Legislativo aprova Projeto de Lei que institui Título de ‘Mestre da Cultura’

Ferramenta serve para homenagear personalidades que desenvolveram ações relevantes para a cultura local
Autor do projeto, vereador Thiago Cetroni, durante sua fala na Tribuna do plenário (Foto: Lucas M. Constant)

Os vereadores aprovaram, por unanimidade, na 122ª sessão ordinária, o Projeto de Lei nº 38/2024, que institui o título de ‘Mestre de Cultura’ em Monte Alto. A autoria do texto foi do vereador-segundo secretário, Thiago Cetroni.

Segundo a matéria, para ser concedido o título, o indivíduo deverá ser natural do município ou residente há, pelo menos, dez anos; ter, no mínimo, dez anos de atuação comprovada no âmbito cultural; ter desenvolvido ações significativas para a preservação, valorização e difusão da cultura local e ter notável reconhecimento e prestígio junto à comunidade cultural local.

“O Título é destinado a reconhecer e homenagear personalidades que, por meio de sua atuação e dedicação, tenham contribuído significativamente para a preservação, valorização e difusão da cultura local, em suas diversas formas de expressão”, afirma Cetroni.

A aprovação das indicações ao título, de acordo com o parlamentar, ficará a cargo do Conselho Municipal de Cultura de Monte Alto; deverão ser respeitados os critérios de relevância da obra cultural do homenageado, seu impacto na comunidade e o reconhecimento por seus pares.

”A cultura é um elemento fundamental na identidade de uma comunidade, refletindo suas tradições, história e diversidade. Nesse contexto, é essencial reconhecer e valorizar os esforços de indivíduos que dedicaram suas vidas à promoção e desenvolvimento cultural de nossa cidade”, completa.

Há, contudo, um limite de três indicações aprovadas anualmente pelo Conselho, que não deverá ser excedido. Dentre as áreas culturais que podem ser abarcadas, estão as artes, música, patrimônio cultural etc.

Ao reconhecer e homenagear essas personalidades, segundo o vereador, Monte Alto está valorizando sua própria história, bem como sua identidade cultural, além de ser uma forma de incentivar as novas gerações a se dedicarem às práticas culturais.

”São homens e mulheres que dedicaram suas vidas à preservação e difusão da cultura local, transmitindo seus conhecimentos e saberes de geração em geração”, finaliza.

Registrando

PRIMEIRA DERROTA

O MAC foi apresentado à sua primeira derrota na Taça EPTV de Futsal. Na noite de segunda-feira, 6, o time

SUCESSO

Em mais um ano, Weder Alves, organizador do Monte Alto Rodeio Show, comemora o sucesso do evento realizado entre os

HOMENAGEM

Para celebrar o dia das Mães, a diretoria da ACIMA se fez presente defronte ao banco Santander no sábado, 11,

EXPRESSIVA DATA

A atriz montealtense Analice Pierre e seu marido, Rafael Carandina, celebraram 11 anos de união no dia 11 de maio

FESTA

Desde o dia 4 de maio, a Paróquia Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima está em festa. E tudo