Facebook
WhatsApp

DEMOS KRATOS
Churchill disse que entre todos os sistemas de governo conhecidos o menos pior é a democracia. (ele quis dizer que nenhum governo é bom o suficiente).
A democracia, que foi criada na Grécia e nunca posta em prática com rigor, é falha e provoca privilégios, consequentemente injustiças. O sistema, desde o seu surgimento, foi tolerante com a escravidão, aceitou a falta de liberdade e nunca decretou a igualdade entre as pessoas, principalmente entre fronteiras. A Terra como planeta surgiu democraticamente, bastava e ainda basta para todos, não é necessário sair da Terra para viver bem, ela tem de tudo. O que tem de prior são as fronteiras criadas pelos hominídeos para marcar território.
A democracia é oriunda da vontade da maioria. Essa maioria tem razão? É sempre a mais inteligente? É justa, é coerente e tem a integridade política necessária para governar, mesmo a vontade da maioria que a escolheu? Evidente, que não é.
Quando a gente assiste a uma eleição cujo o eleito tem 50% dos votos e mais um pouco, esse pouco é a diferença de um empate. O resultado faz do eleito um governante para governar e pode ser governado, porque não foi eleito por todos, ou quase. Em suma: não tem autoridade política, embora a tenha legal. Para quem acredita que é melhor uma má democracia do que um bom socialismo, a gente encerra perguntando: não seria a maioria democrática uma ditadura?

ARQUIVO
Não é conveniente para a inteligência confundir história com saudosismo. A história acontece antes de quem a conta, ou seja, o autor não participou do evento, mesmo que fosse vivo. Exemplo: a inauguração da Santa Casa de Monte Alto, para este colunista é história. Enquanto que a circulação do trem de Monte Alto, para este colunista é história. Enquanto que a circulação do trem de Monte Alto, para a coluna é saudosismo, viajei nele.

L DUPLO
Fernando Collor de Mello não sofreu “impeachment” ele renunciou antes, porém, o Supremo Tribunal Federal condenou-o para a perda dos seus direitos políticos por oito anos. O prazo venceu, tanto que ele foi eleito senador.
No seu discurso de renúncia, Collor disse que o crime dele diante do que acontecia no Brasil era uma gotinha de água no oceano; em breve, afirmou, os brasileiros tomarão conhecimento das quadrilhas que assaltam o país.
Na sua avaliação, ele saiu como vítima de um complô, a principal acusação que sofreu foi de ter recebido um carro como suborno: um Fiat Elba.
Collor foi profético ou sabia muito. Dois anos depois veio à tona o famoso escândalo dos Anões do Orçamento no Congresso. Sete deputados foram cassados, um deles provou que era inocente, Ibsen Pinheiro, que era o presidente da casa. Um caso curioso foi o apelido do principal corrupto: Quinzinho. Como não havia ninguém lá com o nome de Joaquim para justificar, surgiu a solução; o parlamentar ganhou o apelido porque todos cobravam 10% para liberar verbas, ele exigia 15%.

JEREMIAS
A escola recém-inaugurada recebia a primeira turma, estive lá no segundo ano. O Grupo Escolar Jeremias de Paula Eduardo era cercado de arame farpado, o que facilitava fugas na hora do recreio. A gente fugia para jogar futebol em um campinho perto e voltava quando ouvia o sinal do fim do recreio, era um sino manual acionado pelo servente, José Buck, severo e autoritário, que ao ver a volta da fuga denunciava para o diretor, Dino Bruzadin. (desnecessário falar o que acontecia, na visita à diretoria).
Naquela época as notas eram de zero a cem. Parecia escola de samba, muitas vezes alguém recebia um 99,5 – com louvor!

ÍNDICE
A soma das fortunas de um por cento (1%) dos mais ricos dos EUA é igual à soma dos patrimônios de 90% de todos os norte-americanos. O pessoal dessa minoria de um por cento querem pagar mais impostos. Foram ao Congresso para que novas leis sejam aprovadas para que isso seja possível. Atualmente, mesmo que queiram, as leis não permitem que paguem mais. Caso o façam, a Receita Federal devolve o excedente automaticamente. Mesmo as doações são limitadas. (espera-se que os ricos do Brasil não façam o mesmo. Melhor uma corrupção).

TELA
Frida Kahlo foi a maior pintora do México. Foi casada com o consagrado escultor de lá, Diego Rivera e também com o russo exilado no país, Leon Trotski, que ao lado de Lenin e Stalin liderou a revolução soviética, era para ser o primeiro presidente do país, foi traído por Lenin e exilado no México, onde foi assassinado a machadadas a mando de Lenin.

ESCOLA
Os quatro maiores educadores do Brasil na república foram Gustavo Capanema, Paulo Freire, Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro, não necessariamente nessa ordem. Todos têm uma história rica no sistema educacional do Brasil. Paulo Freire foi exilado pela ditadura 64/85, seu método foi adotado por vários países. Anísio morreu em um acidente de elevador no Rio, durante a mesma ditadura. Darcy foi exilado e voltou com a anistia, foi vice-governador do Rio e Senador. Gustavo Capanema foi ministro da educação de Juscelino.

ADUBO
As tempestades de areia do deserto do Saara chegam à floresta amazônica através de levantar a poeira, que viaja oito mil quilômetros. É um pó fino, rico de nutrientes que as árvores absorvem via folhas úmidas e processam como adubo. O pó que chega no Amazonas é dez vezes mais fino do que a poeira tradicional.

Registrando

VISITA

Monte Alto recebeu uma visita especial no último fim de semana. 28 membros de uma colônia japonesa da cidade de

CHEIA DE CHARME

Hoje, 3, é dia de festa na casa da advogada Camila Cavarzere Durigan e do empresário Wanderson Boer. A filha

PREPARANDO

A 143ª Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus, conhecida como a “Festa onde os Amigos se encontram”, começa a

NA SUÍÇA

Pela 2E Ligue, da Suíça – considerada uma das vitrines para os principais times do país –, o F.C Bosna

NA AGRISHOW

Por mais um ano, a FBB, empresa que tem forte participação nos mercados de Fundição e Agrícola, está presente na