A Terapia Ocupacional

Facebook
WhatsApp

     A terapia ocupacional é uma profissão da área da saúde que tem por objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas que, por diversos motivos, não estão conseguindo desempenhar suas atividades normais e que também passam pelo que chamamos de sofrimento emocional. Para isto, este profissional utiliza técnicas e recursos próprios e exclusivos.
     O que esperamos de um indivíduo com uma vida de qualidade é que ele possa desempenhar todas as funções esperadas para cada fase de sua vida como trabalhar, estudar, ter bons relacionamentos familiares e sociais e tempo para o seu lazer, por exemplo. Já no caso de uma criança, espera-se que ela cresça e desenvolva suas habilidades de forma plena e saudável, que frequente a escola, faça amigos, aprenda e tenha um bom relacionamento dentro do ambiente familiar e social. Quando algum destes aspectos não vai bem, é comum que tanto adultos quanto crianças deixem de desempenhar as funções rotineiras consideradas normais ou então passem a realizá-las com dificuldades, desânimo ou desinteresse.
     O terapeuta ocupacional atua em diferentes áreas, como na reabilitação física, na saúde mental e na educação, por exemplo. E, dentro destas áreas, atende crianças, adolescentes, adultos e idosos.
      O fato de este profissional atuar em diversas áreas pode provocar algumas confusões em relação a outras profissões e questionamentos a cerca de quais pessoas podem ser atendidas. Mas o terapeuta ocupacional está habilitado, por sua formação superior e as técnicas estudadas durante sua formação, a trabalhar em diferentes contextos.
     Existe, inclusive, um mal-entendido em relação ao nome desta profissão – o termo “ocupacional” é interpretado, erroneamente, como uma terapia para “ocupar” o tempo, fato este completamente equivocado e que, muitas vezes, por falta de compreensão da atuação profissional, leva as pessoas a não procurarem ou não serem encaminhadas para esta área limitando a oportunidade da ajuda através de um acompanhamento sério e que vêm promovendo excelentes resultados.
     Como em quase todas as áreas da saúde, o terapeuta ocupacional também pode continuar estudando para se especializar, entre outras opções, em Saúde Mental, Reabilitação Física ou em áreas específicas de conhecimento, como na psicopedagogia. Qualquer terapeuta ocupacional pode, também, fazer mais de uma especialização em áreas distintas trabalhando com diferentes tipos de pacientes.
     A terapia ocupacional usa diversas atividades como instrumento próprio e exclusivo de trabalho que a diferencia de outras profissões e que, reforçando, tem por objetivo principal o desenvolvimento do ser humano com a melhor qualidade de vida possível, seja esta uma criança com dificuldades de aprendizagem ou um transtorno emocional, ou um adulto com depressão ou em reabilitação vítima de um acidente ou doença física. 
     Em qualquer área de atuação, principalmente tratando-se de saúde, é sempre importante estar atento à formação e qualificação do profissional com o qual se busca ajuda. Independente da área dedicação, ética e bom senso são sempre necessários e esperados.

 

Dra. Luciene Pugliesi Rebonato, Terapeuta Ocupacional, Especialista em Psicopedagogia Clínica e em Acupuntura Tradicional Chinesa, Sócio-proprietária da Escola de Educação Infantil Recrearte. Contato: 3241-2770 ou lurebonato@yahoo.com.br

Registrando

PRIMEIRA DERROTA

O MAC foi apresentado à sua primeira derrota na Taça EPTV de Futsal. Na noite de segunda-feira, 6, o time

SUCESSO

Em mais um ano, Weder Alves, organizador do Monte Alto Rodeio Show, comemora o sucesso do evento realizado entre os

HOMENAGEM

Para celebrar o dia das Mães, a diretoria da ACIMA se fez presente defronte ao banco Santander no sábado, 11,

EXPRESSIVA DATA

A atriz montealtense Analice Pierre e seu marido, Rafael Carandina, celebraram 11 anos de união no dia 11 de maio

FESTA

Desde o dia 4 de maio, a Paróquia Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima está em festa. E tudo