O tempo é agora

Facebook
WhatsApp

Somos professores de um tempo onde a razão já não tem mais espaço. Somos professores que conduzem mais almas e corações do que a própria sapiência. Somos mestres de um tempo que o saber português e matemática já não são mais o suficiente. Nossas crianças gritam por dentro por outros motivos e choram outras lágrimas. Estas invisíveis e que somente um docente tem o poder de enxergar estas dores. Vivemos num tempo na qual a escola tem sido muito mais do que o educar. Já não nos pertence mais a lição de somente ensinar. Vivemos num tempo chamado agora para que o depois possa se concretizar. É nisso que temos que pensar. Nossas crianças têm procrastinado e, consequentemente, perderam o valor deste agora. Perderam a importância do estar junto e de criar memórias. Estão adeptos ao fútil e, de certa forma, somos responsáveis por isso por não mostrarmos os valores que a vida tem e os prazeres que ela proporciona.

Se ficarmos presos apenas à didática do material, o emocional morre. E quando digo que ele morre é porque não estamos conseguindo lidar com as nossas próprias emoções por estarmos presos a uma escola cartesiana. As famílias têm seguidos os mesmos passos. Ora, se existe a futilidade no viver de um aluno é porque essa mesma futilidade acontece no lar de tantas famílias. Não os culpo, porque, assim como nós professores, tivemos outra história, outro tempo e conseguimos lidar com a passagem deles. Hodiernamente, a velocidade das informações tem deixado pais e filhos presos à tecnologia. E o tempo, meu caro, é imparável. Ele passa como uma estrela cadente. Quando nos damos conta, ou estaremos rezando pela saúde de alguém hospitalizado ou derramando lágrimas dentro de um velório.

Ensinar a aproveitá-lo também faz parte do oficio do professor. Temos que mostrar aos nossos alunos que existe um mundo fora da tela de um celular e que ele é brilhante. Que existem pessoas maravilhosas, mesmo que não sejam “ youtubers”. Que existem paisagens exuberantes, cheiros e sons diversos que somente a natureza pode proporcionar. O tempo é agora; o mais tarde pode ser tarde demais.

Registrando

VISITA

Monte Alto recebeu uma visita especial no último fim de semana. 28 membros de uma colônia japonesa da cidade de

CHEIA DE CHARME

Hoje, 3, é dia de festa na casa da advogada Camila Cavarzere Durigan e do empresário Wanderson Boer. A filha

PREPARANDO

A 143ª Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus, conhecida como a “Festa onde os Amigos se encontram”, começa a

NA SUÍÇA

Pela 2E Ligue, da Suíça – considerada uma das vitrines para os principais times do país –, o F.C Bosna

NA AGRISHOW

Por mais um ano, a FBB, empresa que tem forte participação nos mercados de Fundição e Agrícola, está presente na