Autoridades fazem apelo para que a população não alimente os pombos

As aves podem ser vetores de doenças e passaram a povoar janelas de hospital

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, juntamente com gestores da Santa Casa de Monte Alto, trouxeram um importante apelo à população: não alimentar os pombos.

“Isso porque, na praça próxima ao hospital, há concentração desses animais, que passaram a povoar as janelas dos quartos, sendo um motivo de preocupação com a saúde já debilitada daqueles que ali temporariamente se encontram”, comentou o secretário da pasta, Fábio Nascibem.

A preocupação se dá porque os pombos podem ser vetores de doenças que podem levar à morte. Um exemplo é a criptococose, causada por fungos presentes em suas fezes. Dessa forma, a superpopulação dessas aves pode ocasionar problemas para a saúde pública. Além disso, suas fezes também contribuem com a sujeira em praças e ruas.

Outro fator é que, quando alimentados excessivamente, os pombos tornam-se dependentes dos seres humanos, além de tornarem-se obesos e passarem a viver menos.

Técnicos do Meio Ambiente e da Vigilância Sanitária argumentam que não alimentar os pombos não representa um ato de maus tratos, mas uma preocupação com o bem-estar da população.

“Ao não serem alimentadas, eles irão buscar alimentos e moradia em matas e outras áreas preservadas ambientalmente, sendo melhor tanto para os animais como para os montealtenses”, finaliza Fábio.

Registrando

BASE CAMPEÃ

Pode comemorar, torcedor montealtense. A base de futsal do MAC foi campeã da fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude

PARABÉNS D. ELINÁ

As famílias Camargo e Victório Rodrigues se reuniram no último fim de semana para celebrar o dom da vida da

BODAS DE OURO

O casal Mário Wagner Pavão dos Santos e Maria José Cestari dos Santos “Zeca” completou no sábado, 20, suas Bodas

TEEN KIDS

O último sábado, 20, foi de festa e comemoração para a equipe da Teen Kids. A loja, já renomada e

BODAS DE PRATA

A prefeita Maria Helena Rettondini e seu marido, o secretário de Governo, Carlos Rettondini, abriram um espaço na agenda para