Planejamento

Facebook
WhatsApp

Ano novo, vida nova. Novas oportunidades de crescimento, planejamento e autoconhecimento. Trezentos e sessenta e seis dias para traçarmos os nossos objetivos, plantar os nossos sonhos e se autodescobrir para melhorarmos o eu que existe em nós. É tempo de cura, de perdão e de novas descobertas. Todavia, nada disso acontece se não houver um planejamento.

A palavra “planejar” vem do latim “planus” que significa “achatado, nivelado”. O planejar é o nivelamento do nosso ofício e do nosso corpo. Ninguém desempenha um bom trabalho se não planejá-lo; ninguém consegue a autoestima desejada se não fizer um planejamento entre as atividades físicas e uma boa alimentação. Entretanto, e a alma? É possível planejá-la para que ela não se sangre no meio deste caminho? Há uma frase que eu carrego no meu dia a dia de um grande homem que andejou por essas terras impuras: “De que serve ao homem conquistar o mundo inteiro se perder a alma?” Creio que para se planejá-la é preciso encontrar a nossa paz. Quando atingimos a paz interior e com as pessoas que convivemos, há uma cura espiritual e um planejamento espontâneo. Para que isso aconteça, é preciso medir as nossas ações perante um mundo injusto e saber lidar com as pedras que encontramos no caminho. Artisticamente, a alma é abstrata. Cabe a nós interpretá-la. É subjetiva. No mundo espiritual, ela é cura e ressurreição. Para que se chegue ao seu ápice, é necessário cuidar do corpo e escolher um ofício para amá-lo.

Amar é um verbo que consta na primeira página do dicionário de um professor. Vem antes mesmo da primeira letra do alfabeto. A palavra planejar é a segunda da lista e vem antes mesmo da letra que inicia o vocábulo. Nenhum profissional da educação assume o compromisso de educar se não houver o planejamento. Não há êxito no trabalho se não havê-lo. O professor que ama o que faz, coloca-o como atitudes diárias. O sucesso de uma aula bem lecionada é o resultado das escolhas, do planejamento e das atitudes que o profissional toma quando o plano requer mudanças bruscas no meio do caminho.

Em suma, o professor é uma alma que já vem planejada. Repito que ninguém se forma professor; nasce-se. O amor do seu ofício e a forma como ele conduz o seu trabalho faz com que a sua alma encontre o seu júbilo. Entre tantos percalços, lá está ele de corpo e alma. Mais alma do que corpo.

Bom ano letivo para vocês, queridos colegas!

Registrando

PRIMEIRA DERROTA

O MAC foi apresentado à sua primeira derrota na Taça EPTV de Futsal. Na noite de segunda-feira, 6, o time

SUCESSO

Em mais um ano, Weder Alves, organizador do Monte Alto Rodeio Show, comemora o sucesso do evento realizado entre os

HOMENAGEM

Para celebrar o dia das Mães, a diretoria da ACIMA se fez presente defronte ao banco Santander no sábado, 11,

EXPRESSIVA DATA

A atriz montealtense Analice Pierre e seu marido, Rafael Carandina, celebraram 11 anos de união no dia 11 de maio

FESTA

Desde o dia 4 de maio, a Paróquia Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima está em festa. E tudo