Minha Terra e sua Gente

Facebook
WhatsApp

Ela nasceu em um dia marcante: 15 de maio, justamente na data da fundação de Monte Alto, cidade onde ela nasceu. Falo de Nilce Francisca Aleixo, filha caçula de Joaquim Aleixo (in memoriam) e Idalina da Costa Aleixo, irmã de Neusa, Nelson e Niceia. Tem uma filha, Jeniffer Gonçalves Lopes. Um fato inusitado na data de seu nascimento foi que, por ser aniversário da cidade, sua mãe, que residia no sítio, veio para a cidade dar à luz na casa da família, que ficava ao lado da escola de comércio. A fanfarra da escola saia dali para o desfile e então, o Dr. José, prefeito da época e também médico que fez o parto, transferiu a saída da fanfarra para a escola Zacharias de Lima.

Nilce vive em união estável com Marcelo Lanfredi Lopes por mais de duas décadas. A entrevistada de hoje tem uma história de luta, honestidade e trabalho que se mistura com a de milhares de mulheres que tiveram que ser mãe solo e encarem a vida de frente. Lutar, lutar e lutar! Esse sempre foi seu lema, pois precisou ser forte até para sobrevier e criar sua filha, pois morava distante da família.

OS ESTUDOS
– Nilce, conta para mim como foi sua vida escolar?
‘’Olha Alencar, eu comecei a estudar na escola do sitio, pois morava no Bairro Rural Santo Antônio. Depois meus pais se mudaram para cidade, eu já tinha nove anos. Minha mãe começou vender leite e foi então que conheceu a Professora Marisa Buchi Cestari, que na época era Diretora da escola SESI. Falou com ela e conseguiu me matricular lá, onde cursei da 5ª à 8ª série. Depois fui estudar no Zacharias de Lima e conclui o ensino médio. Tive muitas amigas e amigos, porém, minha melhor amiga foi a Marcia Trindade (in Memoriam). Tive também muitas professoras: Celina Morgado, Maria José Penhalber, Helenice Vertuan, entre outras queridas e inesquecíveis. Para realizar o sonho do meu pai fui para são Paulo, onde entrei na Faculdade Intregada de Guarulhos (FIG) e lá cursei Psicologia.’’

OS TRABALHOS
Nilce tinha a necessidade de vencer, precisava trabalhar, uma mulher guerreira não pode parar. E foi na sua luta que, a convite de um amigo, assumiu seu primeiro trabalho na ABORE (Associação Brasileira de Oficias da Reserva do Exército). Depois foi convida para trabalhar na Multinacional Japonesa NIKKENN do Brasil, exercendo a função de Secretária de Diretoria por nove anos.

NOVOS TEMPOS, O REGRESSO
Antes de voltar para Monte Alto, Nilce se casou, mas infelizmente não deu certo. Nasceu sua filha Jeniffer e quando ela estava com cinco anos, voltou para seu torrão natal. Mãos ao trabalho, ao regresso à vida tinha que continuar, principalmente porque tinha uma filha para criar. Em 2001, aqui chegando, foi trabalhar na Prefeitura como Secretária do então prefeito Donizete Sartor. “Na Prefeitura aprendi muito, conheci muitos amigos e tomei ciência do que é Administração Pública e também a Política de uma cidade. Muitas pessoas falam mal da política mas se esquecem que é por ela que passam as grandes decisões que dirigem o destino de um povo, quer no âmbito Federal, Estadual e Municipal. Foram anos de experiência que me deram suporte para desenvolver o trabalho que hoje realizo na Câmara Municipal”.

O TRABALHO NA OAB EM PIRANGI
No ano de 2005 Nilce foi trabalhar na OAB em Pirangi e lá, foi outro aprendizado. “Foi sensacional, sempre aprendendo, com um pessoal competente e comprometido, super companheiro, que só me fizeram valorizar e aprimorar meus conhecimentos profissionais. Foi uma experiência nova, importante na minha vida profissional. Também, Alencar, de uma coisa tenho minha consciência tranquila, por onde passei só deixei amigos e sou grata a eles por tudo que me ensinaram”.

CÂMARA MUNICIPAL – UM TRABALHO DE AMOR, DEDICAÇÃO E COMPREENSÃO
Nilce Aleixo, entrevistada desta coluna nesta edição histórica, já que estamos a apenas dois dias do segundo turno das eleições Presidenciais e em alguns estados, governamentais, e diga-se de passagem umas das mais acirradas do nosso Brasil (Oh Pátria Amada, cheia de palhaçada!) e no próximo dia 2 de outubro saberemos quem será o novo Presidente do País. Nilce é concursada da Câmara Municipal de Monte Alto e lá já são anos de luta e aprendizagem. Perguntada como é trabalhar com várias Legislaturas, Nilce disse que nestes anos – mais de uma década – assessorou vários vereadores; foi uma satisfação muito grande. “Tive vários chefes que foram Presidentes da Câmara e me relacioneu sempre bem com todos. Sempre os assessorando com respeito e todo o empenho possível dentro do meu trabalho e das funções pertinentes à que ele me determina. Cada Edil é um amigo, porém sempre soube do meu lugar como funcionaria”.

REVISÃO DA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO
Uma das coisas que Nilce se orgulha é de ter participado da revisão da Lei Orgânica do Município. “Muitas vezes, a população não comparece nas sessões da Câmara, porém, o que eles não sabem é que muitas propostas e Leis são criadas pelo Legislativo, Leis estas, que muitas das vezes têm a ver com o dia a dia e interesses dos munícipes. Acho que é muito importante as pessoas participarem mais efetivamente das sessões. Uma fato marcante foi quando participei da revisão da Lei Orgânica do Município, e percebi mais ainda a importância que esta representa para todos nós, habitantes da cidade”.

MINHA FAMÍLIA MEU TUDO
“Hoje minha filha Jeniffer é formada pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR – em Análise de Gestão Ambiental e é Pós Graduada em Perito e Auditoria Ambiental. Tenho muito orgulho da mulher forte, destemida e determinada que minha filha se tornou. Tudo isso prova que Deus esteve sempre ao meu lado. Minha mãe e meus irmãos sempre estiveram ao meu lado me dando o apoio nas horas necessárias”.

MARCELO MEU COMPANHEIRO
Nilce fez questão de deixar registrado para esse jornalista e colunista que Marcelo Lanfredi Lopes, com quem vive há duas décadas, o seguinte: “Ele assumiu o lugar de pai da minha filha, trazendo a segurança de uma família que formamos juntos. Marcelo é meu tudo, não consigo ver a vida sem ter ele ao meu lado”.

Registrando

VISITA

Monte Alto recebeu uma visita especial no último fim de semana. 28 membros de uma colônia japonesa da cidade de

CHEIA DE CHARME

Hoje, 3, é dia de festa na casa da advogada Camila Cavarzere Durigan e do empresário Wanderson Boer. A filha

PREPARANDO

A 143ª Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus, conhecida como a “Festa onde os Amigos se encontram”, começa a

NA SUÍÇA

Pela 2E Ligue, da Suíça – considerada uma das vitrines para os principais times do país –, o F.C Bosna

NA AGRISHOW

Por mais um ano, a FBB, empresa que tem forte participação nos mercados de Fundição e Agrícola, está presente na