Coluna do Alencar

Facebook
WhatsApp

Sempre procuro abrir esta coluna com algum assunto que toque de perto os meus leitores, razão da nossa caminhada jornalística com temas diversos.

A nova Treblinka
Treblinka era um temido campo de concentração Nazista que na Polônia, tomada pelos alemães na segunda guerra mundial no ano de 1939. Localizava-se nos arredores Poloneses e lá morreram muitos inocentes judeus na segunda guerra mundial. Porém, uma de suas especialidades, além de matar suas vítimas em Câmeras de Gás eram as crianças que chegavam a prisão com seus pais e deles eram separadas, muitas delas eram dadas às famílias alemãs ou mesmo à famílias polonesas que colaboravam com o Nazismo.

Treblinka 2
O presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, ao separar as crianças de seus pais por serem imigrantes clandestinos, nivela seu País, neste caso específico das famílias, levando a uma viajem à Treblinka Nazista.
É triste que um País que é o berço da liberdade e da democracia civilizada chegue a este lamentável fato perante os olhos do Universo, em pleno século 21.
Esse fato não poderia deixar passar despercebido, principalmente o choro daquelas criancinhas clamando pelos seus pais naquele vídeo que vazou através de uma ONG internacional.

Tem que resolver
O Executivo e o Legislativo de Monte Alto tem que resolver o problema do Código de Postura. A lei que foi retirada da Câmara para alguns ajustes, o que convenhamos foi uma medida acertada, porém tem que ser votada. Não dá para governar sem melindrar ninguém. A população que hoje pode achar ruim certas medidas necessárias, amanhã agradecerá, e disso não tenho dúvida. Não dá para governar seja na esfera Municipal, Estadual ou Federal, agradando a todos, se quiser governar de verdade.

História confirma
Não quero entrar no mérito moral destes homens públicos, mas sim em suas corajosas, inteligentes e polêmicas decisões que tomaram como prefeitos de São Paulo, que hoje beneficiam os 5.570 municípios e a população do nosso País.
Tais decisões passaram a ser Lei Federal e beneficiar todos os brasileiros, porém, tiveram seu início na capital do estado de São Paulo. Vamos aqui correr um pouco na história:
O leitor lembra quando o então prefeito da Capital de São Paulo, Paulo Maluf, juntamente com o apoio do Legislativo, criou a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança? As reclamações foram tantas e malharam o prefeito e os vereadores, e hoje é exemplo nacional.
O que falar então quando o prefeito José Serra criou o espaço para fumantes e não fumantes em estabelecimentos Públicos, a exemplo de restaurantes, casa de shows, clubes, etc? Quase apedrejam ele e os vereadores de São Paulo, e hoje, quem viajar pelo País verá que é lei e, além disso, já virou até uma mania. Alguém entra no carro hoje em dia sem colocar cinto de segurança antes de partir? Alguém vai a um restaurante e acende um cigarro se não for no espaço reservado aos fumantes?
Diante disso, concordo que a Prefeitura e a Câmara de Monte Alto sentem com calma e revejam os pontos polêmicos, porém, decidam em favor da maioria da população aperfeiçoando a lei, sem jamais os poderes Executivo e Legislativo abrirem mão do direito de organizar a cidade.
Para governar e legislar é preciso coragem. E coragem não se demonstra com ataques pessoais em qualquer setor público, porém, com ações efetivas que culminem com Leis firmes e que se traduzam em resultados.
As fotos são uma pequena mostra do que vem ocorrendo na cidade, as quais demonstram tanto a cidadania quanto a falta dela. Tirem suas conclusões.

Com cidadania

Sem cidadania

Esclarecimento
Na edição que trouxe as comemorações do aniversário da cidade, falei o que realmente foi fato concreto, que no desfile, só o deputado Marco Vinholi estava no palanque o tempo todo, porém, quero registrar que o deputado Gondim havia estado minutos antes, mas, diante do ‘cancelamento cancelado’, ele foi embora.
Embora o jornal tenha citado sua presença em matérias, nesta coluna não foi. Fica aí o meu registro, nunca é tarde para esclarecer os fatos verdadeiros no ‘jornalismo verdade’.
Na próxima edição vou voltar ao tema cidadania em Monte Alto com detalhes, como se diz na nossa gíria aqui do interior, não vou deixar quieto.

Gente que lê a gente
Meu amigo Adélcio Suster, que quando eu estava fotografando seu terreno para esta coluna, apareceu de surpresa e me perguntou? Para que você está tirando esta foto? E eu disse que era para minha coluna. Ele respondeu: “Que boa esta sua coluna. É importante para o jornal e para a cidade, pois ela revela as coisas necessárias. Estou tranquilo. Sou assinante do jornal e acompanho tudo, inclusive sua coluna”.
Obrigado Adélcio por nos prestigiar. Nosso encontro foi apenas casual, no momento de quem procura a notícia.

Registrando

VISITA

Monte Alto recebeu uma visita especial no último fim de semana. 28 membros de uma colônia japonesa da cidade de

CHEIA DE CHARME

Hoje, 3, é dia de festa na casa da advogada Camila Cavarzere Durigan e do empresário Wanderson Boer. A filha

PREPARANDO

A 143ª Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus, conhecida como a “Festa onde os Amigos se encontram”, começa a

NA SUÍÇA

Pela 2E Ligue, da Suíça – considerada uma das vitrines para os principais times do país –, o F.C Bosna

NA AGRISHOW

Por mais um ano, a FBB, empresa que tem forte participação nos mercados de Fundição e Agrícola, está presente na