Jovens conhecem exemplo de inovação em plantações

Plantio direto e irrigação por gotejamento é a receita do sucesso no sítio de Adão Comin; colheita gera em torno de duas mil caixas de tomate
Alunos do Jovem Aprendiz Rural conhecendo a plantação de Adão Comin

 

Os alunos do Programa de Aprendizagem Rural – Jovem Agricultor do Futuro tiveram a oportunidade, na tarde de segunda-feira, 14, de conhecer a propriedade rural do agricultor Adão do Carmo Jesus Comin, localizada no bairro Areias.
Produtor de tomate, o montealtense é exemplo de inovação e responsabilidade com o meio ambiente, enquanto produz a fruta. O sistema de cultivo utilizado é o plantio direto e irrigação por gotejamento, ambos contribuindo de maneira significativa para preservação ambiental pelo uso racional da água e conservação do solo.
Os jovens estiveram acompanhados da instrutora técnica a engenheira agrônoma Eloiza Seixas, do instrutor pedagógico Cláudio Ricardo Benhossi e do interlocutor do Programa Município Verde Azul, Tadeu Nunes.
Com o sistema de irrigação por gotejamento, a água percorre por todo o campo e molha as mudas de tomate, tornando o terreno úmido apenas o suficiente para o crescimento das mesmas. A quantidade de água é controlada e a irrigação acontece em dias alternados, por apenas 30 minutos. Segundo Adão, o excesso de água não apenas aumenta o custo de produção, como permite maior incidência de doenças. “Este cálculo foi encontrado após muito estudo, fazendo o acompanhamento da terra”, disse. Este monitoramento de umidade do solo é feito por meio de tensiômetro, instalado em parceria com o professor Dr. Luiz Fabiano Palaretti, da Unesp de Jaboticabal.
Com o estudo e a obtenção da quantidade de água necessária para o cultivo de tomate, os custos despencaram. O agricultor disse que hoje utiliza, em quatro ou cinco dias, a quantidade de água antes utilizada em apenas um. No local, a colheita gera em torno de duas mil caixas de tomate, das quais, grande parte vai para a Central de Alimentos.
Quando questionado sobre defensivos necessários, o agricultor disse que os produtos são constantemente aperfeiçoados com o objetivo de diminuir o período de carência, intervalo de tempo entre a última aplicação do defensivo e a colheita e comercialização. Após esse período, o produto não apresenta riscos à saúde, podendo ser consumido.

 

 

Registrando

ATENÇÃO – MÃO ÚNICA

Desde a segunda-feira, 8, o sentido de direção da Rua Paschoale di Madeo foi alterado. A informação veio do Departamento

ENTRE AMIGOS

Desde sua inauguração, as quadras do Match Point Armazém, espaço anexo ao ‘Quintal’, vêm reunindo amantes do Beach Tênnis e

PRIMEIRO ANINHO

No dia 5 de abril, a psicóloga Ana Clara Ulian Ivok e o advogado Stéfano Vieira comemoraram o primeiro aniversário

NIVER DELES

E as comemorações na família Ivok não param. Amanhã, 13, quem completa idade nova é a vovó Bernadete, e na

LEITURA

O Colégio Visão/Anglo prepara mais uma edição de sua tradicional Feira do Livro. O evento, que todos os anos traz