Nova variante da Covid-19 causa primeira morte no estado de São Paulo

Paciente de 72 anos estava internada e apresentava comorbidades; outros estados já apresentam casos da variante

Após um período de queda nos casos da Covid-19 em todo o país, a doença voltou a ganhar força nos últimos dias devido ao surgimento de uma subvariante da linhagem Ômicron do coronavírus: a BQ.1

A nova cepa está associada ao recente aumento de casos da doença nos Estados Unidos, Europa e China. No Brasil, o sequenciamento genético da variante já havia sido encontrado no Amazonas, no dia 20 de outubro, de acordo com a unidade da Fiocruz no estado. No último sábado, 5, no Rio de Janeiro, foi registrado o primeiro caso da BQ.1 no Brasil; a mulher, de 35 anos, já havia tomado as quatro doses da vacina e não apresentava sintomas graves. Rio Grande do Sul, Pernambuco, Goiás e São Paulo também registram novos casos.

Em São Paulo, nesta terça-feira, uma mulher de 72 anos foi a primeira vítima da nova variante do coronavírus. Ela estava internada entre os dias 10 e 17 de outubro, quando veio a óbito. A paciente apresentava comorbidades, segundo a Secretaria de Saúde do estado.

De acordo com especialistas, a BQ.1 é parecida com as demais variantes da Covid-19, não havendo mudanças nos sintomas geralmente apresentados, como febre, dor de cabeça, dor de garganta, cansaço, perda de olfato e paladar. No entanto, o que a diferencia é o escape maior da proteção das vacinas.

A BQ.1 apresenta uma mutação na proteína spike, que se localiza na superfície do SarsCov-2, e possibilita que ela se ligue e infecte as células do corpo humano.

É recomendado, para conter a proliferação do vírus, que a população esteja com o calendário vacinal atualizado, incluindo as doses de reforço. Além disso, o ideal é que a população, principalmente os mais idosos e imunossuprimidos, utilizem máscara em locais fechados.

Apesar da nova variante ser mais resistente à imunização das vacinas, elas ainda seguem sendo o principal meio de se prevenir contra casos mais graves da doença.

Em Monte Alto, a campanha de vacinação contra o coronavírus segue sendo realizada nas UBSs. Para se vacinar, o munícipe não precisa agendar, basta se dirigir a um dos postos de saúde, com exceção do Sílvio Govoni, e apresentar a carteirinha de vacinação. A 4ª dose está disponível para pessoas acima de 40 anos; abaixo de 40, apenas para pessoas imunossupressoras.

Caso sinta qualquer sintoma que seja comumente relacionado à Covid-19, procure a unidade de saúde mais próxima.

Registrando

VISITA

Monte Alto recebeu uma visita especial no último fim de semana. 28 membros de uma colônia japonesa da cidade de

CHEIA DE CHARME

Hoje, 3, é dia de festa na casa da advogada Camila Cavarzere Durigan e do empresário Wanderson Boer. A filha

PREPARANDO

A 143ª Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus, conhecida como a “Festa onde os Amigos se encontram”, começa a

NA SUÍÇA

Pela 2E Ligue, da Suíça – considerada uma das vitrines para os principais times do país –, o F.C Bosna

NA AGRISHOW

Por mais um ano, a FBB, empresa que tem forte participação nos mercados de Fundição e Agrícola, está presente na