Minha Terra e sua Gente

Facebook
WhatsApp

Aprendi que na profissão de jornalista, se tu quer matéria, tem que ir buscar, quer ter exclusividade, vai atrás, aconteceu algo diferente que é notícia e quer divulgar, vai em busca da fonte que a informação não vem no teu colo. E foi o que fiz no começo desta semana, fui fazer uma entrevista, uma espécie de ‘pinga fogo’ com o jovem e recém-eleito, por unanimidade, Presidente da Câmara de Monte Alto, vereador Murilo Jácomo, a qual passo a transcrever nesta coluna para você, meu leitor, com exclusividade.

ALENCAR – Presidente Murilo, acompanho a política de Monte Alto há décadas, é a primeira vez que vejo um Presidente do Legislativo enviar um comunicado para todos os profissionais de imprensa da cidade convidando-os para conhecer o Gabinete da Presidência e tomar um café, além de propor um diálogo com os mesmos. Confesso que me surpreendi de maneira positiva.
Presidente Murilo – Veja bem, você está sendo o primeiro membro da imprensa a comparecer aqui para fazer esta pequena entrevista ou pequeno pinga fogo como você diz. Quero dizer que é importante o trabalho da imprensa de modo geral, seja radiofônico, escrita, televisada como temos as webs aqui e também a mídia social digital de modo geral. O intuito é aproximar a mídia para que ela veja como nós estamos trabalhando, como é o nosso trabalho externo e interno. Ao meu olhar, a imprensa é muito importante para ajudar a formar opinião, ver a verdade de perto, como trabalhamos nós e os demais vereadores, levando o que fazemos e como realizamos o nosso trabalho para a comunidade.

ALENCAR – Como é ser eleito para um cargo tão importante que é e de presidente do Legislativo pela primeira vez, em chapa única?
Presidente Murilo – Bem, este trabalho teve seu início deste o começo desta Legislatura. Em 2021 eu tinha como objetivo uma meta ser Presidente da Câmara, queria muito administrar esta Casa de Leis para que no futuro eu possa galgar outras funções públicas e poder contribuir mais para nossa cidade. O trabalho foi feito com demais vereadores, com a vereadora Tânia, foi demostrado muita ética, seriedade profissionalismo e principalmente articulação, porque articular vários partidos políticos, várias ideologias em uma só candidatura, isso é muito difícil; claro que eu estava na Legislatura anterior, alguns vereadores foram reeleitos comigo e conheciam minha conduta e sempre digo “a conduta define o homem” e minha conduta fez com que eles confiassem em mim. Foi um trabalho de transparência e aproximação. Era também um desejo pessoal meu ver a minha foto na galeria dos presidentes, sei que isso também me dá mais condições de ajudar o Município, o nosso povo.

Alencar – A atual Prefeita Maria Helena Aguiar Rettodini, foi vereadora com o senhor. Neste início do seu segundo ano de mandato, já neste mês de janeiro, anunciou várias vantagens para os funcionários da Prefeitura exemplo: Bonificação de salário no valor de mil reais, aumento no vale refeição entre outros benefícios. Como fica a situação dos funcionários da Câmara? Terão o mesmo direito, ou melhor, o senhor vai dar para eles os mesmos aumentos?
Presidente Murilo – Sua pergunta foi muito oportuna, trabalhamos juntos com a prefeita e muitas vezes votamos juntos em alguns projetos. A Prefeita Maria Helena colocou em seu plano de Governo gratificar em R$ 100 no vale refeição por ano o funcionário público, porém, no ano de 2021 ela não pode fazer isso devido à Lei Federal 173; eu vejo com bons olhos, vejo que ela está cumprindo o que prometeu. Parabenizo-a pela sua coragem de ter feito tal ato, só espero que esta saúde financeira da Prefeitura seja continuada e não seja comprometida pelo cumprimento desta proposta e acho que ela mandou bem nesta sua atitude junto ao funcionalismo da Prefeitura. Já quanto aos funcionários da Câmara, eu sou o gestor e acredito que com os vereadores da mesa Diretora e do plenário iremos, dentro da Lei, dar aos funcionários da Câmara, os benefícios que a Prefeita está dando aos funcionários da Prefeitura.

ALENCAR – O ex-presidente Lula disse uma vez em uma entrevista que se ele fosse padre ele iria querer ser papa. O senhor quer ser Prefeito de Monte Alto?
Presidente Murilo – Essa analogia do ex-presidente Lula é interessante, mais eu colocaria uma mais simples, qual é o coroinha que não quer ser padre? Eu estou chegando agora, aumentei minha votação neste segundo mandato e acredito que em um futuro próximo terei condições de ser um vice-prefeito e um administrador da cidade, um prefeito, até um deputado, porque não? Sou jovem, acho que mais um mandato de vereador me somaria experiência, depois da Presidência da Câmara, tudo vai agregando para ser um homem público mais preparado.

ALENCAR – Em Monte Alto sempre teve brigas políticas, como é comum em toda cidade do interior. Quando um candidato perdia, não tinha diálogo com quem ganhava. Recentemente o Dr. Júlio Raposo do Amaral, e vereadores do seu partido, Mauro Cavaleti e Baltazar Garcia, junto ao deputado Federal Baleia Rossi, ajudaram a vir uma conquista para Monte Alto mesmo ele não tendo ganhado a eleição. Como o senhor viu está importante atitude do ex-candidato?
Presidente Murilo – É atitude como essa do ex-candidato Júlio Raposo, por quem tenho uma grande admiração, que esperamos que aconteça daqui para frente, de grandeza, de Líder, o caminho é esse. Acabou a eleição, o que interessa é Monte Alto. Eu também estive em outro time, do ex-prefeito João Paulo, terminou a eleição, passa a régua, o nosso partido passa a ser Monte Alto.

ALENCAR – Fiquei sabendo que o senhor vai deixar a sala da Presidência para sala de reunião dos Vereadores com a comunidades e outras pessoas e vai continuar na sua sala.
Presidente Murilo – Sim, vai ficar para todos. Você já foi vereador, Alencar e sabe que as salas dos vereadores são pequenas. Então, em acordo com a mesa Diretora, a sala da Presidência, pela primeira, vez será ocupada também para reunião dos vereadores juntos às pessoas que lhes procurarem, inclusive a imprensa.

Registrando

VISITA

Monte Alto recebeu uma visita especial no último fim de semana. 28 membros de uma colônia japonesa da cidade de

CHEIA DE CHARME

Hoje, 3, é dia de festa na casa da advogada Camila Cavarzere Durigan e do empresário Wanderson Boer. A filha

PREPARANDO

A 143ª Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus, conhecida como a “Festa onde os Amigos se encontram”, começa a

NA SUÍÇA

Pela 2E Ligue, da Suíça – considerada uma das vitrines para os principais times do país –, o F.C Bosna

NA AGRISHOW

Por mais um ano, a FBB, empresa que tem forte participação nos mercados de Fundição e Agrícola, está presente na