Coluna do Alencar

Facebook
WhatsApp

Animais sempre fizeram parte da vida do ser humano
Os animais foram colocados na terra por Deus, durante toda sua existência, desde o homem primata até os dias de hoje, eles foram e são verdadeiros companheiros. Não importa se é na cidade, no campo, nas matas, seja ele domesticado ou não, a grande maioria dos humanos tem um animal, e de modo geral, como companheiro, muitas vezes, seu único companheiro.

Monte Alto vive um drama quanto aos animais
O município de Monte Alto está vivendo um drama muito sério com referência aos animais silvestres e principalmente domésticos. No último dia 4, mais precisamente na primeira sessão da Câmara Municipal, usei a Tribuna na Palavra Livre para falar sobre a situação que está vivendo a APAMA – Associação Protetora dos Animais de Monte Alto, que está sem dinheiro para dar continuidade especialmente ao projeto de castração, que é um fator primordial aos animais domésticos, para que os mesmos não se proliferem trazendo sofrimento tanto para eles quanto para os donos que, por mais amor que tenham, não tem condições de cuidar, e nestes casos, saída é a mesma de sempre: abandoná-los por falta de condições.

A APAMA ESTA AGONIZANDO
Com a falta de recursos públicos e também falta de apoio da sociedade, a Associação Protetoras dos Animais está realmente vivendo um drama. Seu Castramóvel não tem mais recursos financeiros para seguir em frente. Estão vivendo de campanhas e também indo a outras cidades prestar serviços e angariar fundos para sua subsistência. A minha ida à Câmara, juntamente com a presidente da APAMA, além de outros segmentos da sociedade que se preocupam com os animais, foi em busca de apoio real, e ao começar minhas palavras fiz questão de deixar claro que eu não sou candidato a nada, que a finalidade é a causa e não interesse próprio, principalmente o político.

A PEREGRINAÇÃO VAI CONTINUAR
Apesar de ter conversado com o prefeito, a Associação também vai conversar com os poderes Legislativo e Judiciário, além de representantes da sociedade. Muita gente fala: “Isso não vai virar nada, é coisa de político”.
Não, não é não! Para criar o Canil Municipal foi necessário usar um ato político enquanto vereador, pois só através de uma Lei Municipal foi possível tornar esta luta em defesa dos animais legalizada.
Temos aproximadamente trinta mil pessoas na cidade e no município que não possuem animais de estimação, porque não gostam com certeza, ou talvez por falta de campanhas de estímulos para adoção. Porém, tudo isso desemboca nos recursos que Associação não tem.

UMA DAS SOLUÇÕES PARA ANGARIAR RECURSOS
No meu pronunciamento na Câmara Municipal, apontei uma saída: temos em Monte Alto muitas pessoas que colocam Outdoor por conta própria. Fazem propagandas de todas as maneiras e não pagam nenhum tipo de imposto com exceção das firmas legalizadas, e essa, seria uma das soluções. Mas para que tudo isso ocorra é necessário lei e fiscalização. Não adianta querer jogar só no colo do departamento de Marketing da prefeitura mesmo porque eles também não têm estrutura para fiscalizar. A prefeitura, volto a repetir, teria que ter um fiscal de postura para ver essas irregularidades. O que o departamento de Marketing pode, sim, dentro da lei, é fazer um chamamento para explorar os próprios públicos, cobrar e reverter para a causa animal. Não podemos esquecer que hoje o canil está sendo mantido parcialmente pela prefeitura, porém, parte das responsabilidades ficam com a APAMA, que deveria estar só com os cuidados dos animais, entre eles as castrações.

ASSASSINATOS DE ANIMAIS: A TRISTE REALIDADE DOS ANIMAIS SILVESTRES ATROPELADOS
Outro tema que foquei naquela noite foi a morte de animais silvestres atropelados na Rodovia SP 305 – mais precisamente no ‘S’ da serra do Barreiro e muitas vezes perto do pedágio. Não é possível mais tolerarmos isso. É uma crueldade.
Para evitar tantas mortes, necessário se faz a construção urgente de um túnel para que os animais, a exemplo de tamanduás, cachorros do mato, jaguatiricas, onças, tatus… passem por baixo. Inúmeros são os macacos que constantemente são vítimas, até em família, como recentemente mãe e filha foram mortas. Cabe fazer um estudo, uma rede talvez de cipó para que eles possam se movimentar de um lado para outro sem serem assassinados por motoristas, muitas vezes inescrupulosos. Mostrei um cartaz com vários deles mortos, cujas fotos me foram enviadas pela moradora do Bairro do Barreiro, Cristiane Biscola, que todos os dias vem trabalhar em Monte Alto e presencia cenas deprimentes e me envia as fotos.
Outra solução para amenizar tal situação seria mais sinalização na serra chamando atenção dos motoristas para passagem e o cuidado com os animais silvestres na estrada. Tudo contribui.

Foi necessário
Foi necessário dedicar esta coluna a estes fatos já que é uma causa tão importante. Os animais também sentem saudade, dor, fome, ausência, maus tratos, a diferença é que nós, humanos, podemos lutar pelos nossos direitos, pedir ajuda e eles não. A qualquer hora que tu chegar, pode estar caindo um temporal que teu cachorro vai ao teu encontro te receber e te fazer carinho. A maioria dos humanos faz isso? Termino com essa indagação.

SAUDADES
Na última edição, o meu amigo Marcelo Bacallini me telefonou dizendo que sentiu falta desta coluna no jornal. Olha nós aqui outra vez, meu amigo! Obrigado, continue nos prestigiando.

Registrando

BASE CAMPEÃ

Pode comemorar, torcedor montealtense. A base de futsal do MAC foi campeã da fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude

PARABÉNS D. ELINÁ

As famílias Camargo e Victório Rodrigues se reuniram no último fim de semana para celebrar o dom da vida da

BODAS DE OURO

O casal Mário Wagner Pavão dos Santos e Maria José Cestari dos Santos “Zeca” completou no sábado, 20, suas Bodas

TEEN KIDS

O último sábado, 20, foi de festa e comemoração para a equipe da Teen Kids. A loja, já renomada e

BODAS DE PRATA

A prefeita Maria Helena Rettondini e seu marido, o secretário de Governo, Carlos Rettondini, abriram um espaço na agenda para