Facebook
WhatsApp

GEO
Segundo agrimensores, ou quem de direito, o ponto culminante de Monte Alto está localizado na Serra do Barreiro, onde Dona Ana, uma senhora que realizava benzimentos, morava. A propriedade rural pequena pertencia à sua família. Atualmente a propriedade tem outro dono. O local, por conta de altura e da vegetação, é deveras aprazível. Na época da Dona Ana, o sítio era muito visitado pelas pessoas que procuravam ajuda espiritual. Independente da fé ou do efeito religioso das preces e pedidos, os visitantes saiam de lá com a sensação de conforto e de bons fluidos. A própria natureza operava o milagre!
O local era conhecido como Sítio da Dona Ana, a altitude é prodigiosa, o vento é forte e o ar é diferente dos outros locais serranos da região. A visita ao local tem que observar certos cuidados, típicos das alturas. Um magro pode ser “levado” pelo vento e um gordo pode escorregar nas pedras lisas. A queda é definitiva, não há volta. Convém lembrar que a propriedade é particular, um local para um investimento no setor alimentício, bares, restaurantes e hotéis. Com muito dinheiro e bastante visão, mesmo que ambas sejam raro na mesma pessoa, teríamos um “resort” de invejável beleza. Afinal, Monte Alto é município de interesse turístico. Além dos requisitos citados, grana e visão, o interesse deve ser acompanhado de boa vontade!

CALENDAS
Quando foi criado, o nosso calendário teve dois meses nomeados para homenagear dois Imperadores Romanos, Julio César e Augusto (Julho e Agosto). Pela ordem julho deveria ter 31 dias e agosto 30 dias. Era assim, até que o Imperador Otávio Augusto se sentiu inferiorizado diante do velho inimigo, Julio César, exigindo que seu mês tivesse o mesmo número de dias. Ganhou a parada, enfiaram o dia abonado no desconto em fevereiro.
No Brasil, gosto também é conhecido como o mês do “cachorro louco”. Durante o período agostiano, as cadelas ficam no cio, deixando a cachorrada em polvorosa levando-os à promiscuidade sexual e procriativa, o que provoca a transmissão da raiva, doença perigosa para animal portador, levando-o à morte, assim como coloca em risco os humanos, quando mordido pelo animal doente. A raiva mata!

CANINO
A vacinação contra a raiva acontece em todo o país. Em Monte Alto, vários pontos de vacinação são usados pela vigilância sanitária. Os donos dos caninos os levam para o processo sanitário. Aconteceu há mais de 20 anos, que no dia da vacinação, um dono levou seu animal para aplicar o medicamento. No local estava um funcionário, que poucos dias antes havia discutido com o proprietário do cão, em um bar, como sempre, por motivos fúteis. As mágoas ficaram, pelo menos a do funcionário para com o dono canino. Frente a frente, o funcionário perguntou ao seu desafeto: “a vacina é para o cachorro ou para o dono?” (Deu polícia!)

BRETÃO
Os aliados venceram a Segunda Grande Guerra com a união liderada pelo Primeiro Ministro da Inglaterra, Wiston Churchil. Todos tiveram seus méritos, acontece que os “aliados”, no fundo, não eram coesos, uma ruptura poderia ter acontecido durante o conflito, o que impediria a vitória e a consagração. Churchil liderou os líderes.
Ele era destemido, não aceitava ingerência e muitas vezes abusava da sua autoridade diante da opinião pública mundial, enfim, um inglês de “pedigree”. Seu mandato de primeiro ministro expirou no final da guerra, quando recebia as glórias da vitória. Foi candidato à reeleição e vencido. Os ingleses o tinham como herói em todos os sentidos, menos na política interna.
Churchil era folclórico. Praticamente não tinha amigos, certa vez, o dramaturgo George Bernard Shaw, enviou-lhe dois convites para a estreia de uma peça dele no Teatro de Londres, com um bilhetinho. Os dois ingressos são um para você e outro para algum amigo seu, se é que tenha algum. Churchil devolveu os ingressos e escreveu no verso do bilhete: “devolvo os dois, espero receber outro, para sua segundo apresentação, se é que haverá a segunda!”

MARACA
O estádio Mário Filho, no Rio de Janeiro, homenageou no nome o jornalista carioca irmão de Nelson Rodrigues, como está localizado perto do riacho Maracanã, ficou o apelido. Foi demolido e reconstruído em 2015, palco de um assalto aos cofres do Estado. O Maracanã registra um público recorde de 1950, com a partida entre Uruguai e Brasil, 200 mil torcedores. Nunca mais recebeu público igual. Há até dúvidas sobre esse número. Em anos da década de 70, o norte-americano Frank Sinatra veio ao Brasil e se apresentou no estádio. Outra vez, os defensores da lotação máxima alegaram o recorde no show. Sinatra reservou todos os apartamentos do Copacabana Palace para sua estadia, ele se hospedou na suíte presidencial e os seguranças e amigos nas demais. Dizem que seu amigo mafioso, Sam Giacana, veio na comitiva. A cozinha do Palace quase entrou em pânico quando Sinatra pediu uma feijoada completa para 100 pessoas. Detalhe, às 3 horas da madrugada.

Registrando

BASE CAMPEÃ

Pode comemorar, torcedor montealtense. A base de futsal do MAC foi campeã da fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude

PARABÉNS D. ELINÁ

As famílias Camargo e Victório Rodrigues se reuniram no último fim de semana para celebrar o dom da vida da

BODAS DE OURO

O casal Mário Wagner Pavão dos Santos e Maria José Cestari dos Santos “Zeca” completou no sábado, 20, suas Bodas

TEEN KIDS

O último sábado, 20, foi de festa e comemoração para a equipe da Teen Kids. A loja, já renomada e

BODAS DE PRATA

A prefeita Maria Helena Rettondini e seu marido, o secretário de Governo, Carlos Rettondini, abriram um espaço na agenda para