“O amigo do homem”

Facebook
WhatsApp

Amigo se guarda no peito. Não esquecemos seus nome e o temos no coração. Por isso ele é chamado de joia: “meu amigo (a) é uma joia rara”.
E o que é amizade? Amizade é o sentimento de afeição que aproxima as pessoas. Pelas pessoas temos estima e amor. Ser amigos é ser companheiro, é ser apreciador e dar atenção desdobrada à pessoa onde a ela se liga laços de amizade.
Estou falando do ser humano, o ser que Deus colocou no mundo para servir a humanidade. Tudo certinho até aqui.
Hoje quero falar do ser animal, animal irracional, se assim possamos chama-lo. Quero falar de uma cachorra que desde pequena mora com uma família ali no sítio ao redor de nossa cidade.
Constituída de quatro pessoas: mãe, pai e dois filhos maiores de idade, esta família é muito unida, como também unida é a vida de Penélope que faz companhia a eles. Ela chama a atenção de todos que por ali também residem.
De porte médio, dócil, amiga, ela toma conta da família que a trata muito bem.
Certa vez, enquanto capinava a roça, os filhos João e Miguel notaram uma movimentação estranha e um barulho diferente. Não muito distante estava a Penélope com passos curtos e pulinhos altos, ela se movimentava como se estivesse perto de alguém. Os filhos de D. Maria e Sr. Manoel logo se aproximaram. Penélope como uma leoa, avançava em duas cobras jararacas que vinham em direção aos roceiros. Raivosa e impaciente, latia e pulava sobre elas que se movimentavam bruscamente.
Querendo salvar João e Miguel, Penélope as mordia até sangrar. Como uma babá que cuida do pimpolho, a cachorra trancava o caminho até eles. Feridas, machucadas, as cobras iam perdendo as forças.
Penélope estava exausta. Os jovens corriam de lá para cá e de cá para lá para retirá-la do local. Prenderam então em uma rede – as cobras já não eram mais valentes. Ufa! Que sufoco!
Socorrem Penélope levando-a para casa. Ela estava machucada, sangrava muito e seu rosto (cara) estava bem inchada. Mais que depressa a levam ao veterinário, ali no começo da primeira rua do vilarejo. Enquanto isso Sr. Manoel trancafia as cobras para levar à cidade: para alguma coisa elas serviam.
Penélope fica oito dias no Hospital Veterinário, mas morreu, seu dever estava cumprido. Ela foi a grande amiga de João e Miguel, a maior amiga que os dois homens poderiam ter. E a tristeza toma conta da família.
Pois é: o homem, a mulher, podem estar num palacete ou debaixo da ponte. O cão tem fidelidade impressionante com seu dono, defende-os por amor. E tem gente que abandona seu cão. Ele ou ela dão a vida pelos donos seus.
Capturadas as cobras, Sr. Manoel as leva para o Instituto – servirão para salvar vidas com seu veneno.
Impressionante esta passagem (sabemos de tantas) – Penélope foi uma heroína.
Acreditem: o cão é o melhor amigo do Homem. Assim como Penélope, Princesa e Ritler, Julius e Eigran, outros cães nossos amigos, fizeram a fazem parte de nossa família.
A família do Sr. Manoel e D. Maria, de Miguel e João, terão outros cachorros em sua casa. E… Penélope será o nome de uma que terão, fazendo homenagem àquela, que por sua bravura e amor, salvou João e Miguel.
Que delícia ter cães em casa! E como são felizes a Princesa e o Ritler! Que São Franciso de Assis proteja todos os animais desta Terra que amamos tanto!

Registrando

VISITA

Monte Alto recebeu uma visita especial no último fim de semana. 28 membros de uma colônia japonesa da cidade de

CHEIA DE CHARME

Hoje, 3, é dia de festa na casa da advogada Camila Cavarzere Durigan e do empresário Wanderson Boer. A filha

PREPARANDO

A 143ª Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus, conhecida como a “Festa onde os Amigos se encontram”, começa a

NA SUÍÇA

Pela 2E Ligue, da Suíça – considerada uma das vitrines para os principais times do país –, o F.C Bosna

NA AGRISHOW

Por mais um ano, a FBB, empresa que tem forte participação nos mercados de Fundição e Agrícola, está presente na