Prefeitura de Cândido Rodrigues, Fernando Prestes, Monte Alto, Pirangi e Vista Alegre do Alto coordenaram os trabalhos

Comitiva montealtense presente no evento que aconteceu na Usina Nardini

Tendo como tema “O papel do educador na formação do cidadão sustentável”, aconteceu na manhã de quarta-feira, 31 de janeiro, no Centro de Eventos da Usina Nardini, em Vista Alegre do Alto, o I Diálogo Intermunicipal de Educação Ambiental. A comissão organizadora responsável pela realização do evento era composta por representantes das prefeituras de Cândido Rodrigues, Fernando Prestes, Monte Alto, Pirangi e Vista Alegre do Alto.
De Monte Alto, interlocutor e suplente do Programa Município Verde Azul, Tadeu Veronezi Nunes e Raphael Surano Bertolli, fizeram parte da Comissão Organizadora e recepcionaram os educadores; também estiveram presentes membros da Secretaria Municipal de Educação e o presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Júlio César David Pereira.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo, através da Coordenadoria de Educação Ambiental, realizou uma palestra sobre a educação ambiental e sustentabilidade na educação escolar com o Especialista Ambiental, Rodrigo Machado. Já os responsáveis pela Diretoria de Ensino Regional de Taquaritinga, Laís Helena Martinelli, Rogério Tadeu Fernandes e Rozemeire Rodrigues, discutiram sobre as estratégias interdisciplinares para promover a educação ambiental nas escolas. Dando sequência, foram abordados projetos para a prática da educação ambiental em sala de aula, com a professora especialista em gestão urbana, Sheila Moraes Raszl. Encerrando, os palestrantes participaram de mediação com o público presente, em grande parte de educadores da rede pública.
Colaborando com a realização do Diálogo, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral de Monte Alto e Jaboticabal, com os colaboradores Ademar José de Souza Júnior e Roberto Savério de Souza Costa, apresentaram o funcionamento da fossa séptica biodigestor, o simulador que demonstra a importância do processo de infiltração da água no lençol freático e os fatores que ocasionam o processo erosivo do solo. Thiago Cameron, representante da Mazzucca Ambiental, esteve também presente com a unidade móvel reciclador de lâmpadas. A van equipada visita municípios do interior paulista separando, das lâmpadas queimadas e substituídas, o vidro e alumínio do mercúrio, contaminante do meio ambiente.