Cinema de Monte Alto completa 21 anos de funcionamento

Celso Quadros relata sobre a experiência e a história do cinema no município

O Cinema de Monte Alto completa, no mês de junho, 21 anos desde a sua reabertura, nos anos 2000. De lá para cá, o cinema tem sido cenário para a construção de muitas histórias. Em um bate-papo com O Imparcial, Benedito Celso Quadros (foto) conta sobre a história do Cine Monte Alto enquanto responsável e sua evolução conforme o passar dos anos.
O Imparcial: Há quanto tempo você é o responsável pelo Cinema em Monte Alto?
Celso: Desde junho de 2000 estou à frente do cinema, ou seja: desde a sua reabertura.

O Imparcial: Particularmente, como você avalia todos esses anos de Cine Municipal até os dias mais atuais?

Celso: Eu avalio esse período como um maravilhoso aprendizado, com o qual eu tive o privilégio de crescer muito como pessoa conhecendo o mundo do cinema e todos os seus mecanismos, desde a elaboração de um roteiro, a partir de uma história real ou fictícia, passando pela produção do filme e a sua distribuição para serem exibidos pelos cinemas. Conheci pessoas magníficas, formei um público cativo. Vi muitos frequentadores que ainda eram crianças ou jovens e que hoje já estão com famílias constituídas. Enfim, foi uma grande satisfação poder oferecer para os moradores de Monte Alto o prazer de poder assistir os filmes incríveis que passamos; tendo em vista principalmente em um tempo em que pouquíssimas cidades pequenas possuíam cinemas. E o público montealtense não precisou sair da cidade para ver os grandes lançamentos tão desejados. Tive momentos incríveis, de grande satisfação com a presença em massa do público, frequentando assiduamente, assim como passei por momentos difíceis quando em alguns momentos, em que esse mesmo público não aparecia. Mas aprendi com muita luta e dedicação a ter paciência, e resignação quando em muitas vezes nenhuma alma aparecia. E sempre mantive a fé e persisti, acreditando na cidade. E assim consegui sobreviver e até fazer a migração para a nova tecnologia digital, e hoje temos a mesma tecnologia que você encontra nos grandes cinemas do mundo inteiro, inclusive o 3D, e o som Dolby 7.1

O Imparcial: Falando em tecnologia então: mesmo com o avanço da tecnologia, o cinema ainda é uma forma de entretenimento única para as pessoas?

Celso: Eu acredito que o cinema é uma boa diversão. Um entretenimento sadio. Nada substitui o prazer e a magia que a tela grande do cinema proporciona. E poder sair de casa, ver outras pessoas e conviver socialmente com elas; isso é muito bom para o nosso emocional, equilibra o nosso psicológico. A gente divide as emoções com os amigos ou companheiro(a), inclusive aprendemos a respeitar o próprio espaço do outro, ali mesmo, dentro da sala de um cinema.

O Imparcial: O Cine Municipal Monte Alto comemora mais de 20 anos de história. Como é essa caminhada aqui na cidade?

Celso: Na verdade, em junho completaremos 21 anos em Monte Alto, lutando para manter acesa a luzinha da cultura cinematográfica nesses tempos de noites escuras e sombrias. E mesmo com as opções em streaming que estão por aí, eu ainda acredito que o cinema vai continuar existindo. Obrigado a vocês que sempre apoiaram o cinema e muito ajudaram para que pudéssemos chegar até aqui.

Registrando

VISITA

Monte Alto recebeu uma visita especial no último fim de semana. 28 membros de uma colônia japonesa da cidade de

CHEIA DE CHARME

Hoje, 3, é dia de festa na casa da advogada Camila Cavarzere Durigan e do empresário Wanderson Boer. A filha

PREPARANDO

A 143ª Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus, conhecida como a “Festa onde os Amigos se encontram”, começa a

NA SUÍÇA

Pela 2E Ligue, da Suíça – considerada uma das vitrines para os principais times do país –, o F.C Bosna

NA AGRISHOW

Por mais um ano, a FBB, empresa que tem forte participação nos mercados de Fundição e Agrícola, está presente na