Minha Terra e sua Gente

Facebook
WhatsApp

A história de um menino LUTADOR E sonhador
Carlos Eduardo Retondini nasceu em 28 de abril de 1973, filho de Cid Retondini e Terezinha Ângela Inocente Retondini. Tem quatro irmãos: Luís Antônio, Maria, Marta e Ângela. É casado com Maria Helena Aguiar Retondini, que conheceu em 1998 em um restaurante chamado Otelo, em Jaboticabal, apresentada por uma amiga em comum. Começaram a namorar e se casaram no dia 24 de abril de 1999 e da união nasceu a filha Victória Aguiar Retondini, hoje também advogada.

UM MENINO DETERMINADO A VENCER NA VIDA
A entrevista continua no semblante do entrevistado a vontade de contar sua história desde a infância, e então começa a falar: “sabe, Alencar eu comecei minha vida trabalhando muito cedo, era ainda uma criança, com onze anos”.
E como tudo começou? “Eu fui trabalhar de empacotador em uma loja em Jaboticabal, a Loja Paris. Em seguida trabalhei de office-boy no escritório do Dr. Arnaldo Moreli e lá, além de Advocacia tinha também o Agronegócio. Ali trabalhei por três anos e depois fui trabalhar na Pneus Bom. Tempos depois passei para a empresa Micro San Defensivos agrícolas e nesta empresa eu já tomava conta do escritório. Em seguida fui chamado para trabalhar no departamento financeiro do Frigorífico Zalo, que já era Almeida e lá fiquei por quase dois anos.

O Grande passo do Menino Sonhador
Entrava ano, saia ano e Carlos Retondini, o menino sonhador não parava de trabalhar e estudar. A determinação sempre foi sua companheira, sabia que não podia parar. Foi então que surgiu sua grande oportunidade, um concurso interno do Banco Bamerindus, em Ribeirão Preto. Prestou e passou, assumiu no ano de 1993 e foi selecionado para trabalhar em Jaboticabal, ficando sete anos e depois veio para agência de Monte Alto por um período de um ano e em seguida, ficou mais dois anos no Banco em Ribeirão Preto, até 2003. “Eu pedi demissão do Banco e então comecei a advogar no meu escritório na Avenida Castro Ribeiro, já que antes não o tinha feito porque minha filha era pequena e eu precisava pensar e me dedicar à minha família. Atualmente, minha filha Vitória, além de advogar, também administra nossas quatro lojas da franquia de sorvetes Chiquinho.

Em busca do importante é necessário estudos
Comecei na Escola Aparecida, depois fui para a Escola Joaquim Batista e depois para o Colégio Estadual Aurélio Arrobas Martins (Estadão). Lá fiz o primeiro colegial, em seguida fui fazer o segundo e terceiro colegial e Técnico em Contabilidade na Faculdade São Luís. Prestei e fui aprovado no vestibular de Direito na Faculdade de Direito de São Carlos onde me formei em 1999. Prestei a OAB, passei e comecei a trabalhar.

Participação também na Advocacia Municipal
Depois que comecei a exercer minha profissão de Advogado fui convidado, em 2005, para trabalhar com o saudoso prefeito Gilberto Morgado, com quem trabalhei até o seu falecimento. Depois em 2007 e 2008 trabalhei também na prefeitura de Dumont, e voltei a pegar firme no meu escritório, e nos anos de 2017, 2018, 2019 e 2020 voltei a trabalhar na Prefeitura de Dumont, novamente a convite do prefeito Alan, onde exerci a função de Secretário.
Foi quando minha esposa Maria Helena ganhou as eleições para prefeita e tive que ajudá-la. Fiquei no fundo Social no ano de 2021 e agora, em janeiro de 2022, assumi a secretaria de Governo. Carlos Retondini faz questão de frisar que teve grandes professores que muito lhe ensinaram, como Paulo Curti, Jeferson Iori, Roque Bálsamo e o atual prefeito Dumond, Alan. Foram grandes companheiros que me ensinaram muito sobre Administração Pública.

A Política e um Destino
Continuando nossa entrevista, o Dr. Carlos Rettodini começou a falar sobre tudo que ocorreu desde a primeira eleição de sua esposa, como vereadora. Repetiu uma passagem que falou para mim quando ela assumiu, depois da morte do então vereador, Marcelo Tota: “Eu queria que Maria Helena fosse vereadora, mas não daquele jeito, referindo-se ao falecimento do amigo Tota.
Perguntei sobre a campanha para Prefeita e ele me disse que as pessoas amigas chegavam para eles e falavam que era bom eles pensarem bem em a Maria Helena sair candidata contra o João Paulo com a máquina, já que era prefeito, filho do Dr. José Rodrigues, um homem tão querido que até dá nome ao Paço Municipal, apoiado pela ex-prefeita Silvia Meira, com a máquina do estado. Júlio Raposo foi vice-prefeito, vereador diversas vezes, com Dr. Ehidi, um médico renomado e ainda um candidato novo que era uma incógnita, o Zé Ricardo. Que era melhor ela pensar bem. Confesso que nós pensamos muito, porém, a Maria Helena foi para desafio e ganhou as eleições, foi muito trabalho e Deus e o destino assim quiseram.

O DIFÍCIL COMEÇO DE UM GOVERNO EM PLENA PANDEMIA
O mandato dela começou em 2021 em plena pandemia, não se pensava nem se falava em outra coisa, pessoas internadas, pessoas morrendo… imagina, nunca tinha acontecido isso nos últimos 100 anos de história no País… a última vez que se tinha se falado em pandemia foi a gripe espanhola em 1920.
Naquela ocasião, a prefeita não queria fechar o comércio, mas tinha que seguir a lei do decreto do Governo do Estado, teve que ser dura com algumas pessoas que faziam festas clandestinas abusando e colocando em risco a vida de pessoas inocentes.
Mas no primeiro ano de Governo, Alencar, a prefeita deu um abono de mil reais para cada funcionário, aumentou em cinquenta por centro o vale refeição ainda a diferença do cartão Sindplus e está pagando, quando possível, o salário dos funcionários adiantado.

IMPORTANTES APOIOS POLÍTICOS
Depois que a Prefeita assumiu no meio de um ano com toda a turbulência, ela não parou um só dia em busca de recursos, e trabalha incansavelmente para resolver os muitos problemas que uma cidade como Monte Alto precisa. Foi a São Paulo, Brasília participou de reunião com deputados e lideranças.
Nós nunca fomos inimigos dos outros candidatos, apenas adversários. Tivemos aqui a visita do então vice-governador Rodrigo Garcia, acompanhado da ex-prefeita Silvia Meira, que está no Palácio com ele, que anunciou várias obras no mês de novembro, entre elas recapeamento de vicinais, e principalmente a construção da vicinal Monte Alto a Taiaçu, a qual vem sendo reivindicada desde os anos oitenta por vários prefeitos. Porém, foi nesta gestão da Maria Helena e do Prefeito Maurício, de Taiaçu que a obra foi anunciada.
O MDB tem nos ajudado muito com seu presidente Júlio Raposo e os vereadores Baltazar e Mauro Cavaleti, com importantes verbas. Outros vereadores também têm trazido emendas de seus deputados, assim como a prefeita diretamente com os seus.

Registrando

BASE CAMPEÃ

Pode comemorar, torcedor montealtense. A base de futsal do MAC foi campeã da fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude

PARABÉNS D. ELINÁ

As famílias Camargo e Victório Rodrigues se reuniram no último fim de semana para celebrar o dom da vida da

BODAS DE OURO

O casal Mário Wagner Pavão dos Santos e Maria José Cestari dos Santos “Zeca” completou no sábado, 20, suas Bodas

TEEN KIDS

O último sábado, 20, foi de festa e comemoração para a equipe da Teen Kids. A loja, já renomada e

BODAS DE PRATA

A prefeita Maria Helena Rettondini e seu marido, o secretário de Governo, Carlos Rettondini, abriram um espaço na agenda para