Eu preciso de terapia?

Facebook
WhatsApp

Apesar do quanto já evoluímos na compreensão do conceito de saúde mental e grande parte das pessoas entenderem a importância disto, o preconceito envolvendo esta área continua muito presente.

Ainda é possível ouvir frases como: não vou fazer terapia/ ir ao psicólogo/ ir ao psiquiatra porque não sou louco! Ou ainda: não vou contar minha vida para um estranho.

Precisamos rever alguns conceitos e entender as possibilidades da terapia moderna assim como reconhecer nosso próprio preconceito – histórico e cultural – de uma abordagem errada sobre saúde mental.

A saúde mental é justamente o que a palavra diz: saúde, não doença. Ter saúde mental é ter a capacidade de identificar e equilibrar emoções e sentimentos. Ter saúde mental é saber lidar melhor com as dificuldades do dia a dia. Ter saúde mental é ter recursos para administrar os momentos difíceis, a tristeza, as perdas e frustrações e os imprevistos naturais da vida.

A terapia é imprescindível para ajudar pessoas com transtornos emocionais propriamente ditos, sejam elas crianças, jovens ou adultos. Mas, também é muito importante para as pessoas “normais”.

Isto é, você não precisa ter um transtorno, um diagnóstico, para fazer terapia ou mesmo precisar de ajuda. Porque terapia se trata de autoconhecimento. A boa terapia te conduz através de um processo de autorreflexão que abre caminhos e possiblidades que não conseguimos ver sozinhos e nos proporciona a oportunidade de mudar e ressignificar situações e sentimentos. E isto pode mudar sua vida.

Terapia é investimento. Deveríamos valorizar este processo assim como valorizamos e investimos, por exemplo, em um curso ou em exercícios físicos. A terapia nos proporciona um olhar diferente além de oferecer recursos e ferramentas práticas que nos ajudam na identificação e correção da forma como pensamos e enxergamos o meio em que estamos e o nosso desenvolvimento pessoal e profissional.

Viu quanta coisa envolve este processo?

Quem não conhece a si mesmo, não gerencia e tenta equilibrar suas próprias emoções e reações dificilmente conseguirá liderar um grupo, trabalhar em uma empresa, estar dentro de uma sala de aula, conviver em família e ter bons relacionamentos.

Reveja os seus conceitos e faça terapia!

Registrando

PRIMEIRA DERROTA

O MAC foi apresentado à sua primeira derrota na Taça EPTV de Futsal. Na noite de segunda-feira, 6, o time

SUCESSO

Em mais um ano, Weder Alves, organizador do Monte Alto Rodeio Show, comemora o sucesso do evento realizado entre os

HOMENAGEM

Para celebrar o dia das Mães, a diretoria da ACIMA se fez presente defronte ao banco Santander no sábado, 11,

EXPRESSIVA DATA

A atriz montealtense Analice Pierre e seu marido, Rafael Carandina, celebraram 11 anos de união no dia 11 de maio

FESTA

Desde o dia 4 de maio, a Paróquia Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima está em festa. E tudo