Minha Terra e sua Gente

Facebook
WhatsApp

Tiradentes deve estar se remexendo no túmulo
No dia 21 de abril comemoramos mais um aniversário da morte de Tiradentes (Joaquim José da Silva Xavier), exatamente 308 anos. Tiradentes era um militar e queria libertar o Brasil do domínio da coroa portuguesa, onde começou a origem da República. Sonhava com uma Pátria livre e sem grandes cobranças de impostos, com harmonia entre os governantes e justiça social ao seu povo.
Fez um levante (movimento) silencioso e pagou com sua própria vida no ano de 1792, de maneira cruel. Como quase todos que lutam por um ideal, foi traído e seu algoz traidor foi José Silvério dos Reis, aquele tipo que existiu e sempre existirá na humanidade. Negocia a cabeça de amigos, lambe as botas do poder, não importando qual seja. Não tem idealismo sendo o seu maior intuito sempre se dar bem, e quando o poder não lhe alcança, reza para não dar certo.

 

Pinga fogo com Tiradentes
– O senhor que sempre quis uma pátria sem exploração de impostos, como vê que hoje, em cada item da cesta básica e também em outros produtos, quase a metade do valor são impostos?
– Senhor Alferes (oficial militar), e sobre a situação da nossa República que o homenageia até os dias de hoje como um dos grandes heróis brasileiros independente de ser esquerda, direita, centro ou militar, diga-se de passagem, merecidamente!
– Os poderes não se entendem: Executivo, Judiciário e Legislativo: O que fazer?
– Estão há anos destruindo as matas que o senhor tanto conhecia, e sabe aquele ouro que o senhor fiscalizava para não roubarem da Dinastia, hoje, está bem pior, além de roubarem estão poluindo os rios com mercúrio para extraí-lo sob os olhos de algumas autoridades muitas vezes complacentes.
– Outra coisa, Alferes, nosso herói. Nos anos setenta, inventaram uma estrada chamada Transamazônica que não deu em nada, só serviu para desmatar mais ainda as nossas matas que choram sem parar todos estes anos com as derrubadas e as queimadas das florestas, tão necessárias à nossa saúde e ao meio ambiente, à fauna e à flora, sem contar as nossas riquezas naturais.
– Sabe aqueles Índios, que já estavam aqui quando o pessoal da Europa, ou seja, os primeiros brasileiros, hoje foram quase que totalmente dizimados pelo homem branco invasor.

Tiradentes quem foi e quem é esse cara?
Na quarta feira, dia do feriado do nosso herói, por curiosidade jornalística fui às ruas e perguntei para algumas pessoas se sabiam responder quem foi Tiradentes.
Encontrei todos os tipos de respostas, desde aqueles que falaram o que ele foi corretamente até outras como uma senhora que me disse: “Ah, eu sempre ouvi falar do homem cabeludo que arrancava dentes sem anestesia”. Um jovem que me disse: “Sei lá cara, era um cara que deu uma de salvador da pátria e apagaram ele”. E por aí foram muitas respostas, até bizarras, que prefiro nem comentar.

Causa animal: grandes avanços
É indiscutível o avanço da causa animal nesta administração. A prefeitura acaba de contratar o veterinário Rodrigo Menezes (foto abaixo) para ser o Diretor responsável pelo Canil Municipal. Jovem e experiente, Rodrigo tem tudo para contribuir com o dinâmico Fabio Nascibem, Secretário de Meio Ambiente.
Vale ressaltar que a estudante de veterinária Ana Paula vinha tocando o Canil há anos, voluntariamente, o que não é sua função, sempre o fez por amor aos animais. Ela é responsável pela Apama (Associação Protetora dos Animais de Monte Alto) que cuida das castrações no Castramóvel, e também estagiária do Canil Municipal.
Se a prefeita Maria Helena continuar dando este apoio para os animais e fortalecendo seu secretário Fábio Nascibem (foto abaixo), seus primeiros cento e vinte dias de governo, em plena pandemia, já foram consagrados para a causa animal na opinião deste colunista, que é isento, pois nem nela votou.

Precisa de “Bombeiros”
Na atual administração, embora estejam começando, há setores que tem que haver “Bombeiros”. O relacionamento com alguns setores da sociedade precisa de prudência, principalmente com a Câmara Municipal. A prefeita está começando agora o seu mandato em plena pandemia e tem que haver colaboração por parte de todos que amam a cidade. Chega de quanto ruim melhor neste País, neste Estado e neste Município.

Verba para castração
O Vereador Murilo Jácomo, conseguiu uma importante verba para castração de animais com o Deputado Ricardo Izar. Por isso temos que votar em deputados que trabalham pelo município. As pessoas votam em políticos que nunca vieram nem sabem onde fica Monte Alto. Isso tem que acabar.

Ana Paula, responsável pela Apama

Registrando

PRIMEIRA DERROTA

O MAC foi apresentado à sua primeira derrota na Taça EPTV de Futsal. Na noite de segunda-feira, 6, o time

SUCESSO

Em mais um ano, Weder Alves, organizador do Monte Alto Rodeio Show, comemora o sucesso do evento realizado entre os

HOMENAGEM

Para celebrar o dia das Mães, a diretoria da ACIMA se fez presente defronte ao banco Santander no sábado, 11,

EXPRESSIVA DATA

A atriz montealtense Analice Pierre e seu marido, Rafael Carandina, celebraram 11 anos de união no dia 11 de maio

FESTA

Desde o dia 4 de maio, a Paróquia Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima está em festa. E tudo