Um Brasil ignorante

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

O título deste semanário não é uma ofensa a minha querida nação que tanto luto por melhores condições educacionais. O Brasil é sim um país ignorante e ocupa o segundo lugar neste quesito. São dados da Ipsos Mori de “Percepção errada da realidade”. O povo brasileiro distorce a realidade em que vive com uma enorme discrepância. Um pergunta básica feita pela pesquisa é “Quantas garotas de 15 a 19 anos você acha que dão à luz no país?” A resposta da população foi de 48%, mas a realidade desta pesquisa é de 6,7%.
O povo brasileiro não conhece a realidade em que ele vive. Não sabe de dados (um exemplo disso é dizer que o país tem 200 milhões de desempregados, sendo que o índice populacional é de 207,7 milhões de habitantes) e muito menos da sua própria realidade. É fácil identificar esta ignorância toda: a falta de leitura. Ora, nossos “hermanos” ocupam a posição de 11° lugar neste ranking, e pelo que se sabe, eles estão bem à frente em relação ao termo leitura. É uma simples comparação desta importância que ela nos proporciona. Se fizéssemos uma pesquisa para ver a quantidade de pessoas que leem jornais nas seções de economia, política e cultura, os dados seriam drásticos. É melhor nem fazer para não passarmos vergonha novamente. Para tudo há uma política no Brasil, mas raramente se vê nos principais meios de comunicação uma política voltada à leitura.
A ignorância começa por ai. Infelizmente não se ganha votos investindo em educação e cultura. O que é mais importante é ignorado. Surge a partir desta “deixa”, a bendita ignorância. Então demos pão e circo. É o que atrai o público e deixa o cidadão feliz. Eles não conhecem a realidade. Para que investir naquilo que não tira sorriso e nem proporciona diversão? Se os poderes públicos tirassem aquilo que os deixam felizes, possivelmente surgiriam as manifestações. Particularmente, nunca vi uma passeata com os dizeres “eu quero mais livro”, “Queremos uma biblioteca“, “Baixem o preço dos livros”, “Mais leitura à população”. É claro que isso é uma utopia, mas nunca será uma ignorância.
O brasileiro não conhece a sua realidade porque não lê. Estão mais fascinados com as novas tecnologias que os deixam mais ignorantes ainda, do que a própria realidade. Coloque duas opções ao povo: um livro e uma senha de “wi-fi”. Qual delas eles escolheriam? Vamos ignorar a resposta por dois motivos; primeiramente iremos passar vergonha; em seguida é porque os dados coletados vão nos deixar mais ignorantes ainda. Apesar de que eles podem ser distorcidos. Nunca se sabe.

Registrando

FLASHBACK

Esta oportunidade é para os amantes das danças que faziam sucesso nos anos 80 e 90. Para os interessados em

CASADOS

Foi tudo como eles queriam, de maneira minimalista, reunindo as pessoas mais importantes de suas vidas, que a Influencer do

DOAÇÃO

A Casa da Amizade do Rotary Club de Monte Alto realizou, nos dias 6 e 7 de março, os cursos

CONVITE

A Mello Engenharia e a Imobiliária Primos convidam você que está em busca da casa própria para conhecer o Jardim

ORAÇÃO E FESTA

A comunidade católica participou das festividades de São José organizadas pela Paróquia do Senhor Bom Jesus, da qual faz parte.