Casos de Covid-19 disparam após festas de fim de ano

Apesar do aumento no número de infectados, hospitalizações e óbitos seguem estáveis; Lockdown Inverso e protocolos restritivos foram retomados na cidade

Após meses com baixos índices nos boletins epidemiológicos da Covid-19 divulgados diariamente, a população montealtense assistiu, em questão de dias, os casos dispararem pela cidade.

Durante, praticamente, todo o mês de dezembro, o número de pacientes em tratamento pela doença não passou de quatro. Porém, a partir do dia 23, os números subiram expressivamente; na quinta-feira, 6, foram registradas 644 notificações suspeitas e, de acordo com o último boletim, 826 pacientes estão em tratamento pela Covid-19 – o recorde no município até o momento.

O estouro de casos, em todo o país, pode ser explicado pelos eventos de final de ano e pelo avanço da variante ômicron, a mais transmissiva já observada. Em uma semana, os contágios diários aumentaram em 277% e a média móvel de casos alcançou o maior número desde julho de 2021.

O ritmo acelerado de infecção pelo coronavírus não veio acompanhado do aumento de hospitalizações e óbitos, até o momento. Em Monte Alto, dos 826 casos positivos, apenas um está na UTI e quatro estão na enfermaria; o restante cumpre isolamento domiciliar.

O avanço do vírus levou a Prefeitura a mobilizar uma testagem em massa no Ginásio Baby Barioni, na última semana, visando o não sufocamento da Saúde. Além disso, o Lockdown Inverso – medida adotada na terceira onda da pandemia que objetiva o monitoramento dos positivados – foi retomado com intensidade. A multa para aqueles que descumprirem o isolamento é de R$2.200.

Protocolos foram retomados e alguns eventos foram adiados – como é o caso do Campeonato de Futsal. Em vídeo publicado pela Prefeitura, a prefeita Maria Helena ressaltou que não há previsão de fechamento do comércio, uma vez que não há agravamento dos casos.

Outra preocupação é que a disparada nos casos vem comprometendo o sistema de saúde, uma vez que o atendimento aos infectados tem positivado muitos trabalhadores e prejudicado os serviços prestados em todos os setores, levando à demora no atendimento e exames.

O momento pede cautela e relembra a todos que a pandemia ainda não acabou. É importante seguir se cuidando, com o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento, para que a tranquilidade seja alcançada novamente.

Registrando

VISITA

Monte Alto recebeu uma visita especial no último fim de semana. 28 membros de uma colônia japonesa da cidade de

CHEIA DE CHARME

Hoje, 3, é dia de festa na casa da advogada Camila Cavarzere Durigan e do empresário Wanderson Boer. A filha

PREPARANDO

A 143ª Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus, conhecida como a “Festa onde os Amigos se encontram”, começa a

NA SUÍÇA

Pela 2E Ligue, da Suíça – considerada uma das vitrines para os principais times do país –, o F.C Bosna

NA AGRISHOW

Por mais um ano, a FBB, empresa que tem forte participação nos mercados de Fundição e Agrícola, está presente na