ALIGOT

Facebook
WhatsApp

Se no purê de batata convencional o importante é a leveza e a cremosidade, no aligot o que conta é a elasticidade. É um clássico francês, típico da região dos Alpes. Apesar da simplicidade da receita (trata-se de um purê de batatas acrescido de queijos), não é fácil encontrar o prato nos cardápios. O resultado é a textura parecida com a de um chiclete. Pode ser esticado em manobras com duas colheres sem cair no chão, com alguma habilidade e sorte, claro. Apesar de ser uma receita quase trivial, podemos dizer que o aligot é uma raridade. Infelizmente poucos restaurantes se dedicam a fazer. Na França mesmo não é um prato fácil de achar, um prato muito tradicional da região em que nasceu: nos Monts d’Aubrac, entre Cantal e Aveyron.
A receita clássica incorpora o queijo tipo laguiole ou o tomme de cantal ao purê de batatas. Na versão brasileira, assinada pelo chef Atala, queijo minas padrão e gruyère são combinados para obter a textura ideal. A chef Carla Pernambuco também criou uma versão tupiniquim da receita: o aligot de mandioca, utilizando queijo gouda ou ementhal, ela prepara o “chicletinho” de mandioca, o aligot pode ser um acompanhamento, mas a receita clássica francesa é de um prato de transição. Nem doce nem salgado, o aligot é servido logo antes da sobremesa. Mais uma tradição francesa aí, anteceder os doces com um bocado de queijo.

Vamos Aprender?

Ingredientes:
1 kg de batatas (de preferência a batata Asterix que contem menos água).
100g de manteiga.
2 dentes de alho finamente picados.
600g de queijo em lâminas (ementhal, gruyere, gouda).
100 ml de creme de leite fresco.
Sal e pimenta do reino quanto baste.

Preparo:
Cozinhe as batatas e amasse-as ainda quentes, leve o purê a uma panela de fundo espesso em fogo brando, mexa com uma colher de pau, fazendo movimentos formando o número oito e acrescente aos poucos a manteiga. Retire a panela do fogo e adicione o alho, o sal e finalmente vá acrescentando as lâminas de queijo. Esta operação deve ser feita em banho-maria, ou voltando a panela de tempos em tempos ao fogo brando, para o calor não ficar muito forte, sempre trabalhando a colher em movimento do oito e levantando a colher para esticar o queijo. Quando levantado o queijo deve formar filamentos longos. Uma vez incorporado o queijo, adicione o creme de leite fresco e continue mexendo com o mesmo movimento, durante uns dez minutos. Sirva quente. Bom apetite.

Registrando

VISITA

Monte Alto recebeu uma visita especial no último fim de semana. 28 membros de uma colônia japonesa da cidade de

CHEIA DE CHARME

Hoje, 3, é dia de festa na casa da advogada Camila Cavarzere Durigan e do empresário Wanderson Boer. A filha

PREPARANDO

A 143ª Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus, conhecida como a “Festa onde os Amigos se encontram”, começa a

NA SUÍÇA

Pela 2E Ligue, da Suíça – considerada uma das vitrines para os principais times do país –, o F.C Bosna

NA AGRISHOW

Por mais um ano, a FBB, empresa que tem forte participação nos mercados de Fundição e Agrícola, está presente na