Minha Terra e sua Gente

Facebook
WhatsApp

PÁSCOA
Nesta época especial, em que se celebra a Páscoa, muitos, porém não conhecem sua origem, tampouco algumas peculiaridades. Por isso, por meio de pesquisas na internet, busquei um pouco de desta história tão significativa para judeus e cristãos. Esta é uma Semana que nos remete a grandes reflexões, especialmente no momento em que o mundo passa por grandes transformações, inclusive tempos de Guerra em plena Páscoa, achei importante mergulhar um pouco nesta história religiosa.

Considerada uma das festividades mais importantes para o cristianismo, a Páscoa representa a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus. Comemorada anualmente no primeiro domingo após a primeira lua cheia, que no hemisfério Norte ocorre no início da primavera, e no outono no hemisfério Sul, a data cai sempre entre os dias 22 de março e 25 de abril.
Diferentes religiões e denominações dentro do Cristianismo celebram a Páscoa de maneira diferente. Por exemplo, os protestantes celebram de maneira diferente que os católicos. Enquanto os católicos são encorajados a não comer carne na Quaresma, para os protestantes não existe essa restrição. Além disso, os protestantes não costumam celebrar todos os dias da Semana Santa como os católicos, dando mais importância à Sexta-Feira Santa e Domingo de Páscoa.
Durante a Quaresmo – 40 dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa – os católicos se dedicam à penitência, lembrando os 40 dias que Jesus passou no deserto e todo o sofrimento que em seguida Ele suportou na cruz.
Iniciada com o Domingo de Ramos, a Semana Santa lembra a entrada triunfante de Jesus em Jerusalém, quando pessoas cobriam a estrada com folhas da palmeira, celebrando sua chegada.
A Sexta-Feira Santa é o dia em que os cristãos celebram a dolorosa morte de Jesus na cruz. E no Domingo de Páscoa, a festa da Ressurreição e a sua primeira aparição entre os discípulos.
A Páscoa já era comemorada antes do surgimento do Cristianismo. Tratava-se da comemoração do povo judeu por terem sido libertados da escravidão no Egito.
De acordo com narrativas Bíblicas, supostamente Jesus teria participado de várias celebrações pascais. Aos doze anos, seus pais, José e Maria, o levaram pela primeira vez pelos para comemorar a Páscoa, narram algumas das histórias do Novo Testamento.
A “Última Ceia”, onde Jesus e os seus discípulos fizeram a “comunhão do corpo e do sangue”, simbolizados pelo pão e pelo vinho é mais famosa participação de Jesus relatada na Bíblia.
Com o significado de Renovação e Esperança, a Páscoa é uma das mais importantes comemorações das culturas ocidentais, que vem de civilizações antigas, antes mesmo de Cristo. Antigos povos pagãos (celtas, fenícios, egípcios, etc) celebravam a chegada da primavera e o fim do inverno. Naquele contexto, essa celebração simbolizava a sobrevivência da espécie humana.

Páscoa – origem da palavra
Derivado do grego Paska, do latim, o termo Pascua tem origem religiosa e significa “alimento”, ou seja, o fim do jejum da quaresma.
Remetendo à libertação do povo judeu, do hebraico o termo Pesach significa “passagem”.
Easter – do inglês – significa Páscoa e está intimamente ligado aos cultos pagãos da deusa da fertilidade da mitologia nórdica e germânica. Símbolos como o coelho e os ovos coloridos, acredita-se terem surgido daí, uma vez que são símbolos de renovação da deusa.

Páscoa Cristã
Na liturgia cristã, a Páscoa representa a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Ela é considerada uma das mais importantes datas comemorativas que simboliza uma nova vida, nova era, esperança.
Páscoa Judaica
Na cultura dos judeus, a Páscoa é comemorada num período de 8 dias de festa simbolizando um dos momentos mais marcantes de libertação do povo judeu (por volta de 1250 a.C). Ele faz referência ao êxodo de Israel, após o flagelo das dez pragas do Egito, narrado no livro de Êxodo.
O “Matzá” (pão sem fermento) é um dos símbolos mais importantes da festa judaica e representa a Fé. Está relacionado com a história de fuga do povo do Egito, que não tiverem tempo de colocar o fermento no pão. E por isso, nas comemorações e festejos, chamada de “Festa dos Pães Ázimos” (Chag haMatzot), é proibido comer pães com fermento.

Símbolos
Entre os símbolos estão associados a essa celebração, está o coelho, que por simbolizar fertilidade e nascimento em diversas culturas, é uma das figuras mais utilizadas nesta comemoração. Está associado à troca de ovos realizada por muitos povos, como símbolo de sorte.
Ovos de Páscoa – Os ovos de páscoa (cozidos e coloridos ou de chocolate), carregam o germe da vida e representam a fertilidade, o nascimento, a esperança, a renovação e a criação cíclica. Na cultura moderna, é comum presentear as pessoas com ovos de chocolate ou ainda, a brincadeira da ‘caça aos ovos’ que consiste em esconder ovos no domingo de páscoa para que os pequenos os encontrem.
Círio Pascal – O círio pascal são as velas que serão acesas para comemorar o retorno de Jesus Cristo, ou seja, a vida nova. Marcadas pelas letras gregas alfa e ômega, os círios representam o início e o fim, simbolizando assim, a luz de Cristo que traz a esperança.
Colomba Pascal – Pão doce em formato de pomba (importante símbolo cristão), a colomba pascal é muito presente nas festividades da Páscoa. Com origem italiana, simboliza a paz.

Você sabia?
A Sexta-Feira 13 como um dia de azar teve uma de suas origens na Páscoa. Afinal, na última Ceia havia 13 pessoas à mesa e Jesus foi crucificado numa sexta-feira, 13.

Registrando

BASE CAMPEÃ

Pode comemorar, torcedor montealtense. A base de futsal do MAC foi campeã da fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude

PARABÉNS D. ELINÁ

As famílias Camargo e Victório Rodrigues se reuniram no último fim de semana para celebrar o dom da vida da

BODAS DE OURO

O casal Mário Wagner Pavão dos Santos e Maria José Cestari dos Santos “Zeca” completou no sábado, 20, suas Bodas

TEEN KIDS

O último sábado, 20, foi de festa e comemoração para a equipe da Teen Kids. A loja, já renomada e

BODAS DE PRATA

A prefeita Maria Helena Rettondini e seu marido, o secretário de Governo, Carlos Rettondini, abriram um espaço na agenda para