Filme “João, o maestro” tem figurinos de Tica Bertani

Montealtense foi chamada para trabalhar no filme pelo produtor Rômulo Marinho Jr.
Maestro João Carlos Martins e montealtense Tica Bertani acompanham gravação de importante cena do filme na Sala São Paulo (Foto: Fernando Mucci)

“João, o Maestro” chegou às salas de cinema de todo o Brasil ontem, 17, com roteiro e direção de Mauro Lima e produção da LC Barreto/Filmes do Equador. O filme conta a história do maestro João Carlos Martins. No elenco, atores como Alexandre Nero, Rodrigo Pandolfo, Caco Ciocler, Alinne Moraes e Fernanda Nobre. Com coprodução da Globo Filmes, RioFilme e Canal Brasil, o longa-metragem tem orçamento geral de R$ 9.107.284,13 milhões e foi rodado em São Paulo, Montevidéu e Nova York. A distribuição é da Sony Pictures.
“A história de um homem obstinado pela música. Com problemas de saúde na infância, João Carlos Martins vê sua vida se transformar quando descobre o dom para o piano. Ainda jovem e já uma das grandes promessas da música erudita mundial, sofre um acidente que interrompe momentaneamente sua carreira. E é assim durante toda a vida: uma luta para que as limitações físicas não o impeçam de seguir sua vocação. Mas o maestro é persistente, e não desiste nunca”, diz a sinopse.

Ao lado de Aline Moraes, Alexandre Nero, e equipe de gravação, Tica acerta detalhes da cena com o diretor Mauro Lima (Foto: Fernando Mucci)

TALENTO LOCAL – Convidada pelo produtor Rômulo Marinho Jr. para o projeto, a montealtense Patrícia Bertani, “Tica”, é responsável pelo figurino do filme e conta que a criação foi seu trabalho mais desafiador, tanto por ser um longa-metragem cuja história se passa nos anos 50, 60, 70, 90 e 2000 quanto pela importância do personagem para a cultura brasileira. “Sempre fui apaixonada pela história de superação do João Carlos Martins. Então, desde o começo sabia da enorme responsabilidade que teria pela frente neste filme, que foi também o meu primeiro projeto de época. Tive acesso a todo o material pessoal do maestro, como álbuns de fotografias dele desde pequeno, o que ajudou bastante”, conta Tica, que tem no currículo filmes como “O cheiro do ralo”, as séries, “Sessão de Terapia” e “O Negócio”, além de diferentes trabalhos ligados à moda.
A partir da ideia criada em conjunto com o diretor de arte Claudio Amaral Peixoto, Tica optou por deixar os figurinos neutros para os personagens masculinos e a cor sobressair nos figurinos das mulheres importantes em sua vida. “Ele sempre foi guiado pela paixão: primeiro pelo piano, e depois pelas mulheres, e queríamos destacar essa parte galanteadora. A gente foi bem fiel ao estilo dele, mas também queríamos evidenciar logo em que década estávamos sem deixar os personagens caricatos”, descreve Tica, acrescentando os outros desafios que teve no longa: “Teve dia em que a gente estava filmando um concerto nos anos 70, com uma quantidade grande de figurantes, e depois tinha que mudar correndo os figurinos porque era hora de filmar um concerto já nos anos 90. Foi uma gincana!”, finaliza.

PALAVRA DO MESTRE – “Tica, minha querida, não me esqueço do dia em que vi o figurino que você tinha organizado. Foi a primeira emoção que tive antes das gravações, você é uma figurinista fantástica e, com certeza, terá grande contribuição para o sucesso deste filme”, comentou o maestro João Carlos.
TRAJETÓRIA – A filha caçula do casal Dorival e Elza Bertani, Tica, iniciou sua carreira profissional trabalhando com moda. “Comecei a minha história com moda, na Revista da MTV em 2000. De lá, passei a trabalhar com uma figurinista de São Paulo responsável pelo look de várias celebridades; junto com ela, fiz meu primeiro longa, “Cheiro do Ralo”, com Selton Melo. A partir daí, passei a assinar as criações sozinha e fiz a minissérie “Sessão de Terapia” do GNT, o filme “Zoon”, com o ator mexicano Gael Garcia Bernal, a série “O Negócio” da HBO, o filme “Carrossel”, dentre outros”, comenta Tica, mais uma montealtense que brilha com seu talento e profissionalismo.

Registrando

ATENÇÃO – MÃO ÚNICA

Desde a segunda-feira, 8, o sentido de direção da Rua Paschoale di Madeo foi alterado. A informação veio do Departamento

ENTRE AMIGOS

Desde sua inauguração, as quadras do Match Point Armazém, espaço anexo ao ‘Quintal’, vêm reunindo amantes do Beach Tênnis e

PRIMEIRO ANINHO

No dia 5 de abril, a psicóloga Ana Clara Ulian Ivok e o advogado Stéfano Vieira comemoraram o primeiro aniversário

NIVER DELES

E as comemorações na família Ivok não param. Amanhã, 13, quem completa idade nova é a vovó Bernadete, e na

LEITURA

O Colégio Visão/Anglo prepara mais uma edição de sua tradicional Feira do Livro. O evento, que todos os anos traz