Câmara aprova projeto que institui “Setembro Verde”

Vereadora Maria Helena Rettondini é a autora da propositura, aprovada por unanimidade
Maria Helena, demais vereadores, vice-prefeito Bicudo, diretores e professores da APAE de Monte Alto

 

Com o objetivo de dar visibilidade à inclusão social da pessoa com deficiência, a vereadora Maria Helena Rettondini propôs o Projeto de Lei nº 38/2017 que institui a campanha “Setembro Verde”. O projeto foi discutido e na pauta da sessão ordinária de segunda-feira, 28, foi aprovado por unanimidade.
“No decorrer de setembro serão realizadas ações com a finalidade de estimular a participação social das pessoas com deficiência; conscientizar a família, a sociedade e o Estado sobre a importância social da pessoa com deficiência; promover a informação e difusão dos direitos das pessoas com deficiência; divulgar avanços, conquistas e boas práticas de políticas públicas e identificar desafios para a inclusão social”, diz o texto do Projeto.
Para o desenvolvimento das ações são sugeridas medidas como a realização de palestras e eventos sobre o tema, divulgação de boas práticas de inclusão social da pessoa com deficiência em diversas mídias, realização de encontros comunitários para a disseminação de práticas inclusivas, iluminação ou decoração de espaços com a cor verde, dentre outras.
O mês de setembro foi escolhido para a ação em razão de o dia 21 ser o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência; já, a cor verde, foi escolhida por simbolizar a esperança e o renascimento.
“Entendo ser de suma importância a fixação de um período do ano em que a sociedade se dedicará com mais afinco e entusiasmo a discutir questões relacionadas à inclusão social da pessoa com deficiência, contribuindo fortemente para que possamos alcançar, com maior rapidez, a plena inclusão social. Tal cenário permitirá a essas pessoas participar da construção de uma sociedade mais livre, justa e solidária, em igualdade de condições com os demais cidadãos”, comentou Maria Helena. “O projeto traça apenas alguns apontamentos para a realização e implantação da campanha ‘Setembro Verde’, cabendo ao Poder Público Municipal regulamentar o presente projeto segundo as especificações do município, podendo também, caso haja a necessidade, firmar convênio com os demais órgãos públicos nos âmbitos Estadual e Federal, além da iniciativa privada”, complementa. Finalizando sua fala, a vereadora ainda destacou o trabalho pela APAE na cidade, juntamente com os seus voluntários.

 

 

Registrando

FLASHBACK

Esta oportunidade é para os amantes das danças que faziam sucesso nos anos 80 e 90. Para os interessados em

CASADOS

Foi tudo como eles queriam, de maneira minimalista, reunindo as pessoas mais importantes de suas vidas, que a Influencer do

DOAÇÃO

A Casa da Amizade do Rotary Club de Monte Alto realizou, nos dias 6 e 7 de março, os cursos

CONVITE

A Mello Engenharia e a Imobiliária Primos convidam você que está em busca da casa própria para conhecer o Jardim

ORAÇÃO E FESTA

A comunidade católica participou das festividades de São José organizadas pela Paróquia do Senhor Bom Jesus, da qual faz parte.