Coluna do Alencar

Facebook
WhatsApp

Fórum de Monte Alto
No ano de 1986, estava acompanhando o prefeito de Monte Alto, Dr. José Rodrigues, na cidade de Rio Claro, durante a visita do então governador Franco Montoro.
Na oportunidade, presenciei o seguinte diálogo entre o prefeito de Monte Alto e o Governador do Estado:
– Bom dia, Governador.
– Olá Prefeito como vai?
– Vou bem governador! Respondeu o prefeito, que disse ainda: governador Montoro, o senhor sabe que eu sou pidão, ao que o governador esboçou risos.
– Como tem muitos companheiros de outras cidades, vou fazer logo o meu principal pedido: “Sabe o que é governador, a Prefeitura e a Câmara funcionam no mesmo prédio e o Fórum ao lado. Na realidade, eu precisava construir um local novo para Prefeitura e um novo Fórum para a minha Cidade”.
Foi o primeiro pedido de um novo Fórum para cidade de Monte Alto, o que já faz quase quarenta anos. De lá para cá, outros prefeitos tentaram, juntamente com presidentes da OAB e foram incontáveis viagens à capital em reunião com Presidentes do Tribunal de Justiça, caravanas durante todos estes anos, inclusive com a participação do Desembargador Bellochi, que foi Juiz e tem parentes e amigos em Monte Alto.
Não faltaram esforços, porém, a realidade é a que eu falei para o Dr. Jeferson Iori, ex-presidente da OAB, o qual foi outro guerreiro na tentativa de construir um novo Fórum na cidade: “Doutor, não estou desanimando o senhor, porém, não vai ser fácil sair o novo Fórum nestes anos, segundo fontes que tenho de dentro da Secretaria da Justiça.
Hoje, com o atual governo Doria, com o vice, Rodrigo Garcia e a presença da ex-prefeita Silvia Meira no Palácio dos Bandeirantes, dando continuidade à luta da OAB, que tem à frente o jovem batalhador Dr. Marcelo Zocchio como presidente, pode ser que o novo Fórum de Monte Alto saia e não seja só um sonho de uma noite de verão, fazendo justiça aos abnegados prefeitos, vices, vereadores, entre eles, a vereadora Maria Helena Rettondini, que ultimamente lutou em busca desta importante obra, e incansáveis advogados que presidiram a 158ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil nos últimos 33 anos, desde sua fundação na cidade, com seu primeiro presidente, Dr. Aniz Haddad, coincidentemente no mês de abril 1986.

O Cavalo na Chuva
Tem muita gente dizendo que a ex-prefeita Silvia não será candidata nas próximas eleições municipais, até porque, hoje, ela está em uma situação confortável no Palácio Bandeirantes, assessorando o vice-governador Rodrigo Garcia.
Porém, tudo vai depender da situação do ano que vem e do grupo político ao qual ela faz parte e lidera. Por enquanto, seu cavalo está na chuva.
Só para esclarecer para os mais jovens, existe um dito popular, muito usado até anos atrás, que se refere a uma pessoa abandonar suas pretensões, desistir de algo, era comum falar: “Vai tirando teu cavalinho da chuva” ou “tira teu cavalo da chuva”.
Volto a afirmar que o cavalo de Silvia Meira está na chuva!

Amigos a parte
O presidente da Câmara Municipal, Baltazar Garcia, tem comentado que é amigo do prefeito, mas é aquilo que eu escrevi nesta coluna semana passada: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
Baltazar disse que não quer atrapalhar o Executivo referindo-se à ação que o Legislativo entrou sobre o concurso e não foi aceita pela justiça. A ação foi interposta novamente, agora, em nome de vários munícipes, individualmente, reclamando suas queixas.
O vereador também notificou a Prefeitura sobre uma Lei que isenta pessoas de baixa renda da taxa de inscrição para concursos.Baltazar foi taxativo: Eu só quero que corrijam o Edital do concurso para não prejudicar as pessoas que já pagaram e vão prestar as provas. De acordo com o presidente do Legislativo, foram feitos alguns ajustes, porém, não todo o necessário.

Conservatório Municipal
O vereador Thiago Cetroni, autor da emenda que passou o conservatório para Educação, enviou-me através de zap os vários motivos que o levaram a fazer a emenda que resultou em o conservatório voltar para a pasta da Educação.
São inúmeros os motivos apontados por ele. Na próxima edição farei um mini pinga fogo aqui nesta coluna para que o mesmo possa explicar melhor para o nossos leitores.

Silvia sempre presente no Palácio do Governo
A ex-prefeita Silvia Meira esteve acompanhando o vereador Donizete Morelli, do PSDB de Monte Alto, em audiência com o secretário regional, Marco Vinholi. Na oportunidade, Morelli fez três pedidos ao deputado por meio de oficio: uma verba de R$ 300 mil reais para infraestrutura e mais uma verba de R$ 50 mil reais ou um show para os festejos da cidade no próximo mês de maio, quando Monte Alto estará completando 138 anos de fundação. O secretário Vinholi disse que fará o possível para atender o vereador, porém, tudo que se refere a Monte Alto será alinhado com Silvia Meira. Donizete disse ser muito grato pela maneira gentil que foi recebido tanto pelo secretário quanto pela ex-prefeita montealtense.

Recordar é viver

No ano de 1963, o ex-vereador e agricultor Geraldo Miranda, parado com seu Simca Chambord na Nhonhô Livramento, em frente ao bar “Toca da Onça”, famoso ponto de encontro de amigos nos anos 60. A foto ficou para a história e me foi enviada pelo nosso amigo e leitor Nelsinho Zaupa, e fiz questão de registrá-la para dar continuidade à história de nosso povo e sua gente.

Mundo ainda vive a época de Madalena
Em pleno Século XXI, vocês podem pensar que estou falando da letra da música de Martinho da Vila, porém, não é dessa Madalena que falo, e sim, da mulher Maria Madalena, hoje santa para os católicos, que um dia foi levada diante de Jesus para ser apedrejada por ser uma prostituta. Naquela época, os judeus e cristãos aplicavam a “Lei da Lapidação”, que depois foi abolida pelo Novo Testamento, a qual resumia no apedrejamento até a morte de uma mulher que cometesse adultério, ou tivesse uma vida profana. Jesus foi o primeiro a dar um basta nisso.
Infelizmente, nos dias de hoje, ainda existem países que, em pleno ano 2019, ou seja, mais de dois mil anos após o acontecimento, retroagem aplicando a mesma lei de sua época.

Registrando

PRIMEIRA DERROTA

O MAC foi apresentado à sua primeira derrota na Taça EPTV de Futsal. Na noite de segunda-feira, 6, o time

SUCESSO

Em mais um ano, Weder Alves, organizador do Monte Alto Rodeio Show, comemora o sucesso do evento realizado entre os

HOMENAGEM

Para celebrar o dia das Mães, a diretoria da ACIMA se fez presente defronte ao banco Santander no sábado, 11,

EXPRESSIVA DATA

A atriz montealtense Analice Pierre e seu marido, Rafael Carandina, celebraram 11 anos de união no dia 11 de maio

FESTA

Desde o dia 4 de maio, a Paróquia Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima está em festa. E tudo