Coluna do Alencar

Facebook
WhatsApp

Procuro, sempre que posso, invocar, trazendo para meus leitores temas que tenham interesse para a cidade e o município em geral, principalmente por que as pessoas vão deixando suas histórias na escada da vida. E isso realmente não é bom para a própria história.
Hoje vou falar um pouco do esporte e do Ginásio Baby Barione. Comecei entrevistando o Tonhão, como é conhecido o dono do estabelecimento ali localizado. Conversei também com alguns jovens que falaram a respeito de como estão vivendo a prática esportiva naquela importante praça de esportes nos dias atuais. Às vezes, na vida, é muito comum com a idade a gente se distanciar daquelas passagens que marcaram nossa juventude. Lembro-me que certo dia vinha no meu carro, saindo de um jogo de futebol com meu amigo Nelson Pala e coloquei uma música no toca CD. Ele me disse com palavras saudosistas: “Poxa, fazia tanto tempo que eu não ouvia esta música. Quanta saudade de minha juventude ela me traz”. E me pediu que a pusesse para tocar novamente. Foi um momento de saudosismo daquele amigo que retrata o que nós somos: criança, jovem, idoso e saudade.

Baby Barioni
O poeta Erasmo Carlos diz em uma de suas canções: “Domingo de sol pego o anzol, pego a lancha, vou navegando para o farol”. Domingo de sol não peguei a lancha mas peguei a minha máquina e fui caminhando para o Ginásio Baby, para rimar como o poeta aqui.
Cheguei ao ginásio e o rei dos astros estava forte. Lá jogavam equipes amadoras de futebol (Mutirão FC, que tem como técnico Elisandro) e Unidos do Tornosa (que tem como técnico Felipe Dorigan).

Entrevista com o capitão do time Mutirão FC
Diogo Rodrigues, capitão do time Mutirão F.C. disse em resposta à minha pergunta sobre a interferência da internet no tempo que hoje os jovens dedicam ao esporte: “Sem dúvida alguma, a internet atrapalha muito”. Na visão de Diogo, a prefeitura tinha que promover mais eventos esportivos e aproveitar as redes sociais para divulgá-los. Promover mais torneios, não só os oficiais. “Tá difícil tirar eles de casa, por isso, mais incentivos e divulgação de modo geral é primordial nesta era tecnológica”.
Lembrou dos pequenos torneios que tinham na periferia e citou o campo da Califórnia dizendo: “Lá, antigamente, a gente juntava times de todos os lados, porém, sem dúvida a internet hoje é uma realidade que tem influência”. Finalizou dizendo que espera que no verão as piscinas voltem a funcionar.

João Carlos, o famoso “João Maloca”
João Carlos, mais conhecido como João Maloca pelos companheiros – apelido que ganhou pela maneira que ‘chegava junto’ nas competições com os adversários – foi categórico: a internet, com certeza, acabou com tudo, a molecada hoje não quer mais saber de muita coisa, principalmente do esporte, só querem saber de ficar no computador, no celular. Antigamente chovia de jovens aqui; hoje, dá uma olhada, está tudo vazio.

O Dono Do Bar, Sebastião Coelhoso
Há mais de duas décadas ele diz que abre o bar toda tarde, mas o movimento é maior nos finais de semana. “Porém, de lá para cá, mudou muito”, afirma Sebastião. Para você ter uma ideia, Alencar, aqui tinha tanto jovem para praticar esporte que saia até briga, porque não tinha campo suficiente. As famílias vinham também, eu me lembro das filhas do Zezé Pneus; ele trazia as meninas, hoje já mulheres, claro. O Guilherme também trazia os filhos… era tudo tão diferente. Enquanto os pais jogavam bola, as crianças ficavam brincando. Hoje os tempos mudaram e os jovens estão trocando a bola pelo computador e pelo celular. É a mudança dos tempos, vamos fazer o que? É triste, mais real”.

Deltur fala
Diomedes Oliveira, diretor de Esporte da Prefeitura, também concorda que a internet influenciou as mudanças na prática de esportes, mas o Departamento vem fazendo de tudo e está aberto para novas ideias como as sugestões citadas pelo Diego do Mutirão, ou de alguém mais que possa ter novas ideias; e quanto às piscinas, disse que provavelmente, no começo de outubro, irão começar a funcionar.

Olha o concurso aaaaííííííí gente!!!
Segundo comentários, o prefeito João Paulo vai enviar para a câmara um projeto de lei para reestruturação de cargos no Executivo, o que fará com que cerca de 46 deles, hoje de confiança, irão para concurso no primeiro trimestre do próximo ano.

DONA ANTÔNIA E SEUS ARRETRADOS 90 ANOS
Antônia Mathias Cardoso, esposa do meu saudoso conterrâneo Inácio Moura, completou 90 neste mês de agosto. Dona Toninha tem filhos, netos, bisnetos e tataranetos. É uma alagoana arretada que veio para Monte Alto com seu esposo e alguns de seus filhos, outros nasceram aqui. Juntos, com honestidade e trabalho duro para ajudar a construir uma Monte Alto melhor. Foram momentos difíceis, mas, tendo o trabalho como lema e Deus acima de tudo, conseguiram vencer obstáculos formando esportistas, trabalhadores de vários segmentos, inclusive do Direito. Todo domingo, é na casa de Dona Toninha que a família se reúne para o almoço.

Registrando

VISITA

Monte Alto recebeu uma visita especial no último fim de semana. 28 membros de uma colônia japonesa da cidade de

CHEIA DE CHARME

Hoje, 3, é dia de festa na casa da advogada Camila Cavarzere Durigan e do empresário Wanderson Boer. A filha

PREPARANDO

A 143ª Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus, conhecida como a “Festa onde os Amigos se encontram”, começa a

NA SUÍÇA

Pela 2E Ligue, da Suíça – considerada uma das vitrines para os principais times do país –, o F.C Bosna

NA AGRISHOW

Por mais um ano, a FBB, empresa que tem forte participação nos mercados de Fundição e Agrícola, está presente na