Minha Terra e sua Gente

Facebook
WhatsApp

A importância dos animais EM nossa vida

Toda cidade, ou melhor, o município como um todo, tem que focar na situação que vivem seus animais. Algumas pessoas, por falta de conhecimento, outras por falta de amor, e outras até por uma questão de índole, esquecem que os animais estão neste universo porque Deus, um ser superior, assim o quis. Negligenciar suas vidas com maus tratos, abandono, ignorar sua existência, como vivem, é um problema muito sério tanto para os que são seus donos como para o poder público constituído. A coisa mais difícil neste País, neste Estado, foi encontrar políticos no decorrer de sua existência que se preocuparam com nosso meio ambiente, nossa flora e com nossos animais, sejam silvestres ou caseiros.
Há mais de uma década fiz uma reunião na Associação Antialcoólica de Monte Alto e convidei todas as pessoas que demonstravam se preocupar com os animais, principalmente os abandonados, e foi então que foi colocado em votação a fundação da primeira ONG de proteção aos animais no município de Monte Alto. Aí ganhou o nome sugerido pela veterinária Ana Maria Di Madeu. “É o bicho” e teve como primeira presidente, Andrea Bazzon. Mas como eu era político na época, logo vieram um mutirão de ataques à minha pessoa, muitos dizendo que estava fazendo aquilo por política. O mais importante é que ali foi plantada a semente e foi atingido objetivo de cuidar dos animais. Depois vieram a APAMA , as Protetoras de Monte e outras mais que eu sei gostam e cuidam dos animais, graças a Deus.

A Importância das castrações para os animais


O vereador Murilo Jácomo conseguiu juntamente com APAMA – Associação Protetoras dos Animais de Monte Alto – uma importante conquista para os animais da cidade, uma verba de R$ 50 mil, junto ao deputado federal Ricardo Izar. Conversando, ele me disse ser um humilde valor. E eu afirmei: humilde valor? Grande valor, isso sim. Vai proporcionar, juntamente com departamento de Saúde da prefeitura a castração de aproximadamente 500 felinos, que diga-se de passagem, é a primeira castração com verba de emenda de deputado para os animais do nosso município. Para aqueles que xingam os políticos, tem que saber separar o bom do mau político, e quando a política é feita com honestidade e trabalho, pensando em resolver os problemas dos humanos, dos animais, da flora, do meio ambiente, ela não é problema, é solução. Por isso é importante votar em políticos que trazem recursos para nossa cidade. Claro que o deputado Ricardo Izar trouxe outros importantes recursos de valores bem maiores financeiramente para o município, só que para a os animais, nos últimos oito anos ele, em parceria com o vereador Murilo Jácomo, foi o primeiro, e para castração de animais domésticos foi o único até o fechamento desta coluna de quase quarenta anos que escrevo neste jornal de cinquenta seis anos de sua existência. Foi o único, vou repetir o nome, Ricardo Izar, o único e ponto final. E estou à vontade para falar porque o conheço desde criança, já que trabalhei com seu pai no ano de 1966 quando cheguei em São Paulo, jovem, cheio de esperança e vontade de vencer na vida, Ricardo Izar (Pai) ainda não era político, foi meu companheiro e conselheiro, trabalhávamos no Centro Comercial Paulista, na av. Brigadeiro Luiz Antônio 2050, na capital.

Quero deixar bem claro que não fiz campanha para ele, Ricardo Izar Filho, estou aqui registrando seu trabalho como um deputado presente em Monte Alto. Vou aqui pedir emprestado a frase do meu amigo Beto Colatreli, Provedor da Santa Casa de Monte Alto. “Chega de deputado ‘Copa do Mundo’ que só aparece na cidade de quatro em quatro anos.” Ricardo Izar, como outros poucos, está sempre presente, não só fisicamente, mas através das suas ações em Monte Alto.

 

Ações que o Meio Ambiente agradece

No ano de 2010 foi assinado um T.A.C – Termo de Ajuste de Conduta – com a prefeitura e a Sabesp, proprietários rurais, para a não poluição do Córrego do Gambá que abastece o Córrego Rico, que por sua vez, abastece a cidade de Jaboticabal. Como estou toda semana no Canil Municipal, fui avisado pela estudante de veterinária, Ana Paula Zilli, que me alertou para o problema das fossas sépticas, que recebe os detritos dos animais do Canil. Levei ao conhecimento do secretário de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal, Fábio Nascibem, e explique para ele a situação e também da existência do T.A.C, e que a fossas estavam começando a dar problema, já que estavam cheias e quebradas, e que isso afetaria o meio ambiente. O mesmo pediu um prazo para resolver o problema, o que já está sendo feito, segundo a foto. Em poucos dias tudo estará resolvido. É isso aí, esta semana começou um pessoal terceirizado a trabalhar no local e aos poucos as questões do canil estão sendo sanadas.

PARA REFLETIR

Nos cemitérios estão enterradas pessoas que morreram por vários motivos, a diferença entre eles é que aqueles que morreram com ganância financeira não levaram nada com eles. Lá não tem fazenda, carrões, palacetes, porque lá só tem lugar para o corpo, que virará pó e saudade para alguns.

GRATA SURPRESA

Estes dias, em visita a um amigo, deparei-me com este lendário piano. Ao questioná-lo, fiquei ainda mais surpreso com a resposta, pois ele disse-me que tão raro e belo instrumento musical pertenceu a nada menos do que à ex-primeira dama e pianista, professora Laura Pizarro.

 

Registrando

VISITA

Monte Alto recebeu uma visita especial no último fim de semana. 28 membros de uma colônia japonesa da cidade de

CHEIA DE CHARME

Hoje, 3, é dia de festa na casa da advogada Camila Cavarzere Durigan e do empresário Wanderson Boer. A filha

PREPARANDO

A 143ª Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus, conhecida como a “Festa onde os Amigos se encontram”, começa a

NA SUÍÇA

Pela 2E Ligue, da Suíça – considerada uma das vitrines para os principais times do país –, o F.C Bosna

NA AGRISHOW

Por mais um ano, a FBB, empresa que tem forte participação nos mercados de Fundição e Agrícola, está presente na