CARNES EXÓTICAS II

Facebook
WhatsApp

Cada vez mais os brasileiros estão adeptos a experimentar diferentes tipos de pratos, com gostos diversificados e até incomuns. Prova disso, são as carnes exóticas, que vem caindo no gosto das pessoas e hoje estão sendo gradativamente introduzidas nos restaurantes, como também bastante procuradas para seu preparo caseiro. Por isso destaco algumas delas e seus benefícios:
Cutia: A cutia é um mamífero roedor de tamanho intermediário, que em geral pesa entre 3 e 5 quilos, e tem costumes semelhantes aos do coelho, ou seja, habitam troncos ocos e buracos cavados no solo, esconderijos que procuram quando perseguidas pelos predadores. Ao anoitecer, as cutias saem das tocas para comer frutas e sementes. Considerada exótica, a carne de cutia – que hoje também é criada em cativeiros – tem sido cada vez mais procurada e apreciada pelo paladar dos brasileiros. Isso porque sua carne branca é macia e bastante saborosa. Apesar de seu baixo valor calórico – cada 100 gramas têm apenas 123 kcal, a carne de cutia é rica em nutrientes, sendo excelente fonte de cálcio e fósforo, por exemplo.
Queixada: A carne de queixada tem a coloração vermelha escura, pouca gordura, baixo teor de colesterol e sabor bastante acentuado, incomparável a qualquer outra carne.
Cateto: A carne do cateto, também conhecido como caititu, tem sabor parecido com a de porco, porém é menos gordurosa. Macia e muito apreciada, tem conquistado cada vez mais espaço nos cardápios de churrascarias e luxuosas butiques de carne. A alimentação em cativeiro do animal, que é abatido com um ano, é à base de frutas, tubérculos, raízes e outros alimentos disponíveis no ambiente, suplementada com milho e sal mineral. Sua carne possui baixo teor de gordura e é muito saborosa, mostrando-se superior à dos porcos domésticos
Javali: A carne de javali lembra a parte magra do porco doméstico, mas é escura como a bovina, sem estrias gordurosas e com sabor marcante. É mais consistente em sua textura e encolhe muito pouco ao ser cozida. Como regra geral, o javali pode ser feito como a carne do porco. Dependendo da idade e da espessura da peça, deve ser preparado em molho marinado antes de ir ao fogo. As marinadas tornam a carne mais macia e enriquecem o sabor selvagem e são preparadas para serem cozidas na caçarola, ao forno ou sobre brasas.
Cabrito: Cabrito é o nome genérico popular dado ao filhote de cabra no período de vida compreendido entre o nascimento e o desmame. A carne de cabrito tem cor vermelha, carregada, semelhante à do cordeiro. Sua consistência é firme e seu sabor levemente almiscarado. Possui baixo teor de gordura, baixo nível de colesterol e é de fácil digestão. Presta-se a diversos tipos de receitas, podendo ser assada, ensopada ou grelhada.
RÃ: Apesar de ser uma carne saborosa e nutritiva, seu consumo está restrito a apreciadores. Pode ser preparada frita, empanada, ensopada, sob a forma de patê, risoto, sopa ou canja, à provençal, ao catupiri e ao molho. No entanto, somente as coxas são comestíveis. Com grande quantidade de proteínas de alto valor biológico, baixo teor de gorduras e baixíssimos níveis de colesterol, a carne é de fácil digestão. Além disso, é rica em vitaminas e minerais, como cálcio, ferro e potássio.

 

Vamos à receita

 

Moqueca de jacaré
Ingredientes:
2 quilos de rabo de jacaré
4 limões grandes espremidos
2 cebolas médias bem picadas
3 dentes de alho amassados
1 xícara de óleo de cozinha
1 maço de coentro picado
3 tomates picados, sem as cascas
1 xícara (chá) de azeite-de-dendê ou oliva
1 xícara (chá) de leite de coco
Molho de pimenta malagueta
Pimenta do reino e sal a gosto

Modo de preparo:
Corte a carne do rabo do jacaré em pedaços pequenos, lave-a em água corrente e deixe de molho no suco de dois limões por uns 15 minutos. Passe novamente pela água corrente e escorra. A seguir, tempere com o alho, a pimenta do reino, o suco dos outros dois limões e o óleo. Deixe marinar 12 horas.
Depois, em uma panela de barro coloque o azeite escolhido e frite a cebola. Acrescente os tomates, o coentro, o molho de pimenta e o sal, deixando cozinhar por, aproximadamente, 15 minutos.
Em seguida, adicione os pedaços de jacaré escorridos e conserve a panela no fogo por mais 15 minutos e, então, o leite de coco.
Misture com cuidado e deixe cozinhar até que a carne fique macia. Se necessário, acrescente um pouco de água para que o molho não seque.
Sirva a moqueca bem quente na própria panela, acompanhada de arroz branco, pirão de farinha de mandioca e com o seu próprio molho.

Registrando

VISITA

Monte Alto recebeu uma visita especial no último fim de semana. 28 membros de uma colônia japonesa da cidade de

CHEIA DE CHARME

Hoje, 3, é dia de festa na casa da advogada Camila Cavarzere Durigan e do empresário Wanderson Boer. A filha

PREPARANDO

A 143ª Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus, conhecida como a “Festa onde os Amigos se encontram”, começa a

NA SUÍÇA

Pela 2E Ligue, da Suíça – considerada uma das vitrines para os principais times do país –, o F.C Bosna

NA AGRISHOW

Por mais um ano, a FBB, empresa que tem forte participação nos mercados de Fundição e Agrícola, está presente na