Minha Terra e sua Gente

Facebook
WhatsApp

11h15 do dia 22 de julho de 2022, subo as escadas da Prefeitura de Monte Alto, no prédio que leva o nome de Paço Municipal Dr. José Jesus Victório Rodrigues, que por coincidência, fui eu, enquanto vereador, autor do projeto que denominou o local. O prédio está quase vazio, pois a maioria dos funcionários saiu ou estava saindo para almoçar. Vou caminhando com minha máquina fotográfica rumo ao meu destino: sala 33. Lá está, à minha espera, o entrevistado de hoje.

Ex-Guarda Municipal, Escritor, Poeta, Advogado e Gestor Público, hoje Diretor Administrativo da Prefeitura. Seu nome: João Pereira, filho de Olivier Falsoni e Izolina Pereira (Dona Nega) “in memoriam”, tem dois irmãos, José Luiz Falsoni e Dalva Falsoni, e uma filha, Karina Jéssica Pereira. Nasceu no dia 24 de setembro de 1968 em Monte Alto. É casado com Sirlei Aparecida Destefano há quinze anos.

OS PRIMEIROS PASSOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR ATÉ A FORMAÇÃO DE ADVOGADO
Pereira começou seus primeiros anos escolares na escola no SESI, na rua Bahia, e lá cursou o primário e o ginasial. “Lembro-me dos meus primeiros professores: Chico Oliveira, Vitória Hadadd, Nicinha Paduan, Maria de Lourdes, entre outras e também de alguns amigos como Professores Pardal, Dr. Adilson Miani (in memorian), Dra. Márcia Pelarim, Dra. Joceli Momesso, pessoas muito importantes em minha vida. Depois estudei no Zacharias de Lima, onde fiz o colegial e, ao terminar, prestei vestibular e fui fazer o curso Técnico de AGE na ETEC em Taquaritinga. Sabia que tinha que seguir meus objetivos na Educação, tinha ciência disso. Foi aí que continuei meus estudos, não parei, ingressando primeiramente na Fatec de Jaboticabal no Curso de Graduação Bioenergia Sulco-Alcooleira (2008), e em 2009, no Curso de Direito na faculdade São Luís e me formei Bacharel em 2013 e, após Advogado sendo aprovado no exame da Ordem de 2014. Cursei também Gestão Pública (2018/2020) na UNIVESP/FATEC, polo Monte Alto.

O TRABALHO E A HISTÓRIA NA GUARDA MUNICIPAL
Qual foi o seu primeiro trabalho? “Quando eu tinha dezessete anos, com a intercessão do Sr. Giancotti entrei na Borracha Cestari e lá permaneci por dois anos. Após, me preparei, fiz o concurso e entrei na Guarda Municipal no ano de 1988, precisamente no dia 15 de janeiro, onde permaneci até me aposentar em janeiro de 2017.
Em abril de 2019 fui convidado pelo então Prefeito João Paulo Rodrigues para ocupar o cargo de Secretário Municipal de Segurança Pública. Havia acabado de ser aprovado no concurso para ser Procurador Municipal em Taquaritinga.

A ESCOLHA POR AMOR
Você tinha passado no importante concurso para a Procuradoria Municipal da vizinha Taquaritinga com salário superior a secretário em Monte Alto, porque não assumiu?
“Essa é uma pergunta que muitos me fizeram na época, acontece que a Guarda Municipal precisava de muitas coisas, passava por um período difícil. Elaborei projetos, entre eles o novo estatuto da Guarda Cicil Municipal e o Estatuto da Guarda Patrimonial, foram muitos avanços na área de Segurança Pública, precisava modernizar a Guarda. Trabalhei em cima da lei e do tão sonhado Plano de Carreira, implantado na administração da Prefeita Maria Helena, hoje uma realidade. O nosso contingente era pequeno e os nossos problemas, tanto administrativos quanto de segurança eram muitos. Tive o apoio total dos meus irmãos Guardas Municipais tanto civis como patrimoniais. Optei pela Secretaria porque a Guarda Municipal precisava mais de mim naquele momento”.

O ESCRITOR
Como começou a sua carreira de escritor? “Foi assim, Alencar. No ano de 91, com o falecimento do humorista Zacarias, eu fiz uma poesia chamada “Adorável Trapalhão”, e o pessoal lá da Guarda achou interessante e eles mandaram para o Jornal Imparcial. Ai o proprietário, na época o saudoso Guto, me convidou para continuar escrevendo algumas poesias, daí então comecei a mandar e fui me tornando um colunista do jornal. Quando tinha material, resolvi fazer uma coletânea e lançar meu primeiro livro, com o título ‘Uma Pausa para o Amor’. Isso foi em junho de 1995.”
Quantos livros você já lançou? “Sete, e o oitavo será lançado em breve, com o título “Projeto Interação: Informação & Conhecimento”. Este livro terá também terá cunho social, como outros que lancei. Desta vez, para comprar panetones para as crianças carentes no natal deste ano”.

MARCA DE UM TRABALHO
Quando era Secretário da Segurança Pública Municipal de Monte Alto Pereira interagiu muito com a comunidade, por exemplo, na Semana da Segurança Pública (Lei nº 3.533/2019), criou duas cartilhas para distribuir para comunidade, criou também o Mascote Rodrigão, que simboliza um Guarda Municipal, cujo nome foi escolhido em homenagem ao Dr. José Rodrigues, ex-prefeito e criador da Guarda Municipal. Outro trabalho que envolveu muita a comunidade foi a “Multa do Bem” onde os guardas civis municipais, quando observavam um carro ou um ciclista cumprindo a lei, seja respeitando o farol fechado para a passagem de pedestres, dando preferência para as crianças, idosos ou gestantes, eles anotavam a placa e enviava um comunicado para o condutor daquele veiculo ou ciclista elogiando-os pelo ato nobre, e com os dados, estes cidadãos participava de um sorteio de brindes (arrecadados junto ao comércio local) na Semana da Segurança Pública. Também foi criado em 2018, o Guarda Civil Municipal Padrão do Ano, através do Decreto Legislativo de nº 017/2018 de autoria do Vereador Murilo Jácomo, sendo, um Guarda Civil da ativa e outro da reserva, escolhidos pelos demais companheiros para serem homenageados. A Semana da Segurança Pública em 2019 homenageou o Dr. Natalino Alves Lopes, que foi Delegado de Polícia por dez anos em Monte Alto, um grande incentivador da Guarda Municipal, e em 2020 homenageou a Dra. Regina Helena de Souza Marques, também Delegada no Município.

DESTAQUE NA SEGURANÇA DA CIDADE
Quando era Secretário de Segurança Pública, Pereira criou inúmeros projetos para Guarda Municipal inclusive ações conjuntas com as policias Civil e Militar (Operações Integradas). Teve o privilégio de ver Monte Alto, no ano de 2019, ser o quinto município mais seguro do Estado, e no ano de 2020, Monte Alto simplesmente foi a terceira cidade menos violenta, em 645 municípios paulistas.

MENSAGEM
“A mensagem que eu deixo para os jovens é que estudem sempre, a educação é a única maneira de abrir caminhos e realizações por mais difícil que seja na vida!”

Registrando

VISITA

Monte Alto recebeu uma visita especial no último fim de semana. 28 membros de uma colônia japonesa da cidade de

CHEIA DE CHARME

Hoje, 3, é dia de festa na casa da advogada Camila Cavarzere Durigan e do empresário Wanderson Boer. A filha

PREPARANDO

A 143ª Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus, conhecida como a “Festa onde os Amigos se encontram”, começa a

NA SUÍÇA

Pela 2E Ligue, da Suíça – considerada uma das vitrines para os principais times do país –, o F.C Bosna

NA AGRISHOW

Por mais um ano, a FBB, empresa que tem forte participação nos mercados de Fundição e Agrícola, está presente na