Minha Terra e sua Gente

Facebook
WhatsApp

Essa coluna já se chama Nossa Terra e sua Gente justamente porque falamos das pessoas que ajudaram a escrever a História de Monte Alto. Hoje vou falar de uma delas. Embora seja de Taquaritinga, o ex-deputado Dimas Ramalho, que assumiu pela segunda vez a Presidência do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, quando Político, também escreveu sua História em nosso município.
Com muitas realizações, e uma delas não esqueço, antes da privatização de rodovias, no trecho hoje administrado pela Tebe, a estrada que liga Monte Alto a Taquaritinga estava intransitável, cheia de buracos, e foi quando Dimas veio aqui e disse que iria conseguir restaurar a estrada, o que fez em seguida em uma ação conjunta com o Governo do Estado, na época, ele era Deputado Estadual. Ele sempre fez questão de falar que passou sua juventude entre Monte Alto e Taquaritinga, gosta de falar do futebol entre o CAT – Clube Atlético Taquaritinga, no qual jogou, e o MAC – Monte Alto Atlético Clube, e dos bailes inesquecíveis no Monte Alto Clube. Enfim… dos amigos de Nossa Terra e sua Gente.

Fiel Leitor desta Coluna
Esta semana encontrei com o Presidente do Tribunal de Contas, com o qual tenho uma antiga amizade e ele me disse em uma rodinha de amigos: ”Olha Alencar, eu leio sua coluna toda semana, Minha Terra e sua Gente”. Depois olhou para os demais e disse sorrindo: “é muito legal. Eu acompanho tudo que ocorre na nossa região através da imprensa e a coluna dele é muito boa”.
Fiquei surpreso, embora a gente tenha sido muito próximos no passado, hoje os tempos mudaram, porque a vida é assim, as pessoas vão galgando lugares diferentes, uns voam mais alto, o próprio círculo de amizade muda, e consequentemente vem o distanciamento, o que é normal. Já ouvi pessoas que às vezes se revoltam e reclamam, tipo: “Olha aquele cara quando era pobre a gente era amigo hoje nem lembra que existo”, eu sempre entendi isso, é automático. O rio corre no seu curso, e às vezes, há bifurcações que separam a água. Assim é foi a vida comigo e Dimas Ramalho. Quebramos carros juntos, empurramos na chuva, íamos comer pizza em lugares simples, dávamos risada do cotidiano. Não que ele tenha me esquecido, pois certa vez, pediu se eu poderia ir ao tribunal logo que tomou posse e me recebeu como o amigo de sempre. Só que não dá mais, os tempos mudaram, principalmente para ele, porém, as nossas andanças, as horas de conversa, as pizzas ficaram no bojo de nossas vidas. E claro que ele, em breve, fará parte desta coluna contando sua história para Nossa Terra e sua Gente.

Pela segunda vez Presidente do TC
Dimas Ramalho ocupou o cargo pela primeira vez, em 2016. Agora, em seu segundo mandato foi eleito em dezembro, por unanimidade, para suceder a conselheira Cristiana de Castro Moraes.
Durante sua fala, o novo presidente do TCE comentou sobre o controle nas contas públicas no pós-pandemia. O Tribunal fiscaliza R$355 bilhões de orçamentos dos municípios do Estado, com exceção da capital.
“A resolução dos grandes problemas sociais é missão do Poder Público e somos nós dos Tribunais de Contas legitimados para fiscalizar e cobrar a administração para responder a demanda crescente por serviços e oportunidades. Quem recebe dinheiro público tem que dar exemplos e respostas. Lembramos também que a política pública via de regra é instituída por lei e seu cumprimento, portanto, deve ser exigido”, pontuou.
Dimas Ramalho foi indicado ao cargo de Conselheiro pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em 2012. Na vida política, soma três mandatos como deputado estadual pelo PMDB (1992-2002) e três mandatos de deputado federal pelo PPS (2003-2012). Além de ter acumulado experiências como secretário de Habitação do Estado e secretário de Serviços do Município de São Paulo. Formado em direito pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, também foi membro do Ministério Público do Estado de São Paulo e ocupou os cargos de Promotor e Procurador de Justiça.

Mais Recursos para Monte Alto
Chegou informação até este colunista que quero aqui, através deste jornal dar em primeira mão, que nesta sexta feira, 4, o Presidente do MDB de Monte Alto, Júlio Raposo do Amaral Neto e os vereadores Baltazar Garcia e Mauro Cavaletti, estarão na Cidade de Ribeirão Preto, acompanhados da Prefeita Maria Helena Aguiar Rettondini para um encontro com o deputado Federal Baleia Rossi, para tratar de liberação de recurso para Monte Alto.
O trio de emedebistas convidou a Prefeita para o encontro pois, importante é trabalhar pelo município, colocando-o acima de tudo e também de divergências políticas. É o que Júlio, Mauro, Baltazar e Maria Helena estão fazendo, e quem ganha com isso é a população, sem dúvida alguma. Se este pensamento tivesse sido aplicado no passado, com certeza a realidade da cidade seria outra, para melhor.

A Natureza Não Perdoa
O início de 2022 foi marcado por desastres ambientais com fortes chuvas, muita mesmo. Porém, não adianta ficar colocando a culpa na chuva, porque ela sempre existiu e houve anos que a chuva foi bem mais intensa que este, eu presenciei. A diferença está que o homem cada vez mais destrói a natureza, conspirando contra ela, desmatando, poluindo os rios, esmagando as minas d’água construindo em cima de áreas de preservação de meio ambiente. Em nome do progresso desmata as matas que são os pulmões da humanidade. Lembro-me em um passado não tão distante, quando nos anos 70 fizeram a Transamazônica, desmataram em nome de levar o progresso para região amazônica e não virou nada. Até hoje governos passaram, militares, civis, e quem anda para aqueles lados, como tive oportunidade de andar, vê que não virou nada, só deu lucro para grileiros de terra. Cadê a Mata Atlântica? Eu respondo: quem visitou as principais capitais do Brasil nos últimos sessenta anos vai ver quanto avançou a especulação imobiliária dizimando um pouco do que restou dela. A natureza é inteligente e sábia. É só ver a água, que quando vê um obstáculo, ela o contorna e segue seu destino; não para.
O fogo, dependendo de sua plenitude, chega à beira do rio e pula para outro lado da margem e continua queimando a mata, não para, segue seu rumo de destruição. Portanto, tem desabamento, enchente, tem mais tem também, total desrespeito com o meio ambiente e cada vez mais os animais são empurrados do seu habitat por causa dos humanos, infelizmente.

Registrando

VISITA

Monte Alto recebeu uma visita especial no último fim de semana. 28 membros de uma colônia japonesa da cidade de

CHEIA DE CHARME

Hoje, 3, é dia de festa na casa da advogada Camila Cavarzere Durigan e do empresário Wanderson Boer. A filha

PREPARANDO

A 143ª Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus, conhecida como a “Festa onde os Amigos se encontram”, começa a

NA SUÍÇA

Pela 2E Ligue, da Suíça – considerada uma das vitrines para os principais times do país –, o F.C Bosna

NA AGRISHOW

Por mais um ano, a FBB, empresa que tem forte participação nos mercados de Fundição e Agrícola, está presente na