Minha Terra e sua Gente

Facebook
WhatsApp

Neste momento de turbulência política que o Brasil vive, em que a Democracia corre risco de cair, por vários motivos, achei importante transcrever algumas frases históricas que marcaram a história da proclamação da Constituição Federal de 1988, ditas pelo então Deputado Federal e presidente da Comissão da Constituição, Ulysses Guimarães. Ele foi um dos homens mais íntegros do cenário político nacional. Quero registrar também que no ano em que foi promulgada a Carta Magna, ou melhor, a Constituição, naquele inesquecível 5 de outubro de 1988, o país saía de uma Ditadura Militar vivida por mais de duas décadas e a Constituição tem que ser respeitada acima de tudo.

ABAIXO, TRANSCREVO Frases ETERNIZADAS POR Ulisses Guimarães na proclamação da Constituinte

“Temos ódio e nojo à ditadura.”

“O Brasil precisa de uma Constituição em que o povo seja o fundador, por votação direta, do governo e da lei.”

“O homem público é o cidadão de tempo inteiro, de quem as circunstâncias exigem o sacrifício da liberdade pessoal, mas a quem o destino oferece a mais confortadora das recompensas: a de servir à Nação em sua grandeza e projeção na eternidade.”

“Enquanto houver norte e nordeste fraco, não haverá estado forte, pois o país será fraco.”

“A liberdade não pode ser mero apelo da retórica política. Ela deve exercer-se dentro daqueles velhos princípios, que impõem, como único limite à liberdade de cada homem, o mesmo direito à liberdade dos outros homens.”

“Liberdade, Soberania, Justiça. Sobre estas ideias simples construíram-se as maiores nações da história. Elas serão o âmago da nossa razão comum no trabalho de dotar a Nação de uma nova e legítima Carta Política.”

“Traidor da Constituição é traidor da pátria.”

“A voz do povo é a voz de Deus. Com Deus e com o povo venceremos, a serviço da Pátria, e o nome político da Pátria será uma Constituição que perpetue a unidade de sua Geografia, com a substância de sua História, a esperança de seu futuro e que exorcize a maldição da injustiça social.”

“A revolução de 1964 ressuscitou do cemitério da oligarquia perrepista, sepultado que foi pela revolução de 1930, o lema cínico de que ‘feio em política é perder as eleições’ Feio não é prender arbitrariamente, fraudar eleições pelo dinheiro e pela pressão da máquina administrativa, admitir ou remover funcionários por perseguição, espancar estudantes, nomear parentes, amigos e sexagenários. A inflação não é feia. Feio é perder as eleições (para os arbitrários – explico aqui, que esta parte entre parênteses é de minha autoria, uma vez que não quis ser partidário).”

“Não roubar, não deixar roubar, pôr na cadeia quem roube, eis o primeiro mandamento da moral pública.”

“Em política, estar com a rua não é o mesmo que estar na rua.”

“A civilização é a longa e fascinante história da libertação do homem. A liberdade é o roteiro da civilização. Toda invenção é triunfo da libertação humana. Com a roda o homem começou a libertar-se do espaço e do tempo; com a agricultura, do nomadismo e da fome: com a medicina, da doença; com a casa, a roupa e o fogo, das intempéries, do frio e das feras: com a escola, da ignorância; com a sociedade, da solidão; com a Imprensa, o rádio e a televisão; da informação; com a democracia, dos tiranos.”

“A sociedade sempre acaba vencendo, mesmo ante a inércia ou antagonismo do Estado.”

“Enquanto houver cachaça, samba, carnaval, mulata e campeonato de futebol, não haverá rebelião no Brasil. O coríntians segura mais o povo do que a Lei de Segurança Nacional.”

“Não é a Constituição perfeita, mas será útil, pioneira, desbravadora. Será luz, ainda que de lamparina, na noite dos desgraçados.”

FINALIDADE
A finalidade desta coluna é contar a história como ela foi e como ela é. Dr. Ulisses foi um ícone na política do Brasil e deixou grande legado para as futuras gerações. Até na sua morte ele foi diferente, ele se foi em acidente aéreo entre entre o Rio e São Paulo, sobre o mar. E mar levou suas lembranças mas não sua história.

Registrando

VISITA

Monte Alto recebeu uma visita especial no último fim de semana. 28 membros de uma colônia japonesa da cidade de

CHEIA DE CHARME

Hoje, 3, é dia de festa na casa da advogada Camila Cavarzere Durigan e do empresário Wanderson Boer. A filha

PREPARANDO

A 143ª Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus, conhecida como a “Festa onde os Amigos se encontram”, começa a

NA SUÍÇA

Pela 2E Ligue, da Suíça – considerada uma das vitrines para os principais times do país –, o F.C Bosna

NA AGRISHOW

Por mais um ano, a FBB, empresa que tem forte participação nos mercados de Fundição e Agrícola, está presente na