Museu de Paleontologia é tema de trabalhos em congresso nacional

Reestruturação curatorial e expositiva realizada no Museu foi um dos temas apresentados em evento na Universidade Federal de Uberlândia

 

As atividades realizadas pelo Museu de Paleontologia de Monte Alto vão além da conservação dos fósseis e da exibição das peças aos visitantes. Mais do que os constantes programas voltados para ação educativa e extensão ao público em geral, as escavações e a pesquisa científica não param dentro das paredes do museu – e este trabalho tem rendido bons frutos.
Entre os dias 21 e 25 de outubro, a coordenadora do Museu, Sandra Tavares, esteve na Universidade Federal de Uberlândia (Minas Gerais), onde participou do XXVI Congresso Brasileiro de Paleontologia, evento científico nacional mais importante sobre o tema. Também marcaram presença no evento os paleontólogos montealtenses Fabiano Vidoi Iori e Thiago Schneider Fachini, apresentando trabalhos com fósseis do acervo local.
Na ocasião, foram exibidos trabalhos com diversos temas, dentre eles a reestruturação curatorial e expositiva realizada no Museu de Paleontologia entre os anos de 2016 e 2018, possibilitando a solução de problemas de umidade, iluminação e acessibilidade. Ainda foram motivo de estudo as três oficinas criativas oferecidas ao público infantil em julho deste ano, durante o evento intitulado “Museus em Festa”, como possibilidade e estratégia de educação não-formal no campo da Paleontologia e das Geociências, enfatizando o lúdico e a criatividade.
Também foi apresentado um trabalho que descreve os novos fósseis de dinossauros e crocodilos, encontrados pelo ciclista André Giacherini em 2017, em uma trilha de Monte Alto. Outros dois temas expostos foram a ocorrência de fósseis de um crocodilo da família Baurusuchidae, em Fernando Prestes, e a descrição do hábito de vida gregário, ou seja, de viverem juntos, na época do Cretáceo Brasileiro, do crocodilo Montealtosuchus, que leva o nome em homenagem a nossa cidade.

Registrando

FLASHBACK

Esta oportunidade é para os amantes das danças que faziam sucesso nos anos 80 e 90. Para os interessados em

CASADOS

Foi tudo como eles queriam, de maneira minimalista, reunindo as pessoas mais importantes de suas vidas, que a Influencer do

DOAÇÃO

A Casa da Amizade do Rotary Club de Monte Alto realizou, nos dias 6 e 7 de março, os cursos

CONVITE

A Mello Engenharia e a Imobiliária Primos convidam você que está em busca da casa própria para conhecer o Jardim

ORAÇÃO E FESTA

A comunidade católica participou das festividades de São José organizadas pela Paróquia do Senhor Bom Jesus, da qual faz parte.