Legislativo aprova projetos para o tombamento do Jardim Japonês e dos bancos da Praça Central

De acordo com os textos, a iniciativa tem como objetivo o reconhecimento, a proteção e a preservação do patrimônio Público, Histórico e Cultural de Monte Alto

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade, durante a 92ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira, 19, o Projeto de Lei nº 54/2023, que autoriza o Executivo a tombar o Jardim Japonês, e o PL nº 55/2023, que autoriza o tombamento dos antigos bancos de concreto instalados na Praça Dr. Luiz Zacharias de Lima.

Ambos os textos são de autoria do vereador José Cláudio Inforçatti, ‘Bicudo’. Nos projetos, ele aponta os objetivos do tombamento, que visa promover a proteção e preservação do Patrimônio Público, Histórico e Cultural, e reconhecer a importância da continuidade do patrimônio na história de Monte Alto.

“O Jardim Japonês foi criado em 2015 e idealizado pelo senhor Kogi Fugita e família. Já os 45 bancos antigos de concreto, que servem de descanso em meio às calçadas arborizadas na Praça, são de 1962 a 1964”, destaca o parlamentar.

‘Bicudo’ também lembra que, segundo a Constituição, é competência da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios proteger os documentos, obras e demais bens de valor histórico, artístico e cultural, monumentos, paisagens naturais relevantes e sítios arqueológicos.

Registrando

VISITA

Monte Alto recebeu uma visita especial no último fim de semana. 28 membros de uma colônia japonesa da cidade de

CHEIA DE CHARME

Hoje, 3, é dia de festa na casa da advogada Camila Cavarzere Durigan e do empresário Wanderson Boer. A filha

PREPARANDO

A 143ª Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus, conhecida como a “Festa onde os Amigos se encontram”, começa a

NA SUÍÇA

Pela 2E Ligue, da Suíça – considerada uma das vitrines para os principais times do país –, o F.C Bosna

NA AGRISHOW

Por mais um ano, a FBB, empresa que tem forte participação nos mercados de Fundição e Agrícola, está presente na