Minha Terra e sua Gente

Facebook
WhatsApp

O que é um estadista ou uma estadista? Segundo o dicionário, é alguém que exerce liderança política sem limitações partidárias e tem a arte de governar. No sábado, dia 11 de setembro, aconteceu em Monte Alto um importante evento político com a vinda do vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia, assim como muitos que aqui já ocorreram.
Ele veio acompanhado de sua comitiva, entre eles alguns deputados. Até aí, normal, pois nestes últimos 50 anos, já presenciei e fiz muitas coberturas jornalísticas deste tipo de evento na cidade com presença de governadores, vices, deputados etc. Porém, o que me causou surpresa foi o fato de que, neste tipo de evento, foi a primeira vez, volto a repetir, a primeira vez, que estavam presentes todos os segmentos da política local, podendo afirmar que foi uma festa da democracia.
Vale destacar neste encontro o trabalho que vem sendo feito há anos pela ex-prefeita Silvia Meira, hoje lotada no Gabinete do vice-governador Rodrigo Garcia.
Porém, quero deixar registrado o trabalho da atual prefeita, Maria Helena Rettondini, que também trouxe emendas ao município. Ela saudou as lideranças e é claro que, quando se fala para uma multidão improvisadamente, sempre se dá ênfase mais a uma ou outras pessoas, mas de modo geral se dirigiu a todos. Foi um acontecimento histórico, digno de uma Estadista, ou melhor de Estadistas como Silvia Meira e Maria Helena Rettodini.

Entender ou não querer entender, eis a questão
Não sou muito de usar o Facebook, por enquanto, pois estou fazendo um curso para me aperfeiçoar já que sei de sua importância, independente de idade e camada social.
Fiz uma publicação parecida como esta que estou escrevendo, e houve umas duas pessoas que não entenderam, ou se precipitaram, sem analisar o que escrevi. Me referia à surpresa de ver tantos segmentos da política local juntos, independente de quem os convidou. Porque não adianta convidar para um evento mesmo sabendo que a pessoa vai ganhar o céu, a terra e o mar; se não for afinada e simpatizar com as anfitriãs, certamente não irá.
Também vale destacar o trabalho da equipe da Prefeitura, que de maneira organizada, fez contatos com lideranças locais e regionais com um trabalho incansável para que tudo ocorresse de maneira organizada como aconteceu, principalmente para a imprensa que pode trabalhar à vontade.

Brasil e a terceira via. Será?
Uma das coisas mais difíceis que existe no universo democrático político é unir forças em torno de um nome quando existem várias correntes políticas. Hoje temos dois candidatos a Presidente do Brasil, que são o atual presidente do País, Jair Bolsonaro e o ex-presidente, Lula.
Querem encontrar uma terceira via, e aí vem a pergunta: Quem vai abrir mão? Do PSDB, Dória, se for o indicado do seu partido, jamais; Ciro Gomes do PDT, como diria um clássico musical antigo…faz-me rir! Nunca, ele já tem até o seu plano de governo pronto. O PMDB deve ser vice de Lula e até de Bolsonaro, não se espante.
Como dizia o velho conhecedor e pensador político mineiro, Magalhães Pinto: “A política é como a nuvem, você olha, ela está de um jeito, daí a pouco olha novamente, ela já mudou”. Então, tudo é possível, até uma grande união das esquerdas ou do próprio Centrão que hoje apoia o Presidente Bolsonaro, com o centro e a direita formados por DEM, PSDB, MDB, PSD e mais outros partidos menores. Porém, é difícil.

Turismo
A atual administração vem investindo dentro do possível no Turismo. Seu Diretor, Renan Petrasso vem desenvolvendo um bom trabalho frente à pasta, mas por experiência própria, a iniciativa privada precisa acreditar como fez a cidade de Brotas e investir no Turismo do município, seja rural, ambiental ou religioso, para que o Turismo se consolide definitivamente em Monte Alto.

Quem disse? Vereador Mauro Cavaletti
O que disse? Estive prestigiando o evento sábado porque sou vereador e tudo que for para o benefício do município estarei prestigiando, independentemente de qualquer coisa.

Brasil, oh Pátria Amada que…..
O nosso país passa por momentos difíceis, em várias áreas, porém, só se fala de política, infelizmente. O meio ambiente está sendo destruído e os governantes não estão nem aí, uma crise hídrica que avança, não chove, as hidrelétricas ameaçando parar, um apagão à frente. Logo vamos cantar aquela música que eu satirizava quando fazia programa de rádio. “Brasil, Pátria que me seduz, de dia falta água, de noite falta luz”.

Para Refletir
Esse negócio de que a vida dá muitas voltas, em tom de ameaça, é para jovens. Quando o cara já está indo para os oitenta anos, a vida tem poucas voltas para dar.

Política se faz ciscando para dentro
Sempre ouvi falar que Política se faz ciscando para dentro, o que aliás, dizem nos anais da história política que o autor da importante frase é o saudoso deputado Ulisses Guimarães.
A atual prefeita de Monte Alto, Maria Helena Rettondini, vem usando desta estratégia, ou seja, procurando trazer para perto de si as principais lideranças da cidade. Ela foi eleita para governar por quatro anos e tem ciência disso. Está a menos de um ano deste tempo, e ao que se pode perceber, tudo fará executar o cargo que lhe foi confiado com a participação de todos.

Registrando

VISITA

Monte Alto recebeu uma visita especial no último fim de semana. 28 membros de uma colônia japonesa da cidade de

CHEIA DE CHARME

Hoje, 3, é dia de festa na casa da advogada Camila Cavarzere Durigan e do empresário Wanderson Boer. A filha

PREPARANDO

A 143ª Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus, conhecida como a “Festa onde os Amigos se encontram”, começa a

NA SUÍÇA

Pela 2E Ligue, da Suíça – considerada uma das vitrines para os principais times do país –, o F.C Bosna

NA AGRISHOW

Por mais um ano, a FBB, empresa que tem forte participação nos mercados de Fundição e Agrícola, está presente na