. Também no Iraque, outro tipo de quibe é feito com a massa de carne e trigo, no formato arredondado e chato, chamado de kubbat mosul. Finalmente existe um tipo de quibe assírio/iraquiano, onde o quibe é misturado e depois cozidos com tomates e temperos. O quibe com a carne e a mistura de tabule, sem a massa (crosta), pode ser servido cru, chamado de kibbe nayye, típico do Líbano, Síria e Iraque acompanhado do licor de arak. No Líbano, o quibe cru servido num dia, é cozido para ser servido no dia seguinte.
Um acompanhamento tradicional do quibe é o tahine ou a coalhada(labneh).
em armênio: kufteh
em castelhano (América Latina): kipe ou quipe
em inglês: kibbe ou kibbeh
em turco: içli köfte
Quibe ou kubbe cozido em caldo dos curdos
No Curdistão, ou seja, as partes da Turquia, Iraque, Irão e Síria onde vivem os curdos, faz-se um kubbe cozido num caldo, geralmente com um sabor ácido, proveniente de lim. Esta iguaria é também muito popular em Israel, onde foi introduzida por imigrantes judeus do norte do Iraque. A massa pode ser feita com triguilho, com semolina, com uma mistura, ou ainda com farinha de arroz; em Israel, durante a Páscoa Judáica, é feita com farinha de matzo (trigo, cevada, centeio, aveia, espelta). O recheio é tradicionalmente uma mistura de carne de borrego com ervas aromáticas, frutas secas (passas de uva, ameixas ou damascos) e pinhões ou amêndoas partidas em fatias finas ou palitos. O caldo para cozer os kubbes pode ser um caldo de galinha bem aromatizado com sumo de limão e açafrão.

Vamos Aprender?

Delicioso quibe assado e recheado com cebola

Ingredientes:
1 kg de carne moída
1 kg de trigo que deve ficar 1 hora de molho
1 cebola ralada
Sal e pimenta do reino quanto baste
Salsinha e hortelã finamente picados
Recheio
6 cebolas grandes fatiadas finamente
2 colheres de manteiga

Preparo:
Aqueça uma frigideira e frite a cebola na manteiga até murchar, reserve.
Escorra o trigo e coloque todos os ingredientes da massa, misture muito bem até ficar homogêneo, divida em duas partes, coloque metade em um refratário ou assadeira, espalhe a cebola e tampe com o restante do quibe, regue com bastante azeite e coloque algumas pedras de gelo, leve ao forno por, aproximadamente, 30 a 40 minutos ou até estar bem assado, corte ainda na assadeira e sirva com coalhada seca, bom apetite!

Registrando

ATENÇÃO – MÃO ÚNICA

Desde a segunda-feira, 8, o sentido de direção da Rua Paschoale di Madeo foi alterado. A informação veio do Departamento

ENTRE AMIGOS

Desde sua inauguração, as quadras do Match Point Armazém, espaço anexo ao ‘Quintal’, vêm reunindo amantes do Beach Tênnis e

PRIMEIRO ANINHO

No dia 5 de abril, a psicóloga Ana Clara Ulian Ivok e o advogado Stéfano Vieira comemoraram o primeiro aniversário

NIVER DELES

E as comemorações na família Ivok não param. Amanhã, 13, quem completa idade nova é a vovó Bernadete, e na

LEITURA

O Colégio Visão/Anglo prepara mais uma edição de sua tradicional Feira do Livro. O evento, que todos os anos traz