Diários de Bicicleta

Facebook
WhatsApp

 

 

Essa semana, falarei sobre a realização de um outro grande sonho. De última hora resolvemos correr atrás desse tal sonho, depois a gente dorme. Em 5 minutos estávamos numa agência combinando com os guias, que nos levariam a tentativa de subir Huayna Potosi, uma das maiores montanhas da Bolívia, que está a 6088 m.s.n.m. No dia seguinte às 9h da manhã partimos pra base da montanha. Chegamos, almoçamos e seguimos caminhando pro acampamento alto, que fica a 5130 m.s.n.m. Chegamos a tarde, jantamos às 6h e fomos pro berço. Malucos de todo o mundo, cada um mergulhado na sua concentração pra tentar subir a montanha no dia seguinte. Vários colchões no chão, cada um enrolado no seu saco de dormir e muita calma pra tentar dormir tão cedo. A meia noite acordamos. Um clima de ansiedade misturado com adrenalina dominava o acampamento. Cada um com sua lanterninha na cabeça, arrumando as coisas em alta velocidade, otimizando o tempo para que, no máximo a 1h da manhã, tudo estivesse pronto, a barriga cheia e o foco voltado à longa subida, que seria mil vezes mais difícil do que eu imaginava.
E então eu fui, única e exclusivamente concentrado na combinação “passos-respiração”.  Enfincando os pés na neve, com aquelas botas cheias de cravos em baixo, lanterna na cabeça e aqueles machadinhos pontudos nas mãos (veja minha experiência em relação aos nomes dos equipamentos). Foram horas de introspecção e muita vontade. Até as 4h30 da manhã eu estive bem, muito cansado, é claro, respiração muito ofegante, sem ar, mas estava bem. Depois disso a coisa ficou bem complicada. As duas últimas horas foram algo que eu nunca havia sentido. Um  desgaste físico muito grande, tão gigante quanto a vontade de chegar lá em cima. Seguimos fazendo pequenas paradas de descanso, as quais eu simplesmente jogava meu corpo na neve e buscava acalmar a respiração. Os passos deveriam ser extremamente lentos, e em alguns momentos, eu praticamente rastejei, com o corpo em 90°, como uma velhinha com dor nas costas. O tronco apoiado no machadinho, passos de pequenos centímetros e a outra mão no joelho, para segurar o resto do corpo. As vezes, quando as subidas davam uma trégua, eu voltava a caminhar normalmente, mas os últimos 45 minutos foram bem inclinados. Os últimos 20 minutos então, nem se fala. Para chegar no topo, que é só um pedacinho de neve, lá em cima, deve-se passar pela chamada “La Cresta”, que é um paredão, com um caminho de poucos centímetros, tendo de um lado um penhasco de 200, e do outro, 1000m. (calma mãe). 
Esse momento eu jamais vou esquecer. Não sei como, mas não senti medo, só adrenalina. Sabia que nada iria acontecer, o guia me tranquilizou, eu só não poderia me desconcentrar. Eu estava a pouquíssimos metros do final, estava ali, com o sol nascendo no lugar mais alto da minha vida, e mesmo assim eu pensei “Meu Deus, será que eu vou conseguir chegar?” Tive que pedir forças pra conseguir caminhar aqueles últimos metros, naquelas condições. Quando cheguei eu entendi por que o ser humano é tão maluco, e sente tanto prazer em ficar meses nas montanhas do Nepal, por exemplo, aclimatando o corpo, pra um dia conseguir chegar no topo do Everest, ficar 3 minutos e descer. É um prazer muito grande, uma conquista, uma satisfação inesquecível. Quando cheguei, desabei no chão, me joguei na neve e gritei, como um retardado. Foram 15 minutos lá em cima, curtindo o frio de -18°C e agradecendo muito a Deus por estar ali, 6088 metros mais próximo Dele. 

 

 

 

Registrando

VISITA

Monte Alto recebeu uma visita especial no último fim de semana. 28 membros de uma colônia japonesa da cidade de

CHEIA DE CHARME

Hoje, 3, é dia de festa na casa da advogada Camila Cavarzere Durigan e do empresário Wanderson Boer. A filha

PREPARANDO

A 143ª Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus, conhecida como a “Festa onde os Amigos se encontram”, começa a

NA SUÍÇA

Pela 2E Ligue, da Suíça – considerada uma das vitrines para os principais times do país –, o F.C Bosna

NA AGRISHOW

Por mais um ano, a FBB, empresa que tem forte participação nos mercados de Fundição e Agrícola, está presente na