Minha Terra e sua Gente

Facebook
WhatsApp

Um jovem de ações e bons frutos para o meio que vivemos
Esta semana vou falar deste jovem que entrevistei e que me surpreendeu. Seu nome é Fábio Gabriel Nascibem. Filho de José Augusto Nascibem e Silmara Celina Lanza, ele nasceu em uma terça-feira, dia 13 de abri 1993, por coincidência, data em que se comemora o dia do Hino Nacional. Formou-se em química pela UNESP – Universidade de São Paulo e em seguida ingressou na UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas, fazendo mestrado em pesquisa ambiental. Depois de concluir o Mestrado, Fábio ingressou no curso de Doutorado, também na UNICAMP, que já deveria ter concluído não fosse a pandemia. No ano de 2021 recebeu o convite da então recém-eleita prefeita, Maria Helena Aguiar Rettodini, para assumir a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do Município de Monte Alto, pasta onde vem desenvolvendo um trabalho ímpar.

A Peregrinação como mestre nas escolas
Antes de ingressar na universidade pública para especializações, Fábio fez uma verdadeira peregrinação pelas salas de aula de várias escolas da região, principalmente públicas, como professor. Deu aulas na Escola Deodoro de Arruda Campos, depois na ETEC – Escola Técnica do Governo de São Paulo – em Monte Alto, na área de física, em seguida foi para a ETEC de Taquaritinga, através de processo seletivo e depois foi dar aulas na UNESP de Jaboticabal. Fábio contou que ganhou uma bolsa do Governo Federal para pesquisas. “aí me dediquei a Pesquisa Ambiental”. Agora ele esta aplicando o conhecimento adquirido nos bancos das Universidades, colocando em prática no trabalho diário com apoio da Prefeita Maria Helena, demais companheiros de trabalho e voluntários.

Feira de Roça e Quintal
“Começamos esse projeto em caráter experimental, em novembro. É uma feira de roça, portanto, com produtos orgânicos vindos de pequenos produtores. Além de vender o que produzem na terra, eles podem vender produtos como antepasto, doces caseiros processados, mas nunca industrializados. Esta é uma maneira deles melhorarem sua vida, produzindo na sua roça e no seu quintal pequenas transformações”. Este é o caráter da feira, ele me disse. E eu lhe respondi: você está dando uma viagem de regresso no sentido de uma alimentação sadia, sem agrotóxicos, como eram produzidos os alimentos antigamente na agricultura. E vejo que você está plantando uma semente de responsabilidade ambiental. É um grande avanço para cidade e ao mesmo tempo, muita responsabilidade. “A humanidade caminhou no sentido de modernidade, hoje nós temos tecnologia de ponta, temos recursos além do que o planeta precisa suportar, e aí há a necessidade de resgatar alguns valores, no campo ambiental”, concluiu.

Coleta Seletiva
Porque a cooperativa de coleta seletiva vem no sistema ioiô? Começou anos atrás bem, depois deu um parada, depois voltou, como está agora? “Quando foi fundada estava certinho, tinha estatuto, só que depois não deram continuidade e colocaram um gestor, uma espécie de patrão, ela não é um empresa privada, e isso quebra a horizontalidade do que é uma cooperativa, onde todos são iguais nos dividendos de modo geral. A gente está tentando resgatar, já trouxemos eles para uma reunião e pedimos para eles mostrarem os locais onde eles passam, e indagamos porque passam em algumas ruas e outras não, deixando um vácuo”.
Perguntei ao secretário: eles vão assumir tudo? “Vai ser preciso assumir tudo, por exemplo, o Distrito de Aparecida não tem coleta seletiva, isso é um absurdo. Falei para eles ou vão cobrir toda a cidade e o Distrito ou vamos ter que abrir empresas, coletores particulares, mas a cidade precisa ter coleta seletiva. Vamos também sentar com equipe geração de renda de Assistência Social para auxiliá-los”.

Causa Animal – baias no Canil
Durante nossa entrevista Fábio me disse: – “sei que você, Alencar não faz uso político disso, faz por amor à causa animal e assim também quero destacar o trabalho da Ana Paula, que juntamente com você vem lutando para a construção destas baias tão importantes neste momento para o Canil, já que estamos precisando de mais espaço para os animais que lá residem. Quero também destacar a chegada de um container Pet, fizemos nossa parte, a contra partida, que será ali do lado do Centro Cívico na parte abaixo da Câmara Municipal. O Estado deverá mandar em breve o container que vai ter clínica e laboratório para que as pessoas de baixa renda tenham acesso no cuidado de seus animais. Para isso teremos uma triagem com assistência social para que não haja injustiça, as clínicas particulares não podem ser prejudicadas, têm que ter o seu espaço no processo, não podemos afetar o setor privado”.

Apoio da Câmara Municipal
Quando fui vereador, era uma espécie de pregador no deserto. Hoje os tempos mudaram, a Câmara, de modo geral, vem se preocupando em colaborar com os animais. Posso citar os vereadores Mauro Cavaletti, Murilo Jácomo, Tania Barilari, Thiago Durigan, Marcos Manzoti entre outros que tem colaborado com a causa animal. Perguntei ao secretário Fábio se eu estava certo na minha colocação e ele concordou, disse que os vereadores têm sido parceiros importantes na causa animal, principalmente estes citados, apesar que os demais também sempre tentam ajudar. A castração é a solução; na entrevista, o secretário fez questão de falar sobre a importância da castração, que segundo ele, e eu concordo também, é a solução para o controle e assim evitar muitos animais abandonados no município.

Registrando

VISITA

Monte Alto recebeu uma visita especial no último fim de semana. 28 membros de uma colônia japonesa da cidade de

CHEIA DE CHARME

Hoje, 3, é dia de festa na casa da advogada Camila Cavarzere Durigan e do empresário Wanderson Boer. A filha

PREPARANDO

A 143ª Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus, conhecida como a “Festa onde os Amigos se encontram”, começa a

NA SUÍÇA

Pela 2E Ligue, da Suíça – considerada uma das vitrines para os principais times do país –, o F.C Bosna

NA AGRISHOW

Por mais um ano, a FBB, empresa que tem forte participação nos mercados de Fundição e Agrícola, está presente na