Minha Terra e sua Gente

Facebook
WhatsApp

Novamente nesta coluna escrevo uma história de humildade, trabalho, sobrevivência e vitória de bons exemplos. Fiz uma espécie de ‘pinga fogo’ com o jovem Professor e Diretor de Escola concursado e também vereador, Baltazar Garcia.

Alencar: Seu nome, em que dia nasceu, onde e qual o nome dos seus pais?
Baltazar – Eu me chamo Baltazar Garcia, sou filho de Domingos Garcia Neto e Maria Aparecida Neves. Nasci no dia 4 de outubro, dia de São Francisco, no ano de 1981. Nasci no ano do Centenário de Monte Alto. Sou casado com Eliana Cita que conheci em Bebedouro através de alguns amigos de grupos da minha religião, católica. Já estamos juntos há 11 anos e fruto do nosso amor é nossa filha, Júlia.

Alencar: Fale sobre sua trajetória de vida escolar
Baltazar – Alencar, eu comecei estudando na Escola Norival Mendes, que inclusive, por coincidência, na época era nesse prédio onde trabalho hoje. Fiquei por um período pequeno, pois logo após minha família mudou-se para o bairro Alvorada e então fui estudar na escola Juventina; lá estudei até a oitava série e depois vim para o ginásio Zacharias, onde completei o ensino médio. Durante dois anos, estudei à noite, pois eu já trabalhava para ajudar minha família.

Baltazar contou também que ainda menor trabalhou na sorveteria Ki-Delícia, com carrinho vendendo sorvete pelas ruas da cidade (na época permitia-se o trabalho de menores) e falou das barreiras que sentia que teria que ultrapassar na vida. “Como eu era muito religioso e ligado à igreja Católica, o Padre Paulo me convidou para trabalhar na secretaria da paróquia de São Benedito, onde foi meu primeiro emprego registrado. Quando completei dezoito anos mandei um currículo para a empresa Lanfredi e lá trabalhei por oito meses, e então, fui para o seminário em Jaboticabal, pois eu queria ser padre”, contou.

Alencar – Como foi sua decisão de ir para o seminário e depois a de sair?
Baltazar – Eu participava de um grupo de vocacionados juntamente com o Robson Chiminelli, que hoje é Diácono. Alguns que estudaram comigo hoje são padres, e eu, que embora não tenha seguido até a ordenação, fico muito feliz por eles e tenho orgulho da minha religião.

A Peregrinação em Busca da Educação de um Mestre
Baltazar foi trabalhar e morar em Bebedouro, porém, queria lecionar e esse era seu sonho. Foi então que começou a cursar a Faculdade de Filosofia em Barretos, que era perto de Bebedouro. Cursou também a Faculdade de Pedagogia na UNIFAFIB (Faculdade de Ciências e Letras de Bebedouro) e em seguida prestou concurso Público para Professor do Estado e, aprovado, foi para São Paulo escolher a vaga e viu que tinha uma em Monte Alto, no colégio Nelly Bahdur Cano. “Voltei para Monte Alto, como professor efetivo, porém, eu nunca parei de estudar, Alencar. Depois eu fiz História na Faculdade São Luís de Jaboticabal. Acabei as três faculdades, fui fazer uma pós-graduação na UFSCar em Gestão Escolar e em seguida fiz outra pós na UNESP (Universidade de São Paulo) em Filosofia e depois, fiz outra pós em Direito Educacional”.
Mestrado – “Eu queria continuar me aprimorando, foi então que fui fazer mestrado na UNIARA (Universidade de Araraquara) porque era compatível com o meu horário de trabalho. Meu próximo passo é fazer Doutorado . A pandemia me atrapalhou um pouco, mas se Deus quiser vai passar e em breve farei meu Doutorado, não posso parar de estudar” concluiu.

Diretor de Escola concursado com muita garra e sabedoria
No ano de 2010 a Prefeitura, cumprindo lei, realizou o primeiro concurso público para Diretores de Escola, já que até então estes importantes cargos eram ocupados por indicação dos Prefeitos, ou seja, eram cargos de confiança. “Passei no concurso e assumi primeiramente a diretoria da escola Rita Schilither. Mais tarde, assumi a diretoria da escola Oraildes Barroso, onde estou há dez anos, só lembrando que antes na minha infância, a escola se chamava Norival Mendes (esta, atualmente se localiza no bairro Bela Vista) onde comecei a frequentar os primeiros bancos de salas de aula”.

O Bê-á-bá do Destino de um mestre Professor
Perguntei: Baltazar, qual é a sensação de ser Diretor da Escola onde você deu os seus primeiros passos na educação, onde sentou em um dos primeiros bancos de sala de aula, onde comeu a suas primeiras merendas, onde brincou como uma criança estudante na sua infância? Ele sorriu e disse: “E muita satisfação, você me conhece desde criança, sabe que eu sou de família humilde e a gente não pode se esquecer da nossa origem, da nossa história. Estar aqui como Diretor onde eu comecei é muita felicidade, um orgulho interno, na alma, é muito gratificante.

A Participação e entrada na Política
Como foi sua entrada na política? “Foi o Júlio Raposo do Amaral que me convidou. Eu fui participar na primeira eleição da Silvia, não como candidato, mas ajudando. Você lembra? E ela foi eleita. Aí depois fui candidato e fui eleito e embora o Júlio não tenha sido eleito nesta última eleição, eu e o Mauro Cavaletti, com o apoio do Julião, que é o Presidente do nosso partido, o MDB, e dos deputados Baleia Rossi e Léo Oliveira, estamos ajudando a cidade, trazendo muitas conquistas para nosso município, ajudando a prefeita Maria Helena Aguiar Rettondini a realizar uma boa administração para a Cidade.

 

Registrando

VISITA

Monte Alto recebeu uma visita especial no último fim de semana. 28 membros de uma colônia japonesa da cidade de

CHEIA DE CHARME

Hoje, 3, é dia de festa na casa da advogada Camila Cavarzere Durigan e do empresário Wanderson Boer. A filha

PREPARANDO

A 143ª Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus, conhecida como a “Festa onde os Amigos se encontram”, começa a

NA SUÍÇA

Pela 2E Ligue, da Suíça – considerada uma das vitrines para os principais times do país –, o F.C Bosna

NA AGRISHOW

Por mais um ano, a FBB, empresa que tem forte participação nos mercados de Fundição e Agrícola, está presente na