Monte Alto é aprovado como Município de Interesse Turístico

Verbas e prioridade em programas e convênios são algumas das vantagens conquistadas pela cidade; indicação foi do Deputado Luiz Carlos Gondim
Equipe do Conselho Municipal de Turismo que acompanhou, pela internet, a votação na Assembleia Legislativa

 

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou na terça-feira, 9, um projeto de autoria dos 94 deputados, que torna 14 cidades do Estado de São Paulo como Municípios de Interesse Turístico. Monte Alto faz parte desse grupo, além de Brodowski, Rifaina, Rubineia, Sabino, Pedreira, Jundiaí, Espírito Santo do Pinhal, Tatuí, Piedade, Tapiraí, Santa Isabel, Martinópolis e Buritama. Dessa forma, cada cidade receberá cerca de R$ 650 mil por ano para investimento no turismo local, visando atrair uma quantidade maior de turistas. A indicação foi do Deputado Luiz Carlos Gondim.
“As vantagens desse ato para o futuro da nossa comunidade são muitas”, afirma o prefeito João Paulo Rodrigues, que acompanhou a votação ao vivo, pelo site da Assembleia. “Temos a expectativa de receber verbas para a aplicação na cidade e de ter prioridade em programas e convênios dos Governos”, acrescenta.
O deputado Gondim acredita que os repasses de recursos para o município de Monte Alto irão gerar “obras de melhorias e modernização dos atrativos e de infraestrutura das cidades, além de gerar empregos e turismo”.
Para ser de interesse turístico a cidade deve seguir alguns critérios como oferecer infraestrutura básica para atender o visitante. “Isso inclui sistema de transporte, serviço médico de emergência, meios de hospedagem e restaurantes”, explica o Diretor de Turismo de Monte Alto, Rogério Menani. “É exigido ainda um Conselho Municipal de Turismo firmado, além de ter potencial para atrair visitantes”, complementa.
O próximo passo nesse caminho agora é a sanção pelo Governado Geraldo Alckmin, que tem o prazo de 15 dias para assinar e promulgar a Lei 258/2017.
MAIS – Assim como o prefeito João Paulo, muita gente esteve acompanhando a votação ao vivo na internet, no site da Assembleia Legislativa. Inclusive a equipe do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), que estava reunida numa das salas do Paço Municipal. “Realmente essa é uma vitória para Monte Alto, que pode alavancar a atividade econômica da cidade, gerando empregos e trazendo movimento para o nosso comércio”, considerou Florindo Fonseca, presidente do COMTUR. Tanto o prefeito quanto outros atores do processo do Município de Interesse Turístico lembraram o papel da ex-prefeita Silvia Meira nessa caminhada. “Temos que lembrar também dos ex-secretários de Turismo Júlio Zacarin Neto, Fátima Raposo do Amaral Neto e o vereador Thiago Cetroni, entre outros que coordenaram esforços para essa conquista”, lembra Rogério Menani. “Tem muito mais gente que, ao longo das outras administrações, trabalham para o turismo da cidade. Nesse momento é hora de render homenagens a todos pelo trabalho e esforço”, disse.

Registrando

BASE CAMPEÃ

Pode comemorar, torcedor montealtense. A base de futsal do MAC foi campeã da fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude

PARABÉNS D. ELINÁ

As famílias Camargo e Victório Rodrigues se reuniram no último fim de semana para celebrar o dom da vida da

BODAS DE OURO

O casal Mário Wagner Pavão dos Santos e Maria José Cestari dos Santos “Zeca” completou no sábado, 20, suas Bodas

TEEN KIDS

O último sábado, 20, foi de festa e comemoração para a equipe da Teen Kids. A loja, já renomada e

BODAS DE PRATA

A prefeita Maria Helena Rettondini e seu marido, o secretário de Governo, Carlos Rettondini, abriram um espaço na agenda para