Minha Terra e sua Gente

Facebook
WhatsApp

Quando se cresce na vida com fé, apesar das dificuldades que enfrentamos, com certeza os obstáculos são vencidos com mais leveza. E assim foram as dificuldades superadas pelo jovem Professor e hoje também vereador Thiago Aparecido Cetroni. Por coincidência, ele faz aniversário hoje, dia 20, quando circula a edição nº 2866 deste jornal, dias depois do aniversário de Monte Alto.
Seu nascimento foi no dia 20 de maio de 1986, em Monte Alto, embora tenha vivido praticamente toda sua vida no distrito de Aparecida. Filho de Marinês Iani e Aparecido Joaquim Cetroni. Casado com Shelly Gonçalves Leite Cetroni, da união, nasceu o filho Léo. Faz questão de dizer que seu nome tem Aparecido porque é de família católica cristã e que se orgulha disso. Quando criança morou no Bairro da Califórnia em Monte Alto e se lembra do amigo, vizinho de infância, Rodrigo, filho do radialista Jorge Luís e irmão do atual presidente da Câmara, Murilo Jácomo.
Porém, seus pais se mudaram de volta para o Distrito, já que ele chorava muito e queria morar lá, e não se adaptou no Parquinho sua primeira escola infantil.

A Longa Caminhada em busca dos Estudos e o firmamento na vida
Thiago relata na entrevista que ao contrário do que muita gente pensa, ele vem de família humilde, sua mãe trabalhava na roça cortando cana e seu pai era motorista de caminhão levando turma para Usina Nardine, só que infelizmente, quando ele tinha doze anos seus pais se separaram, mas a vida continuou. “Minha mãe me criou com muito amor, trabalhando muito. Estudando na escola do Distrito, Floripes Carvalho Mota, até a quarta série. Depois veio continuar os estudos no colégio Jeremias, já que no distrito não tinha ginasial na época, terminou a oitava série e depois prestou o vestibulinho e cursou o colegial na Etec de Taquaritinga. “Sabe, Alencar, eu sempre gostei de estudar e como não tinha condições de pagar, me agarrava a todas as oportunidades que apareciam”. Thiago continuou contando sua história de superação, de momentos difíceis que enfrentou na vida. Ele também prestou e passou para cursar o técnico na mesma Etec do colegial, assim fazia pela manhã o colegial e a tarde, o curso Técnico. Às segundas e quarta-feiras à noite, estudava computação no projeto social do empresário Tiago da Ótica, e de terças e quintas-feiras também à noite, fazia Inglês com a Professora Leni.

O Acolhimento da Amiga Izildinha Boleira decisivo na sua Vida
Thiago continua narrando sua luta incansável para se capacitar na vida e vencer. “Alencar, eu era pobre e precisei de muita gente para chegar onde cheguei. Mas teve uma pessoa que muito me acolheu”. Ao começar a falar se emociona e vai às lágrimas, tamanha a gratidão e reconhecimento que tem por essa pessoa, a Izildinha Boleira, esposa do Ramiro. “Graças a ela que me acolheu aqui, pois eu precisava morar em Monte Alto para continuar os meus estudos e não podia viajar todos os dias para Aparecida. Foi assim: certo dia, um amigo comum nosso, o Padre Munhoz, me levou na casa dela para ver a possibilidade de eu morar aqui na cidade durante a semana, já que sexta eu ia para minha casa do distrito”.
Thiago volta a se emocionar e conta, “naquele dia ela nos recebeu e ainda nos serviu uma comida que não esqueço até hoje, frango com batata, que diga-se de passagem, ninguém faz como ela”, concluiu emocionado.

Thiago continua sua saga em busca de vencer nos estudos e na vida
Morando aqui ficou mais fácil, pois tive mais oportunidades de competir, embora estudando em escolas públicas para ingressar em uma faculdade também pública.

Faculdades Pública com Garra e determinação
Nosso entrevistado diz: “eu não podia errar, tinha que estudar muito, não tinha jeito, era vencer ou vencer”. Foi então que prestou vestibular, passou e foi cursar Tecnologia de Informática na Paula Souza, também em Taquaritinga, depois foi fazer pós graduação na UFSCAR em São Carlos, em seguida passou e cursou o mestrado na UNESP de Franca e hoje faz doutorado na Unesp de Araraquara.

As sextas-feiras e os momentos de alegria e tensão
“Quando chegava sexta-feira eu tinha a maior alegria de ir para casa depois de uma semana puxada de estudos, só que tinha um problema: eu pegava o ônibus da Itamarati e ficava lá no trevo esperando uma carona para o Distrito, era uma sensação de esperança com frustração. Ficava esperando, esperando, e na maioria das vezes, não passava ninguém e então começava minha caminhada por quilômetros. As vezes chorava e perguntava: meus Deus, porque não tenho um carro, porque é tão difícil? Aí me recolhia na minha fé pensando: tenho que seguir sem reclamar”.

Primeiro Emprego
Thiago, quando você começou a trabalhar? “Foi assim: primeiro fiz um estágio na Usina Nardine que é um sonho de todas as pessoas que moram em Aparecida trabalhar lá. Depois, como não tinha idade, não pude ser contratado. Ao atingir a maior idade, prestei um Processo Seletivo na Prefeitura para agente comunitário e passei. Depois surgiu um concurso para a área de Tecnologia ‘TI’, passei e estou até hoje lá. Então, o meu primeiro emprego foi na Prefeitura. Hoje também sou professor no Colégio Anglo/Visão”.

A Entrada Na Política
Como entrou na Política? Certa vez, fui em um retiro da Igreja Católica e o Padre Paulo Ricardo falava de Santo Agostinho. “Jovens, Santo Agostinho falava que tem as ‘Cidades de Deus’ que quem cuida são os religiosos, exemplo os padres, diáconos, freiras… mas também tem as ‘Cidades dos Homens’ que têm que ser cuidadas pelo os homens dos Poderes constituídos, o que também é importante. Achei aquilo uma espécie de alerta, um chamamento. Eu queria ser Padre, era um sonho; mas também queria ter família, por isso não fui para o Seminário. Foi então que fundamos a primeira Associação Comunitária do Distrito e eu fui o primeiro presidente, como era muito ligado à Igreja e o Padre Altair nos incentivava muito a estudar e vencer na vida, eu resolvi a me candidatar a vereador e fui eleito pela primeira vez em 2012. Em 2016 fui reeleito e agora no terceiro mandato. No entanto, teve um hiato neste período, pois a pedido de Silvia Meira, prefeita da época, assumi a Secretaria da Educação, onde realizamos muitas conquistas entre elas, zeramos o número de espera de crianças para vaga nas creches.

Mensagem
Para que os jovens estudem, foquem nos seus ideais com fé esperança. Lutem sempre, porém não deixem de serem gratos pelo que têm, pelo que Deus lhe deu até alcançar seus objetivos.

Registrando

BASE CAMPEÃ

Pode comemorar, torcedor montealtense. A base de futsal do MAC foi campeã da fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude

PARABÉNS D. ELINÁ

As famílias Camargo e Victório Rodrigues se reuniram no último fim de semana para celebrar o dom da vida da

BODAS DE OURO

O casal Mário Wagner Pavão dos Santos e Maria José Cestari dos Santos “Zeca” completou no sábado, 20, suas Bodas

TEEN KIDS

O último sábado, 20, foi de festa e comemoração para a equipe da Teen Kids. A loja, já renomada e

BODAS DE PRATA

A prefeita Maria Helena Rettondini e seu marido, o secretário de Governo, Carlos Rettondini, abriram um espaço na agenda para