Autorregulação Emocional: nunca foi tão necessário saber e aprender sobre isto!

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Que estamos vivendo uma fase da vida ainda muito estranha e cheia de inseguranças e ansiedade, todos nós já sabemos. Que nunca se fez tão necessário ter equilíbrio emocional é algo que estamos repetindo há alguns anos, bem antes da história do vírus que mudou nossas vidas.

Se antes os profissionais da saúde mental já apontavam e alertavam para o aumento de casos de transtornos emocionais não há mais nem o que alertar porque todos percebem o quanto está difícil conviver, se relacionar e trabalhar com o outro.

Autorregulação emocional pode ser entendida como uma habilidade de gerenciar (equilibrar) nosso comportamento e adequar nossas respostas às situações que vivemos e enfrentamos diariamente considerando-se, para isto, vários aspectos de nossas experiências de vida.

A autorregulação é o mecanismo que nos permite, por exemplo, selecionar o foco da nossa atenção diante de vários estímulos diferentes que recebemos para nos concentrar na situação mais importante no momento – isolar os sons da rua, os barulhos dos colegas e outros estímulos para nos atentar à fala do professor ou nos dedicar a um relatório do trabalho.

O equilíbrio emocional nos permite inibir um comportamento impulsivo e inadequado em determinado lugar ou diante de uma situação que enfrentamos. É o que nos ajuda a conter atos impensados e dos quais poderemos nos arrepender logo depois.

As crianças adquirem e aprimoram a capacidade de autorregulação durante seu desenvolvimento e ao longo das situações que vivenciam. Uma criança de três anos tem um mecanismo muito menos eficiente de se autorregular do que uma de sete anos. Porém, esta mesma habilidade pode variar de uma criança para outra – dentro de uma mesma faixa etária – dependendo da personalidade, de fatores hereditários, biológicos e do próprio meio.

Quando a autorregulação não está se apresentando da forma esperada, estas crianças tornam-se mais impulsivas, podem se tornar agressivas e desobedientes. Ter mais dificuldades de obedecer às regras e acatar os limites e, por isto, começam a apresentar problemas no desempenho escolar e no convívio social.

A habilidade de se autocontrolar é muito importante em qualquer etapa da vida. Responder de forma mais eficaz e menos desgastante aos fatos que vivemos ao longo do nosso caminho diminui o estresse, melhora nossos relacionamentos pessoais, nos livra de situações embaraçosas e aumenta nossa qualidade de vida.

Se, por algum motivo, esta habilidade estiver comprometida tanto em uma criança quanto em um adulto a probabilidade de se desenvolver transtornos emocionais e, consequentemente, ter diversas dificuldades nos meios de convívio é grande e acaba gerando sofrimento tanto para a pessoa quanto para os que convivem com ela.

É importante enfatizar que a grande questão da autorregulação não é a situação ou o problema que passamos ou iremos enfrentar e, sim, como iremos reagir a isto.

Quanto mais nos conhecemos e quanto mais praticamos o exercício de entrar em contato com nossas emoções mais evoluímos na capacidade da Autorregulação. Quanto mais exercitamos a tolerância e o respeito às diferenças, também. E desta forma ensinamos nossas crianças a buscar e conseguir o mesmo.

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