Minha Terra e sua Gente

Facebook
WhatsApp

Tapa na Cara do Povo e da História de Monte Alto
Quando foi vendido o Monte Alto Clube, seis maiores credores eram a Prefeitura e a Sabesp. Na época, comentei com tristeza, porém, a Prefeitura não podia arcar com todas as dívidas do Clube. Lembro que falei no jornal da rádio, protestei, enfim, o tempo passou, e aí? Não virou nada, o que disseram que seria um grande supermercado, ou até uma grande empresa virou um monte de entulhos, e um local abandonado, ocupado por desocupados, e muitas vezes é prato cheio com este tempo chuvoso para habitar os mosquitos da dengue.
Claro que naquele tempo, via a situação em um prisma diferente do que vejo agora. Hoje, penso que a Prefeitura tinha que ter feito um movimento político junto à Sabesp, que também pertence ao governo do Estado, já que os dois eram os maiores credores e feito um tombamento e poderia dessa maneira usar o clube para várias atividades esportivas e sociais. Agora os empresários estão na deles, não tem culpa nenhuma, pois foi pra leilão, compraram e revenderam, faz parte do jogo do negócio.

Plagiando o Poeta, e agora, José?
E agora, José? O clube não existe mais, não tem piscina, não tem salão… os bailes e os carnavais, José, ficaram só na saudade, derrubaram e acabaram com tudo. Os muros, os trampolins da piscina que a gente brincava tanto nas manhãs ensolaradas de domingo. Quanta falta nos faz o Monte Alto Clube.
A bocha, a sauna, o bar dos boêmios, o Gilbertão cantando, o Bergo acompanhando e a gente dançando e às vezes cantando juntos. Ah, como era bom, José.
O que será que aquele pessoal que tanto trabalhou pela história do clube estará falando agora no céu? O Dr. Adauto Freire, Dr. José Rodrigues, o Antônio Sudano, Michel Bahdur, o Zezo Coelho, Orvile Busnardi, entre outros.
Ah, José, como esta turma lutou para oferecer o melhor para os associados e frequentadores do clube. Parece que no próximo ano a pandemia estará sob controle e o Carnaval poderá voltar, porém, eu passo em frente e fico pensando: caramba, se eu pudesse trazer de volta o Sambalanço, o nosso afinado cantor do carnaval dos carnavais, Dito Moreira, mas aí? Ele perguntaria para mim: “Bixim, como ele me chamava carinhosamente, cadê o Clube”? Aí eu responderia para o meu amigo de tantas noites de serestas: – o que? não tem mais clube que você tantos carnavais animou e nem o palco que você, com sua doce voz, cantou e encantou… não ficou nem para história da história, já que as circunstâncias e o tempo levaram, só restou a saudade misturada com um monte de entulho.
E agora, José?

A triste partida de Olga
Olga, sublime é o significado do seu nome. Olga que cantou em prosas e versos sua querida Monte Alto. Olga das jaqueiras da Praça, as quais ela sempre falava e ia visitar, Olga das cachoeiras lá das serras. Olga Professora, Olga mãe exemplar, Olga mulher forte como um segredo, Olga dos contos e das poesias que penetravam nos corações de seus leitores, Olga sensível e ao mesmo tempo, firme quando necessário, Olga mulher de postura, Olga amiga e conselheira, Olga mulher guerreira que enfrentava seus problemas, Olga do Monte Alto Clube, onde ainda menina moça, era seu ponto de lazer, Olga das flores, das árvores, dos rios e do meio ambiente, Olga da conversa franca com os amigos, Olga do olho no olho para discutir um assunto de interesse do Município.
Olga Porto, talvez por seu nome levar também a palavra Porto foi despedir-se de seus últimos dias de vida à beira mar, ao lado dos seus filhos que tanto amava.
Sabe, poetisa, o mar no seu infinito mistério, guarda segredos de muitas vidas para sempre. E o poeta nunca morre e com um pensamento meu, termino esta singela homenagem, agradecendo o privilégio que tive de trabalhar com você: “As águas do mar nunca acabam. Estão sempre ressurgindo mais fortes”; e assim você será, sempre lembrada através da sua poesia e do seu exemplo de vida”.

Monte Alto, Primavera de 2021.

Registrando

VISITA

Monte Alto recebeu uma visita especial no último fim de semana. 28 membros de uma colônia japonesa da cidade de

CHEIA DE CHARME

Hoje, 3, é dia de festa na casa da advogada Camila Cavarzere Durigan e do empresário Wanderson Boer. A filha

PREPARANDO

A 143ª Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus, conhecida como a “Festa onde os Amigos se encontram”, começa a

NA SUÍÇA

Pela 2E Ligue, da Suíça – considerada uma das vitrines para os principais times do país –, o F.C Bosna

NA AGRISHOW

Por mais um ano, a FBB, empresa que tem forte participação nos mercados de Fundição e Agrícola, está presente na