Minha Terra e sua Gente

Facebook
WhatsApp

Ele nasceu no dia 26 de abril de 1971, em Monte Alto. Seu nome é Rogério Marcos Maran, filho de Natal Antônio Maran e Maria Rosa Fortunato Maran (in memorian). Teve um irmão, Reginaldo Maran (também in memorian). Só para lembrar, Reginaldo foi um dos maiores artistas plásticos e desenhista criativo deste município, que infelizmente, partiu prematuramente. Rogério viveu uma verdadeira saga do destino, e em um curto espaço de tempo perdeu seus familiares mais próximos: a mãe, o pai e o único irmão. Foi um golpe duro da vida; além dos pais, seu único irmão tinha pouca diferença de idade dele, pouco mais de um ano, tanto que quando eram pequenos, as pessoas pensavam que eram gêmeos. Mas ele continuou focado no trabalho, mesmo com o coração sangrando e as lagrimas rolando por dentro, tocando a vida em frente, pois viver e cumprir o destino em quanto Deus quiser é necessário.

Os Estudos e a determinação de um homem
Fale da sua vida, quando começou estudar?
“Comecei a estudar no Parquinho Municipal, em frente a Santa Casa. Depois fiz o primário no Jeremias P. Eduardo e o ginásio no Zacarias de Lima. Fiz o curso de Farmácia na Faculdade UNIESP de Taquaritinga em 2014 e em 2016 fiz um curso extensivo na USP de Ribeirão Preto. Estudei inglês por seis anos no CCAA e fui professor da matéria na mesma escola durante quatro anos”.
Perguntado sobre lembrar o nome de alguns professores, disse que foram muitos e todos importantes em sua vida, e em nome da sua primeira Professora, Angelina Abrão, homenageia todos que muito contribuíram para a construção da sua vida acadêmica.

O Trabalho
Rogério Maran começou muito cedo a trabalhar, com apenas 12 anos trabalhou no Mercado Municipal e logo em seguida foi trabalhar com o Valdecir Pedro Sanches na “Farmácia Sanches”, onde trabalhou mais de trinta anos. Depois de formado farmacêutico passou a responder tecnicamente pela farmácia e em seguida fez um acordo com o patrão, já que Valdecir não tinha interesse em continuar à frente do estabelecimento.

Plantões de Farmácias nas Madrugadas
Uma das grandes e constantes cobranças da população é a falta de farmácias abertas nas madrugadas. Sobre o tema, Rogerio manifestou: “Olha Alencar, é complicado abrir uma farmácia na madrugada, isso requere a presença de um farmacêutico responsável além de pessoas no atendimento, e torna-se um custo inviável”. E continuou: “hoje a farmácia do Pronto Socorro municipal atende vários requisitos de urgência da população, além do mais, se for urgentíssimo o hospital atende. Sendo uma patologia normal, as farmácias abrem cedo, às 7 horas, e fecham às 23 horas, portanto, atende a necessidade da população. Obviamente, com o suporte do Pronto Socorro, no caso de SUS, e no Pronto Atendimento dos Hospitais da Santa Casa e Unimed, no caso de Planos de Saúde”.

Automedicação – Tema Preocupante
As pessoas têm mania de se automedicar e também doar para parentes e amigos sobra de remédios, o que você tem a dizer sobre isso como Farmacêutico?
“Eu, como farmacêutico, sou contra e o próprio conselho regional de saúde e Federal são totalmente contra a automedicação. Às vezes, em caso de algum sintoma, um amigo ou um parente fala: – olha, eu tomei este remédio, toma que isso é bom! Veja bem, não é assim, as vezes o remédio é bom para um, mas não é para o outro. Eu quero vender remédio, porém, me preocupo com a saúde das pessoas, prezo pela ética, esse é meu dever e obrigação.
Quanto aos medicamentos que as pessoas param de usar, é necessário devolver na farmácia onde comprou ou na farmácia municipal, para ele ter um destino correto. Nunca doar para parentes ou amigos, pois isso é prejudicial à saúde dos outros”.

Farmácia pode aferir pressão e outras patologias
“Nós farmacêuticos, sempre prestamos serviços como medição de pressão, temperatura, glicemia capilar, perfuração de orelhas. Isso é assistência farmacêutica. Só que na pandemia, a gente suspendeu e agora voltou ao normal, pois essa também é nossa função”.

Diferença entre remédio referência, genérico e similar
Rogério, vamos falar sobre remédio e preconceitos sobre sua qualidades e eficácia. Referência (original), Genérico e Similar, as pessoas acham que só o referência é 100% eficaz. Isso tem procedência? “Não, o referência (original) é uma fórmula desenvolvida pelo laboratório, sendo assim, ele é o dono da patente e autorizado pelo Ministério da Saúde, através da Anvisa (Agencia Vigilância de Saúde), por isso, só ele pode comercializá-lo durante um período de tempo. O genérico passa por um processo equivalente para obter registro na Anvisa, que é órgão responsável pela sua liberação para serem usados pela população Brasileira. Neste caso, ele tem um teste de bioequivalência e biodisponibilidade, ou seja, o Genérico tem que ter o mesmo princípio ativo e a mesma dosagem e eficácia da formula original, processo de alto custo financeiro. Já o similar tem as mesmas substâncias, não o mesmo teste”.

Mensagem
Quando comecei a trabalhar na farmácia, ainda adolescente, vi a necessidade de estudar para poder crescer. Foi aí então que foquei nos meus estudos, e como gostava do que fazia e do que faço, fui cursar a faculdade de Farmácia e assim me tornei um profissional que, além do conhecimento prático, adquiri o conhecimento técnico. E por isso, deixo aqui a seguinte mensagem para os jovens que querem vencer: estudem, estudem, estudem! Pois através do estudo você pode atingir muitos objetivos e o conhecimento ninguém pode tirar de você. Podem tirar qualquer coisa, carro, casa, etc. Mas a cultura e o conhecimento adquiridos, você carrega contigo até a morte.

Registrando

VISITA

Monte Alto recebeu uma visita especial no último fim de semana. 28 membros de uma colônia japonesa da cidade de

CHEIA DE CHARME

Hoje, 3, é dia de festa na casa da advogada Camila Cavarzere Durigan e do empresário Wanderson Boer. A filha

PREPARANDO

A 143ª Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus, conhecida como a “Festa onde os Amigos se encontram”, começa a

NA SUÍÇA

Pela 2E Ligue, da Suíça – considerada uma das vitrines para os principais times do país –, o F.C Bosna

NA AGRISHOW

Por mais um ano, a FBB, empresa que tem forte participação nos mercados de Fundição e Agrícola, está presente na